Barco da Saúde São Leopoldo Mandic é pauta no programa Terra da Gente

Série de reportagens especiais mostra projeto idealizado pela faculdade de Campinas que leva atendimento à saúde para regiões do Brasil

| EPTV -


José Luiz Junqueira e Fabiana Socci, da São Leopoldo Mandic
O programa semanal Terra da Gente, da EPTV, exibiu no sábado (21/09) a quarta e última reportagem da série especial sobre o projeto Barco da Saúde, idealizado por alunos e professores dos cursos de Medicina e Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas (SP). A expedição, formada por uma equipe de 47 pessoas, esteve em atividade entre os dias 27 de julho e 5 de agosto e teve como meta levar atendimento médico e odontológico, alimentos, materiais e medicamentos para as populações ribeirinhas de 19 comunidades das cidades de Aveiro e Belterra, na região de Santarém, no Pará. 

Esta foi a terceira vez que o Barco da Saúde São Leopoldo Mandic percorreu as águas brasileiras para levar cuidados às pessoas que não tem acesso aos serviço de saúde e despertar nelas a esperança de um futuro melhor e mais saudável. Para que as ações planejadas fossem realizadas com sucesso, como mostrou as reportagens do Terra da Gente, teve muito trabalho envolvido meses antes da viagem. Fabiana Succi, coordenadora adjunta do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic e coordenadora do projeto Barco da Saúde desde a primeira edição do projeto, explica que os alunos do acadêmicos de medicina, Jhennifer Moura Franca e José Anibale Junior idealizaram o projeto e ações para arrecadar medicamentos e viabilizar tudo que fosse necessário para o sucesso da viagem. "Os alunos são muito determinados. Eles organizaram jantares beneficentes e cozinharam para arrecadar recursos, promoveram rifas e se comunicaram com os responsáveis na cidade que iria receber o Barco da Saúde. Os alunos viabilizaram tudo, são muito engajados e sempre voltam da viagem melhores pessoas e profissionais. O projeto possibilita dias intensos de aulas de medicina na prática".

Pessoas que voltam a sorrir e mastigar após colocar próteses dentárias confeccionadas em um dia, crianças que têm suas dores de dentes aliviadas, idosos que recebem os óculos e passam a enxergar a vida com mais esperança. O programa Terra da Gente mostrou um Brasil que poucos conhecem, mas onde há muita vida como o caso da mulher que descobriu que estava grávida através do Barco da Saúde. São muitas as histórias que o projeto ajuda a escrever e a transformar quem é atendido e também quem atende. "Mudei a minha perspectiva a respeito do projeto. Na primeira vez que fui, eu pensei que iria para levar saúde para muita gente, mas eu percebi que o Barco da Saúde contribui para a formação da identidade profissional e humana dos alunos. Eles voltam com orgulho de ter feito a diferença e com uma noção de pertencimento. Eles aprendem muito, e em poucos dias, outras habilidades que são necessárias para a profissão como resiliência, trabalho em equipe, colaboração e humanização. São dias intensos para quem está no Barco da Saúde o tempo todo focado, trabalhando em um local que nunca esteve e com condições muito adversas. E é ao mesmo tempo gratificante".

Segundo a coordenadora, o Barco da Saúde promove competências que são referenciais para um bom profissional e que estão na grade curricular dos cursos da Faculdade São Leopoldo Mandic: comunicação, colaboração, inovação, liderança e gestão, profissionalismo e cuidado.

O fundador da São Leopoldo Mandic, o dentista José Luiz Junqueira, destaca que a divulgação do projeto Barco da Saúde no programa Terra da Gente mostra os bons exemplos que existem em um Brasil que poucos conhecem e é muitas vezes esquecido. "A EPTV foi fundamental para propagar o que tem sido feito pela comunidade e a produção foi extremamente sensível e bem produzida. A divulgação deste tipo de conteúdo e o trabalho da EPTV têm um papel social de mostrar que o Brasil tem jeito. É preciso dar exemplo e ser exemplo, pois estamos carentes de bons exemplos no Brasil. É preciso passar a mensagem de que é bom estudar, de que o ser humano é importante e deve ser o centro na Medicina e em todas as áreas da saúde", enaltece ele.

José Luiz Junqueira ressalta que o aluno de medicina deve sempre considerar o paciente como protagonista e o projeto Barco da Saúde tem este objetivo de reforçar a humanização no futuro médico. "O aluno de medicina percorre uma longa trajetória até a conclusão do curso. É uma trajetória desafiadora e muitas vezes ele se esquece que o paciente é o centro deste caminho. Certamente, os estudantes de medicina e odontologia que participam do projeto vão ser melhores profissionais e pessoas".

O projeto Barco da Saúde tem tomado grandes proporções e despertado também os alunos da Faculdade de Medicina do campus da São Leopoldo Mandic, em Araras, adianta o fundador da faculdade. "A ideia é levar o projeto para outras regiões do país. Em novembro deste ano teremos uma nova expedição com os alunos de Araras", prevê José Luiz Junqueira.

Números do barco da Saúde São Leopoldo Mandic  

A Odontologia deu suporte à 531 crianças para Educação em Saúde e 50% delas passaram em atendimento. Foram realizados 663 procedimentos preventivos da doença cárie, como ART e Aplicação de Selantes. Os adultos e jovens foram atendidos no consultório Odontológico do Abaré e, também, foram realizadas próteses totais (dentaduras) nos pacientes por meio de um projeto inovador "Prótese em um dia", totalizando 134 procedimentos em adultos. Dessa maneira, a saúde bucal atingiu 353 pessoas, com 797 procedimentos.

Já as áreas de Pediatria, Oftalmologia, Dermatologia, Clínica Médica e Ginecologia atenderam 1672 pessoas. Foram realizados 100 procedimentos, sendo que 50 foram cirurgias de Dermatologia e 50 cirurgias de Oftalmologia. A população local recebeu a doação de 531 kits de higiene bucal, 32 kits de maternidade, 578 pares de óculos, 850 kits de material escolar e 900 brinquedos.

As reportagens especiais do Terra da Gente foram produzidas por Josias Francisco, com imagens de José Ferreira Filho, reportagem de Paulo Augusto e edição de Lizzy Martins e Eduardo Paranhos.