Imóveis: a bola da vez

Para morar ou investir, os lançamentos imobiliários e reformas aquecem a economia durante distanciamento social. Conheça o fenômeno da interiorização

| EPTV -

Com o distanciamento social, as pessoas voltaram seu olhar para a residência e novas exigências passaram a fazer parte do dia a dia, demandando mais espaço da casa ou do apartamento para todas as atividades da nova rotina da família. A casa ganhando mais atenção das pessoas, a taxa de juros Selic mais baixa da história, 2% ao ano, e o fato de o segmento de construção civil ter mantido suas operações e ser considerado serviço essencial contribuíram para que a economia do setor conseguisse readequar-se e registrar crescimento.  

"O sonho da casa própria" e a segurança do investimento imobiliário ganharam força e vem impulsionando o setor. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério da Economia, foi registrado no mês de julho 41.986 vagas de emprego geradas pela construção civil. O setor só foi superado pela indústria que abriu novos 53.590 postos de trabalho. Julho foi o primeiro mês desde o início da pandemia com saldo positivo. 

A revista digital BREAK conversou com empresários do segmento de construção civil que demonstraram confiança diante do cenário. Um exemplo é a construtora Patriani, que há anos investe na cidade de Campinas e conhece o potencial de mercado da metrópole e região. Após o sucesso do Splendor Patriani (Confira aqui o case de sucesso), a Construtora Patriani lança dia 19 de setembro o Mandarim Guanabara Patriani, conceito de studio, que são apartamentos de 41 metros quadrados. Bruno Patriani, CEO da Patriani, está com expectativas positivas para o lançamento e conta que os novos projetos levam em consideração o novo comportamento dos clientes. "Nesta semana readequamos um dos projetos e incluímos uma novidade, um espaço com cabide para que as pessoas possam retirar jaqueta, bolsa e sapato. Sempre tivemos o propósito de entender e atender as necessidades dos clientes. Já temos projetos de empreendimentos com parada para Uber, sala de delivery e também ponto para futuras entregas de drone. Estamos atentos a todas as mudanças para atualizar o produto e oferecer a melhor experiência de morar. A varanda e a localização privilegiada continuam sendo diferenciais", ressalta.

Bruno Patriani, CEO da Construtora Patriani: produto alinhado às necessidades e comportamento do cliente 
A Construtora Patriani também voltou a reforçar seu time com o aumento de 36% de contratações. A retomada das contratações na Patriani voltou a acontecer entre os meses de junho e agosto e já superou o número de colaboradores de antes da pandemia. Neste semestre, essa projeção segue em alta, com o lançamento de 7 prédios nas cidades do Grande ABC, Sorocaba, São Paulo, Campinas e Atibaia, projetando atingir meta de 45% de crescimento em relação a 2019 e faturamento de cerca de meio bilhão. "A cidade de Campinas é muito receptiva e sempre tem boa aceitação em relação aos produtos da Patriani e as vendas acontecem em tempo recorde. Temos lançamento neste mês de setembro, com o Mandarim Guanabara Patriani, e em 2021 está planejado outro empreendimento no modelo de studio. Além do produto ser alinhado às necessidades dos clientes, investimos com campanhas fortes e estamos destinando cerca de 1,2 milhão em mídia para a divulgação do Mandarim Guanabara Patriani", ressalta Bruno Patriani. 

A boa notícia é que no mês de junho, a cidade de Campinas foi classificada como Metrópole e tem atraído investimentos. É o primeiro arranjo populacional a ser considerado metrópole no país sem ser originado de capital estadual. É o que mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao divulgar a pesquisa Regiões de Influência das Cidades de 2018 (REGIC 2018). Em 2018, o IBGE atestou que esses arranjos populacionais detinham grande quantidade empresas e instituições públicas multilocalizadas além de possuírem expressiva atratividade para bens e serviços. 

O processo de interiorização já indicado por pesquisas, a respeito do potencial de consumo no interior do Estado de São Paulo, tornou-se ainda mais latente durante a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de evitar aglomerações dos grandes centros urbanos. De acordo com o levantamento da consultoria IPC Marketing e Editora, entre 2014 e 2019, a participação do interior de São Paulo aumentou significativamente, passando de 49,78% do consumo do Estado de São Paulo em 2014 (com movimento de R$ 500,1 bilhões) para 53,24% em 2019. 

Cidades do interior de São Paulo se despontam como as mais procuradas no período de pandemia. Em maio, a busca por acomodações em cidades brasileiras num raio de até 300 quilômetros de distância de grandes centros urbanos cresceu 150% em relação a igual período do ano passado, segundo a Airbnb, plataforma online de reserva de hospedagem em moradias. 

RIBEIRÃO PRETO 

O setor de construção civil em Ribeirão Preto (SP) também vem mantendo o ritmo de trabalho e atendimento aos clientes através de ferramentas digitais que permitem ao cliente conhecer os imóveis. Marcelo Chibeni, diretor Comercial da Hugo Engenharia, construtora de São José do Rio Preto (SP) e com atuação em Ribeirão Preto desde 2014, conta que somente neste ano a empresa realizou dois lançamentos na cidade com uma proposta comercial agressiva: o "Fiúsa One", no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e João Fiúsa e "Ares Residence", no Jardim Olhos d'Água, ambos em áreas nobres da cidade. 

Quem adquirir um apartamento do Ares Residence contará com a isenção do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) até o fim de 2020. Calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), esse índice mede a variação do custo dos insumos utilizados em construções habitacionais e é utilizado para reajustar as parcelas dos contratos de compras de imóveis durante a fase de construção.

Marcelo Chibeni, diretor Comercial da Hugo Engenharia: condições de pagamento especiais para atrair mais clientes
Outro incentivo é a flexibilização de pagamento durante a fase de obras, que está reduzido em 25%. Os 75% restantes poderão ser pagos por meio do Sistema Financeiro da Habitação ou com recursos próprios do comprador. "Neste cenário em que todo mundo foi impactado de alguma forma, inclusive, financeiramente, é importante acompanharmos esse fluxo mais reduzido e oferecermos condições de compra facilitada, até porque o poder de compra do consumidor foi beneficiado com a queda nos juros. Com essa medida atrativa da Hugo Engenharia, proporcionamos uma tabela excepcional não só para quem busca morar com conforto e qualidade, mas também para o investidor", diz Marcelo Chibeni, diretor Comercial da construtora. 

O diretor Comercial salienta que as obras serão entregues no prazo, pois os cuidados em relação a saúde e segurança foram redobrados no canteiro de obras e os colaboradores do escritório adotaram o home office. Com o cronograma de obras e lançamentos sendo realizados dentro do prazo, o diretor Comercial destaca que a campanha do Ares Residencial, edifício residencial de torre única com 162 apartamentos, foi lançada no mês de agosto na EPTV Ribeirão e mantém otimismo após a abertura dos estandes com visita agendada. "Esperamos que a campanha desperte nas pessoas o desejo de conhecer pessoalmente e aproveitar a oportunidade comercial. Estamos incentivando os clientes a terem confiança e investirem. As condições são atrativas", ressalta ele.  

Fenômeno da interiorização acelera construção civil em cidades. Confira entrevista com empresários de São Carlos (SP) e Lavras (MG). 

 

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