Merchandising no Mais Caminhos é nova opção de comunicação dos anunciantes locais

Programa de entretenimento da EPTV oferece formato comercial que alia marcas e conteúdo

| BREAK -

Divulgação
Óticas Ipanema realiza merchandising no quadro "Tá na Moda", do Mais Caminhos, com dicas de modelos de óculos para o Verão 2018

Em outubro deste ano, o programa Mais Caminhos, exibido nas manhãs de sábado, às 8h, nas quatro praças da EPTV em Campinas, Ribeirão, Central e Sul de Minas, comemorou o terceiro ano de sucesso e estreou novos quadros ligados à saúde e entretenimento. Junto com as novidades estão as possibilidades de Merchandising, formato de ação comercial que promove marcas através de conteúdo alinhado entre empresas anunciantes e pautas do programa que é o primeiro da afiliada a integrar a categoria de "Entretenimento”. O Mais Caminhos lidera a faixa horária aos sábados de manhã, alcançando a audiência de dois dígitos, com cerca de 50% de share, feito raro para o horário.

A gerente de Marketing da EPTV, Patrícia Cordeiro, destaca que a principal vantagem do Merchandising é aliar a marca de produtos ou serviço a um programa, emissora e apresentadores de credibilidade, aproveitando a empatia entre os apresentadores e o telespectador. “O formato comercial do Merchandising é muito flexível e permite que a marca seja exibida de diversas formas, seja apenas com a presença dentro do programa, com conteúdo em um quadro específico de acordo com o produto que o anunciante quer divulgar e também a escolha do apresentador que vai mencionar o produto. O prestígio e popularidade do programa e apresentador são transmitidos às marcas que aparecem em um momento de descontração do telespectador que já gosta e se identifica com o Mais Caminhos. A EPTV está investindo para viabilizar diversos tipos de propostas comerciais”.

Patrícia explica que o roteiro é construído detalhadamente entre a agência do anunciante, os departamentos Comercial e de Marketing da EPTV, que estudam a melhor proposta para adequar o produto ao conteúdo editorial do programa de entretenimento, e a direção do Mais Caminhos, que desenvolve o roteiro de gravações. Todo o processo é antecipadamente aprovado por todos os envolvidos. “Cada cliente tem um objetivo com a ação e então desenvolvemos um trabalho para identificar as afinidades do produto do cliente com o conteúdo editorial do Mais Caminhos. O briefing é feito de forma muito detalhada e alertamos ao fato de que a empresa anunciante tenha produto e capacidade de atender a demanda que será criada com a divulgação nos quatro mercados da EPTV”.

Cases de Merchandising

Neste segundo semestre, foram veiculados os merchandisings das Óticas Ipanema e da Fazenda 3 Augustos. As Óticas Ipanema já investem em campanhas em outros programas da EPTV Campinas e realizou o merchandising pela primeira vez em outubro deste ano, com dicas para o quadro “Tá na Moda”, onde a apresentadora Cris Ikeda mostrou quais modelos de óculos serão tendências no Verão 2018. O gerente de Marketing da Óticas Ipanema, Guilherme Araújo Silva, destaca que a abrangência do programa Mais Caminhos exibido em todas as regiões de cobertura da EPTV despertou o interesse pela parceria. “Nossa intenção é expandir o nome da marca que possui 40 lojas e prospectar futuros franqueadores também nas regiões de Ribeirão Preto e São Carlos. Além do merchandising ser um formato muito bom, o alcance a todos os mercados de atuação da EPTV é um diferencial muito importante”, ressalta. O gerente comemora que na semana em que foi exibido o merchandising, o número de acessos ao site das Óticas Ipanema recém-inaugurado aumentou muito além do esperado em decorrência do conteúdo sobre moda e óculos apresentado no programa. “Foi uma campanha bem promissora, várias pessoas tiveram contato com a rede através de um conteúdo que foi muito bem produzido e tem sido usado em nossos canais de divulgação para atrair clientes e investidores”.

A diretora do programa Mais Caminhos, Fabiana Valle Teixeira, ressalta que as experiências têm sido muito positivas, com uma sinergia entre o conteúdo do programa e o produto ou serviço promovido pelos apresentadores que abordam os assuntos com leveza e alegria. “No merchandising do Mais Caminhos, nós mostramos que é possível abordar um conteúdo comercial levando informação de interesse e alegrando o dia dos telespectadores. Optamos por fazer essas ações de uma forma mais sutil e sempre integrada a um tema. Não estamos oferecendo só a propaganda, mas também um conteúdo informativo que é bastante discutido pela nossa equipe de Programação com o Marketing da EPTV e anunciante. As experiências recentes deram muito resultado e ficou interessante. É importante esse alinhamento de conteúdo ao interesse comercial”.

Divulgação
Pedro Leonardo e Cris Ikeda gravam programa especial sobre casamento na Fazenda Três Augustos, em Mogi Mirim

A ação mais recente comentada pela diretora é o último programa, com o tema casamento, exibido sábado, dia 16/12. A Fazenda 3 Augustos, localizada em Mogi Mirim (SP), cidade próxima a Campinas, foi palco das chamadas de todo o programa Mais Caminhos que abordou diversos temas ligados a casamento, como decoração, penteados e trajes para festas. Além de ser uma produtora agrícola, a Fazenda 3 Augustos é cenário para realização de festas de casamentos e eventos. A responsável pela Fazenda 3 Augustos, Elisandra Ferreira, conta que há dois anos foi construído um castelo inspirado nas construções europeias, um espaço para noivas realizar o tão sonhado dia do casamento.

O local, que conta com serviço de hotelaria para abrigar os hóspedes dos noivos, realização da cerimônia, spas e outros serviços de lazer, parece ter saído dos livros de contos de fadas, porém nem todo mundo sabia, até então, que em Mogi Mirim existe a Fazenda 3 Augustos. Segundo Elisandra Ferreira, o objetivo da parceria inédita com o programa Mais Caminhos foi divulgar a fazenda ao maior número de pessoas e poder mostrar na EPTV os detalhes do local, despertando o interesse do público. “Nunca tínhamos realizado uma ação de merchandising e gostamos muito da forma como foram produzidos todo o conteúdo e gravações aqui na Fazenda 3 Augustos. Nossa expectativa é bastante positiva com o aumento de procura de pessoas também de outras regiões de Campinas, pois já realizamos eventos para convidados que se deslocaram de várias cidades e a abrangência do programa Mais Caminhos é de uma dimensão muito importante para o público que buscamos atingir”.

Sobre o programa

O "Mais Caminhos" estreou na tela da EPTV em outubro de 2014 trazendo entretenimento, gastronomia, moda, turismo, música e bom humor. Desde então, os telespectadores conferem diversos quadros: “No meu Pique”, quadro em que a apresentadora Cris Ikeda explora as diferentes modalidades físicas e esportivas que existem hoje e que conquistam o público, em busca da beleza e boa forma. Para quem gosta de velocidade tem o "Minha Amada Cilindrada", com dicas de turismo e curiosidades passadas por motociclistas e apaixonados por motores. A culinária da região também tem vez no programa. No quadro "Segredos da Cozinha", o jornalista Fernando Kassab conta a história de receitas de família e revela os principais segredos por trás de pratos apreciados na cozinha de casa ou restaurantes. O programa ainda conta com os quadros "Meu Pet é o bicho", “A vez do humor”, “Por um dia”, “Trilhas da Aventura”, “Caminhos da Mente”, “Colecionando”, “Vida que inspira” e “Eu escolhi você”. A apresentação do programa fica por conta da dupla Pedro Leonardo e Cris Ikeda, que comandam a atração com muita informação e bom humor. Os repórteres Edlaine Garcia, Daniel Perondi e Rafael Ristow completam o time.

BREAK

 

 

 

 


 

  

  

    

Divulgação/EPTV

 

Divulgação/EPTV

 

 Divulgação/EPTV

 

Divulgação/EPTV