Quais serão as tendências dos Supermercados nos próximos anos?

Conhecer e adotar as novas tendências do setor pode colocar sua marca à frente dos concorrentes

| EPTV -

Com o avanço da vacinação, comércios e estabelecimentos estão voltando ao atendimento presencial. Entretanto, diversas áreas estão sentindo as diferentes mudanças que a pandemia trouxe, como por exemplo o varejo. Neste dia 12 de novembro é comemorado o Dia do Supermercado, setor que ainda está adaptando e adotando novas tendências que serão utilizadas para o aumento das vendas nos próximos anos. 

Durante o período de isolamento social, tornou-se comum as vendas ocorrerem de maneira online, evitando que o consumidor fosse até as lojas físicas e elevando o crescimento do e-commerce. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2021, as vendas online correspondem a 11,6% do setor varejista no país. O número é um reflexo de um dos pontos mais recorrentes em varejos, que viram no comércio eletrônico uma saída para os obstáculos enfrentados durante a pandemia. 

Apesar das mudanças trazidas pela pandemia, o setor de Supermercados já está apresentando um crescimento em números de vendas este ano. Segundo o Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a categoria acumula alta real nas vendas de 5,32% (deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA) no acumulado de janeiro a maio deste ano, comparado a igual período de 2020. Somente no mês de maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,88%.

Esse aumento das vendas pode impactar os negócios, independentemente de seu tamanho. A consultoria Nielsen divulgou uma pesquisa referente ao primeiro trimestre de 2021, indicando um maior destaque do setor de supermercados de bairro ou vizinhança do que grandes redes varejistas. No primeiro trimestre de 2021, os mercados que não pertencem a grandes redes varejistas cresceram 21,2% em valor e 9,4% em volume na comparação com o mesmo período de 2020. 

Atacarejos
Provavelmente você já comprou em varejo ou atacado, agora imagine um comércio que vende de duas formas, esse é o Atacarejo. O termo formado a partir de um neologismo entre as palavras atacado e varejo está entre os setores que mais crescem no Brasil. No ano passado, de acordo com a análise da NielsenIQ, por encomenda da Abaas (Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço), o segmento teve aumento de 26,7%, enquanto supermercados e hipermercados não chegaram aos 13%. 

Com grande variedade de produtos e preços mais baixos que supermercados e hipermercados, os Atacarejos conquistam cada vez mais os brasileiros e segue como uma das tendências para os próximos anos. Em 2020, segundo a consultoria Nielsen, mais de 60% dos lares brasileiros realizaram pelo menos uma compra por ano neste novo formato de varejo alimentar. Outros dados, dessa vez levantados pela plataforma Scanntech, revelaram que os Supermercados têm aumento de preços superior aos Atacarejos, como por exemplo o preço do arroz com 9,1 pontos porcentuais maior nos Supermercados frente aos Atacarejos. 

Olho Dia do Supermercado

Como se preparar para os Supermercados do Futuro
A pandemia levou o setor de Supermercados a pensar em como inovar em sua área, quais serão as tendências e como explorar. Neste tempo, novos perfis de consumidores surgiram, tornando necessárias estratégias inovadoras para aumentar o alcance ao público-alvo e as vendas. Confira: 

O "Figital" em seu negócio
Com os problemas passados nos últimos anos, todo Supermercado precisa se adaptar à realidade e novos obstáculos que podem surgir no futuro. Dessa forma, o "Figital" ( neologismo, criado a partir das palavras "físico" e "digital" ) é uma nova forma onde a venda pode ocorrer de maneira híbrida, seja pela loja física ou pelo e-commerce. Assim, o consumidor tem a possibilidade de escolher se prefere utilizar o comércio eletrônico para buscar algum produto e retirar na loja física, ou o caminho contrário. 

Integrar o "Figital" em seu negócio garantirá uma melhor experiência do consumidor, maior alcance do público e atendimento personalizado. Além de possibilitar diferentes formas de explorar o marketing de vendas da empresa. 

Shopper Marketing
A palavra "shopper" está cada vez mais sendo utilizada, entretanto não se pode confundir "shopper" com consumidores. O perfil de quem vai ao mercado e decide o que comprar, quanto, como e tem contato direto com o vendedor são os "shoppers". Já os consumidores são aqueles que escolhem o produto pela qualidade ou durabilidade e, não necessariamente, precisam ir ao supermercado efetivar a compra. 

Ou seja, os "shoppers" valorizam bastante a forma do atendimento, preços e distribuição de produtos para decidir o que devem comprar. Portanto, são nesses momentos que deve usar o "shopper marketing" em seu negócio. Antes de começar a procurar dicas de "shopper marketing", é preciso conhecer qual é seu público e depois começar a traçar estratégias. A partir desse conhecimento, ficará mais fácil expor os produtos e produzir ações efetivas de PDV, entender o comportamento do consumidor e oferecer um bom atendimento. 

Jornada Omnichannel
Dentre tantas ferramentas e formas do consumidor se atualizar de preços e promoções, os Supermercados devem buscar maneiras de ainda conseguir atrair este público. A Jornada Omnichannel é a conexão de todos os canais físicos e digitais de sua empresa, que acompanham a jornada do consumidor durante seu dia. 

O propósito desta estratégia é conseguir atingir de forma mais efetiva o seu público-alvo, produzindo uma melhor experiência e satisfazê-los. Aplicar a Jornada Omnichannel em seu Supermercado trará um aumento das vendas e melhorar os serviços oferecidos, processo de fidelização do cliente e a imagem da sua marca. 

Marketing de Influência
Não é de hoje que "influencers" fazem publicidades de determinados produtos para seus seguidores. Apesar de parecer algo comum, é uma estratégia que ainda deve ser utilizada. De acordo com um estudo feito pela Nielsen, 92% dos consumidores têm mais confiança em recomendações de outras pessoas que nas indicações feitas pelas próprias marcas. 

Portanto, caso aposte nessa estratégia é importante definir um perfil de influenciador compatível com a sua marca e que tenha conexão com os seus produtos. Depois estude a sua audiência e quais são as melhores formas de promover as campanhas. Como resultado, sua marca terá maior presença digital e alcance no número de pessoas. 

Produtos do Supermercado do futuro
A cada ano que se passa, aumenta a quantidade de pessoas que começam a consumir produtos à base de plantas, conhecido como "Plant-Based". Segundo o estudo "O consumo de carnes e alternativas vegetais no Brasil", feito pelo The Good Food Institute (GFI) junto ao Ibope, foram ouvidas 2 mil pessoas das cinco regiões do país entre os dias 11 e 20 de maio de 2020, tendo como resultado cerca de metade das pessoas, 49%, que já reduziram o consumo de carne nos últimos 12 meses e 39% já consomem alternativas vegetais pelo menos três vezes por semana. 

Outro fator que já é visto em Supermercados, mas também deve crescer nos próximos anos, são as sacolas ecológicas. Para o futuro, será essencial os varejos comercializarem sacolas retornáveis, que fazem parte do conceito do consumidor consciente. Portanto, implantar ações e produtos ecológicos e saudáveis em seu negócio será uma das tendências para os Supermercados do futuro. 

Quer conhecer mais tendências para o futuro dos Supermercados? Então confira abaixo alguns cases de sucesso, onde estratégias elaboradas junto ao Grupo EP trouxeram grandes resultados às campanhas de marcas.

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