11 tendências que vão fazer parte dos negócios em 2022

Descubra quais serão as novas tecnologias, conceitos e profissões que serão ainda muito faladas no próximo ano

| EPTV -

Após um 2020 cheio de obstáculos e transformações muito rápidas por conta da pandemia causada pelo vírus Covid-19, o ano de 2021 foi de reconstrução e readaptação em todos os setores do mercado. Neste ano, vimos como o ambiente online tornou-se importante para a retomada da economia, trazendo novas estratégias e perspectivas para o comércio. Agora, o que esperar de 2022? Quais serão as tendências de mercado aguardadas para o próximo ano e que podem ser utilizadas de alguma forma em seu negócio? 

Os últimos anos passaram por diferentes mudanças. A tecnologia começou a fazer parte do cotidiano de todo mundo, promovendo grandes investimentos neste setor. De acordo com a Gartner, consultoria especializada em Tecnologia da Informação, os gastos globais neste mercado devem somar US$ 4,2 trilhões em 2021, crescimento de 8,6% em relação a 2020. 

Com isso, o ano de 2022 já promete levar ao mundo novas tecnologias, conceitos e até profissões voltadas para as tendências que estão surgindo. Portanto, confira agora quais serão as 12 tendências que devem fazer parte do mercado de negócios do próximo ano. 

G-Commerce 

Um dos mercados que mais cresceu durante a pandemia foi o de jogos digitais. Segundo dados da Visa Consulting & Analytics, as transações de cartões Visa realizadas nas principais plataformas e consoles de jogos em 2020 cresceram 140% em volume em relação à 2019. Portanto, se você ainda não ouviu falar sobre o G-Commerce ou Gaming Commerce ou até Gaming e-commerce, te explicaremos agora. 

Uma das tendências para 2022 será o G-Commerce, ou seja, um e-commerce que é realizado dentro dos jogos digitais. É a transição do varejo para os games. Essa nova área de comércio dará a possibilidade de marcas conseguirem se promover dentro do universo virtual, conseguindo converter sua exposição em vendas de produtos. Em 2020, por exemplo, uma cervejaria inaugurou um bar temático virtual dentro do servidor brasileiro de um jogo, com o objetivo de promover o lançamento da versão long neck de sua cerveja. 

Sociedade 5.0 

Após o cenário da Covid-19, a transformação digital tornou-se foco e impulsionadora para o aumento da qualidade de vida em todos os setores. Esta mudança é uma das características da Sociedade 5.0, que surgiu de uma proposta do 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia do Japão, onde o país trouxe como meta fazer uso de tecnologias não somente para o desenvolvimento econômico, mas para gerar bem-estar e soluções ao redor do mundo. 

Apesar da espera pela Indústria 5.0, evolução natural da Indústria 4.0, a tendência para 2022 é que se escute falar mais sobre a Sociedade 5.0. Enquanto a Indústria 5.0 está voltada para a reconciliação entre o homem e a máquina, a Sociedade 5.0 tem como objetivo trazer o potencial das novas tecnologias, inovações e produção industrial para resolver problemas sociais e não somente de negócios. 

Metaverso 

Uma das maiores mudanças tecnológicas que a pandemia trouxe em 2021 e que ainda será muito falada nos próximos anos é o Metaverso. Este termo se refere a um universo digital imersivo onde cada usuário poderá criar seu avatar para interagir com outros usuários, tudo a partir de avançadas tecnologias como a realidade virtual, realidade aumentada e criptomoedas. No Metaverso, as moedas digitais que estão em atividade são as NFTs (non-fungible tokens), uma forma de representar itens exclusivos e únicos do mundo inteiro em um valor financeiro dentro do meio digital. 

O Metaverso já está trazendo oportunidades para marcas se exporem neste meio digital. Nomes como Gucci, Vans, Louis Vuitton e Balenciaga são apenas algumas das grandes empresas que já investiram em produtos dentro do Metaverso. Em 2022 marcas devem conhecer e procurar trabalhar com o novo universo digital, pois oferece uma interação única com um possível consumidor, experiências criativas para a divulgação de produtos e o lançamento de campanhas em eventos que são promovidos no meio digital. 

Marketing Experiencial 

Em 2021, novos conceitos e tecnologias apareceram, como por exemplo o já citado Metaverso. Dessa forma, experiências podem tornar-se mais imersivas, fazendo com que marcas explorem novas maneiras de se divulgarem nesses meios. Para isso, uma das profissões que deve ser tendência em 2022 é a de Marketing Experiencial. 

Com o objetivo de trazer mais engajamento do consumidor por meio de experiências com a marca, o Marketing Experiencial oferece ao possível cliente a melhor vivência com a marca na tentativa de gerar um sentimento positivo em relação ao produto. Utilizar profissionais dessa área podem fornecer à empresa ótimos resultados, mas principalmente construir um diálogo mais natural e fluido com seu lead. 

ESG 

A cada ano que se passa, o mundo está mais atento às questões sustentáveis, como por exemplo o aquecimento global. Por isso, o ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, em português) deve ser tratado como uma das tendências mais procuradas no mundo dos negócios em 2022. A sigla é utilizada por empresas e instituições para medirem o quanto suas práticas são ambientais, sociais e de governança, três fatores que podem gerar investimentos sustentáveis. 

De acordo com o estudo deste ano da consultoria McKinsey, o valor global destinado a ESG teve aumento de 68% entre 2014 e 2021, alcançando atualmente US$30 trilhões. Portanto, investir em ESG pode melhorar a imagem da marca, o engajamento dos colaboradores e ajudar na realização de negócios sustentáveis, além de moldar um futuro melhor.  

Cyber Security 

Com a evolução da tecnologia e o aparecimento de novas ferramentas, o ambiente online pode trazer insegurança aos dados dos usuários. De acordo com um relatório da RiskBased Security, durante os primeiros 9 meses de 2019, foram revelados 7,9 bilhões de registros divulgados por violações de dados, número que representa mais que o dobro dos registros expostos em 2018. Portanto, uma das profissões que deve ser tendência em 2022 é a Cyber Security. 

Os profissionais de Cyber Security são quem protegem computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra qualquer tipo de ameaça maliciosa. Essa profissão pode ser dividida em algumas categorias como: segurança de rede, segurança de aplicativos, segurança de informações, segurança operacional, recuperação de desastres e continuidade dos negócios e educação do usuário final. 

T-commerce 

Uma das tendências que já começou a ser adotada pela Globo em 2020 e que deve continuar em 2022 é o T-commerce. É fato que a televisão, mídia de massa, sempre teve um enorme poder de influência sobre o seu público. E agora há a inovação de poder comprar direto dos televisores. 

A partir de televisões interativas, o telespectador pode efetuar uma compra direta do aparelho. Esta forma de comércio se dá no momento em que os possíveis clientes clicam em um ícone durante um comercial ou em um banner enquanto assistem a um programa, o que resultará no envio de dados do produto para o e-mail do espectador. 

Quem substituirá os cookies? 

Os cookies, pequenos arquivos criados por sites visitados e que são salvos no computador do usuário, tiveram o seu fim adiado pelo Google para 2023. Entretanto, é provável que em 2022 já comece a aparecer tendências de ferramentas que substituem os cookies e atuem sem qualquer tipo de invasão de privacidade dos dados do usuário. 

Portanto, durante o desenvolvimento de diferentes ferramentas para o mercado de 2022, surgiram o Projeto Moonshot e o FLoC. A primeira tecnologia, feita pela Kantar IBOPE Media, propõe metodologias sem cookies e compatíveis com as normas de privacidade para implantar medições e rastreamento. Já o FLoC (Federated Learning of Cohorts ) é a ferramenta mais parecida com os cookies e que foi aceita pelo Google, que permite a segmentação de publicidade por interesse e hábitos do usuário, mas respeitando a privacidade de seus dados. 

Experiência por voz 

Não é de hoje que a forma como as pessoas andam se comunicando está em constante evolução. Ultimamente, um dos recursos que mais vem sendo utilizados no comércio é a voz. Segundo um estudo de 2021 da Juniper Research, as transações do comércio por voz aumentarão US$ 4,6 bilhões até o final do ano, podendo alcançar US$ 19,4 bilhões até 2023. 

Dessa forma, a experiência por voz é a análise de dados dos consumidores feitas por ligações de clientes para o SAC, aberturas de chamados em sites e relatórios de vendas, formulários de pesquisa, entrevistas e feedbacks de usuários para coletar informações. Com a integração dessa ferramenta em seu negócio, será possível o recurso de voz para a jornada do usuário.  

Medição da audiência dos streamings 

O SVOD (Subscription Video on Demand) é um tipo de serviço de vídeo em que o consumidor deve pagar um valor mensal fixo para utilizar de forma ilimitada a programação da marca, seja na televisão, computador pessoal ou dispositivos móveis, através da internet, em streaming. De acordo com o estudo da "Previsões Globais de AVOD em Pesquisa e Mercados para 2021", os gastos com SVOD para filmes e séries apontam para um crescimento de três dígitos nos próximos cinco anos, atingindo 66 bilhões de dólares em 138 países. 

A tendência para o próximo ano é que apareçam ferramentas as quais possam medir a audiência de streamings, assim anunciantes e agências que assinam o serviço terão mais informações sobre as plataformas SVOD. O que acontecerá é que o mercado ficará mais competitivo e essas ferramentas ajudarão a influenciar decisões estratégicas de audiência e conteúdo, possibilitando que os streamings possam conhecer mais seus assinantes. 

AVOD (Video Advertising on Demand) 

Apesar do grande aumento do SVOD, outros modelos de monetização de vídeo devem ser tendências em 2022. A AVOD ( Advertising-Based Video on Demand) são plataformas de vídeo com recursos de publicidades, onde os anunciantes investem em anúncios que são reproduzidos enquanto o usuário visualiza o conteúdo, conseguindo um alcance maior e focado em grupos de pessoas. Essa plataforma permite a entrega de conteúdo ao usuário que tem livre acesso aos vídeos. 

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