Os formatos e canais estratégicos do Marketing de Conteúdo

Conheça as ferramentas de apresentação de produtos e serviços que melhor conversam com o seu público

| EPTV -

O Marketing de Conteúdo é uma importante estratégia, a partir dela a marca constrói autoridade e reconhecimento.
O Marketing de Conteúdo é uma importante estratégia que vem sendo aplicada desde o século XIX por marcas que produzem informações de interesse relacionadas diretamente com o seu público-alvo. Segundo a Content Marketing Institute (CMI), o primeiro caso de estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedido é a da norte-americana John Deere, referência que começou a produzir conteúdo próprio há muito tempo, através da revista The Furrow com o objetivo de dialogar diretamente com o seu público. Pois, produzir conteúdo relevante gera reconhecimento para quem acompanha sua marca e, em consequência, provoca uma conexão com essas pessoas. 

Divulgação de conteúdo 

O primeiro passo para utilizar o Marketing de Conteúdo de maneira efetiva é compreender quais são os formatos e canais mais utilizados e, principalmente, qual é o mais adequado para a sua marca. Algumas perguntas devem ser respondidas, como: Qual é o seu público? Entender isso facilitará o consumo do conteúdo gerado pela sua empresa.  

Os meios de comunicação do Grupo EP têm como diferencial a credibilidade de sua mídia, o que impulsiona ainda mais os conteúdos exibidos na programação. O grupo une as soluções de comunicação dos veículos de TV aberta (4 emissoras EPTV afiliadas à Rede Globo), rádios (CBN e Jovem Pan), internet (Sites Globo e ACidade ON) e eventos (OA Eventos).

O Grupo EP apresenta formatos de divulgação de conteúdo que fazem sentido à realidade do seu negócio. São propostas que incluem criar relacionamento e cultivar uma boa impressão perante os potenciais clientes. 

Se você acha que o marketing de conteúdo pode ser usado apenas em blogs e redes sociais, você precisa conhecer novas possibilidades. 

Quais os canais estratégicos que melhor apresentam o seu conteúdo? 

Rádio 

Uma coisa que não se pode negar é que o rádio é um formato de mídia com agilidade, que chega rápido, ao vivo e em períodos do dia importantes para a audiência. Por isso, se engana quem pensa que rádio se resume apenas a merchandising em meio à programação, a produção de conteúdo é fundamental. Sendo o grande companheiro da população, os anúncios na rádio possuem uma competição pela atenção do público. O segredo está em produzir algo que desperte o interesse dos ouvintes.  


Um exemplo de parceiro comercial que já entendeu a importância desse veículo de comunicação é a Drogaven, rede de farmácias fundada em Araraquara (SP) há 30 anos, que reforça diariamente à sua estratégia de comunicação através de investimento na produção de conteúdo do quadro "Momento Saúde", transmitido na rádio CBN Araraquara. A marca Drogaven não nasce só da venda, mas busca prestação de serviços. A iniciativa de convidar especialistas para falar sobre temas relacionados à saúde reflete para a população como uma valorização em entender a necessidade do cliente e ajudá-lo, em vez de apenas oferecer produtos. 

Portais 

Com um grande público na internet, o informe publicitário é uma das soluções de comunicação que está cada vez mais presente no planejamento de mídia das marcas que desejam inovar. 

O Grupo EP conta com espaços nas páginas no G1 e ACidade ON para a produção de matérias publicitárias com conteúdo patrocinado das empresas. E é a partir da audiência nativa, a credibilidade que esses portais já têm, que a marca consegue melhorar o seu posicionamento.

Afinal, os benefícios desta solução de comunicação é a melhora do desempenho na busca orgânica do Google, pois os portais Globo possuem relevância na plataforma, ou seja, os algoritmos do Google entendem que os conteúdos publicados nos portais Globo possuem credibilidade e, consequentemente, são mais bem posicionados na busca orgânica. 

Um caso de sucesso de anúncio em portais do Grupo EP é o SENAI, que anunciou um de seus cursos nos portais G1 Campinas e ACidade On Campinas. Mesmo sendo uma marca tradicional no mercado, a adoção da estratégia de informe publicitário mostrou resultados significativos que aumentaram a visualização do site da escola técnica.  

SENAI investe em estratégia de comunicação no G1 e ACidade ON e preenche vagas de curso

TV 

Quando se pensa em Merchandising e produção de conteúdo, a TV vem imediatamente no pensamento de muitos, uma vez que o conteúdo em vídeo é uma das maneiras mais efetivas de educar o público. Por ser um formato prático, que não exige muito esforço para o aprendizado, é relevante em todas as etapas da estratégia da empresa. Sendo possível utilizá-lo para ensinar e ganhar visibilidade. 

O Churrasqueadas, canal de receitas no YouTube comandado pelo churrasqueiro mineiro José Almiro, ganhou um especial na EPTV, em toda a área de cobertura da emissora em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas Gerais. Ao adaptar o conteúdo e linguagem da internet para a EPTV, o resultado foi desde o aumento da audiência e conhecimento sobre o Churrasqueadas a parcerias estratégicas com marcas regionais e nacionais de segmentos relacionados a churrasco.  

canal sobre churrasco estreou na TV e parceiros comerciais obtiveram resultados com estratégia multiplataformacanal sobre churrasco estreou na TV e parceiros comerciais obtiveram resultados com estratégia multiplataformacanal sobre churrasco estreou na TV e parceiros comerciais obtiveram resultados com estratégia multiplataforma
Canal sobre churrasco estreou na TV e parceiros comerciais obtiveram resultados com estratégia multiplataforma 

Outro parceiro comercial que uniu sua marca à credibilidade da programação EPTV é a Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas (SP). Foi exibido no programa semanal, Terra da Gente, uma série especial de reportagens sobre o projeto Barco da Saúde, idealizado pelos alunos e professores dos cursos de Medicina e Odontologia da universidade. O conteúdo apresentado nas reportagens repercutiu a necessidade dos cuidados às pessoas que não tem acesso aos serviços de saúde e despertar nelas a esperança de um futuro melhor e mais saudável. Ao apresentar assuntos de interesse do público e informações relevantes, promove a expansão do conhecimento e oferece soluções para os problemas da população. Desse modo, a marca constrói autoridade e reconhecimento.   

Barco da Saúde São Leopoldo Mandic é pauta no programa Terra da Gente 

O Mais Caminhos, programa de entretenimento da EPTV, oferece formato comercial que une marcas e conteúdos alinhados entre as empresas, anunciantes e pautas do programa. 

A gerente de Marketing do Grupo EP, Patrícia Cordeiro, destaca que a principal vantagem do Merchandising é aliar a marca de produtos ou serviços a um programa de credibilidade, aproveitando também a empatia já construída entre os apresentadores e o telespectador. "O formato comercial do Merchandising é muito flexível e permite que a marca seja exibida de diversas formas, seja apenas com a presença dentro do programa, com conteúdo em um quadro específico de acordo com o produto que o anunciante quer divulgar e também a escolha do apresentador que vai mencionar o produto. O prestígio e popularidade do programa e apresentador são transmitidos às marcas que aparecem em um momento de descontração do telespectador que já gosta e se identifica com o Mais Caminhos. A EPTV está investindo para viabilizar diversos tipos de propostas comerciais". 

Projetos & Eventos 

O patrocínio em projetos e eventos é um componente essencial para aumentar o potencial de comercialização do seu negócio, pois é uma oportunidade de a marca estar presente nos melhores momentos de seu público. Na hora de lançar um produto, promover uma oferta limitada ou aumentar a exposição de sua marca, o patrocínio em projetos é uma oportunidade de atingir novos níveis de envolvimento do cliente, criando ações valiosas e associando o seu produto ou serviço a um propósito maior que será traduzido em vendas. 

O Grupo EP oferece diversas opções de projeto e eventos. Através da OA Eventos é possível realizar parcerias que vão expandir a sua marca, aumentar a exposição e disponibilizar informações atraentes.  


O patrocínio em projeto proporciona uma boa experiência com os consumidores, como é o case de sucesso empresa JFL Alarmes, que patrocina o tradicional e prestigiado projeto EPTV na Escola. Atendendo todos os mercados em que a emissora está presente, a empresa de alarme agrega valor ao construir a narrativa da marca alinhada à educação. O marketing de conteúdo da JFL Alarmes traz mais do que expansão da marca e, sim, um diferencial importante para a sociedade, apoiando e fortalecendo a educação do país.  

Estas são ferramentas poderosas que podem fazer toda a diferença para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Lembrando que essa é uma estratégia que proporciona espaço para todos, desde a pequena, média empresa e multinacionais. Por isso, se você tem um bom conteúdo, não hesite em mostrá-lo ao mundo. 

Marketing de Conteúdo: como criar experiência sob medida para o consumidor  

Se você gostou de conhecer as inúmeras possibilidades de Marketing de Conteúdo do Grupo EP, entre em contato com nosso time de consultores para elaborarmos a melhor estratégia para a sua marca!