Dia Mundial da TV: o que dizem sobre ela ao redor do planeta!

Confira o porquê de a televisão ainda ser o formato de mídia que mais recebe investimentos publicitários

| EPTV -

Todo domingo, sempre tem um programa especial passando na TV! No próximo domingo, a programação é toda dela: dia 21 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Televisão, um dos meios de comunicação audiovisual mais celebrados em todo o mundo e também mais utilizados por marcas para expandir os seus negócios. A TV chegou ao Brasil em setembro de 1950 e, desde então, vem se transformando e se multiplicando nas diferentes telas que estão na sala de estar, na palma da mão, nos elevadores e onde o público quiser. Ela chegou ao Brasil e se tornou queridinha, mas como neste domingo todo mundo vai comemorar a TV, o BREAK foi pesquisar como ela, a TV, é pauta ao redor do planeta e lidera o ranking de investimentos do bolo publicitário. 

Fora do Brasil, a pandemia também trouxe uma participação maior de anúncios na televisão. A consultoria Nielsen informou que foram um total de 619 anunciantes no Reino Unido que aumentaram seus investimentos publicitários em televisão em 2020 comparado com 2019. Destes, 142 anunciantes aumentaram seus investimentos com televisão em mais de US$ 1,35 milhão ano a ano (mais de 7 milhões de reais por ano). Neste ano de 2021 não foi diferente, já que dos 142 anunciantes, 89% dentre eles aumentaram os investimentos com televisão novamente em 2021 em relação aos níveis de 2019, com 68% aumentando o investimento de publicidade em televisão em mais de 50%. 

Os dados excluem anunciantes novos na TV em 2020; é baseado apenas em anunciantes de TV existentes que aumentaram seus investimentos. No total, os anunciantes que aumentaram seu investimento em TV investiram mais US$ 796 milhões em TV em 2020, além do que gastaram em 2019. 

As empresas notáveis que aumentaram seus gastos com publicidade na TV em 2020 incluem:
- Unilever : aumentou a TV em 131% (+ US$ 89 milhões) para US$ 156 milhões
- eBay : aumentou a TV em 117% (+ US$ 16 milhões) para US$ 30 milhões
- EE : aumentou a TV em 67% (+ US$ 12 milhões) para US$ 31 milhões
- Samsung : aumentou a TV em 41% (+ US$ 12 milhões) para US$ 40 milhões
- Tesco : aumentou a TV em 23% (+ US$ 8 milhões) para US$ 46 milhões 

Por que as marcas nativas digitais anunciam na TV?
Mesmo com o espaço oferecido na internet, empresas que surgiram com operações completamente digitais e que vendem para clientes do mesmo ambiente, estão migrando seus anúncios para a televisão. De acordo com uma pesquisa no Reino Unido feita pela consultoria Nielsen de janeiro a julho de 2021, as empresas nascidas online investiram US$ 756 milhões em publicidade na TV britânica. Ainda segundo a pesquisa, os investimentos com publicidade na TV por empresas on-line tiveram um aumento de 37% desde 2019. 

No Brasil, por exemplo, a marca nativa digital Nubank estreou sua presença em anúncios na televisão. A Nubank, startup brasileira voltada para o segmento de serviços financeiros e que atua totalmente de maneira digital, escolheu a TV aberta para estrear sua primeira campanha em horário nobre, durante o intervalo comercial do Jornal Nacional. Além de Nubank, é comum acompanhar outras marcas com campanhas na TV: iFood, TikTok, Netflix, Amazon, Uber, Mercado Livre e Facebook.
Essas e outras marcas nativas digitais que estão começando a anunciar campanhas publicitárias na televisão observam seu poder e crescimento de jovens que acompanham cada vez mais este formato de mídia. Desmitificando que jovens estão diminuindo o consumo de TV, uma pesquisa realizada em 2020 pela Kantar IBOPE Media sobre a audiência da programação da Rede Globo, registrou um aumento de 25% de telespectadores crianças e adolescentes, com alta de 15% no tempo que consomem a programação da emissora. 

Com o avanço da tecnologia e a integração de internet em aparelhos televisores, surgiram as televisões conectadas. Também conhecidas como smart TVs, essas televisões que permitem acesso a internet estão atraindo mais anunciantes para divulgar publicidades. A eMarketer indicou que houve um aumento de 40% no investimento publicitário em relação a 2018. A pesquisa ainda prevê que esse investimento chegue a US$ 10 bilhões até 2021 e US$ 18,29 bilhões em 2024. No ambiente conectado da TV, o usuário não pode pular anúncios, o que aumenta a taxa de viewability, métrica que indica quando um anúncio foi realmente visto por um usuário. 

Shopvertising
Em 2021, para anunciar na televisão é importante conhecer quais são as estratégias mais efetivas que estão sendo utilizadas por anunciantes. De acordo com o estudo "Inside TV" realizado pela Kantar IBOPE Media, enquanto assistem televisão, são 29% dos entrevistados que revelaram pesquisar na internet informações sobre os produtos anunciados durante a programação. Esta categoria é conhecida como shopvertising. 

O termo está associado à ação de criar anúncios compráveis, permitindo que seja feita uma possível compra de forma imediata por parte do consumidor. Com os avanços tecnológicos e a interatividade entre a audiência e a televisão, torna-se possível que o televisor converta em comprar o produto que for anunciado. Dessa forma, ao adotar o shopvertising em seu negócio, trará maior praticidade aos clientes, acompanhamento de resultados das campanhas televisivas e monitoramento da jornada do cliente. 

T-commerce
Durante a pandemia, o e-commerce foi um dos termos mais utilizados em qualquer setor de venda. Entretanto, essa ideia de realizar a compra sem estar em loja física, também migrou para o formato televisivo, conhecido como t-commerce, (abreviatura de "Television Commerce" ou Comércio Televisivo em português). Com a chegada das smart TVs que propõem mais interatividade entre o telespectador e o conteúdo, torna-se possível durante qualquer programação selecionar uma opção para ver mais informações sobre algum item, suas especificações, valores e formas de pagamento, e fazer a compra pela própria televisão. Esta forma de comércio eletrônico pode agilizar as vendas e trazer uma maneira inovadora de merchandising. 

Importância da publicidade na TV para o funil de vendas
A audiência da televisão no Brasil foi uma das maiores dos últimos anos. De acordo com o estudo "Inside Video" feito pela Kantar IBOPE Media, em 2020 foram registradas 38 das 50 maiores audiências dos últimos cinco anos. Dessa forma, anunciar na TV gera uma visibilidade diversificada e ampla à marca. Entretanto, para poder segmentar a audiência é necessário investir em campanhas diretas e em horários específicos da programação, o que alcançará de forma imediata o público-alvo, e conversão das vendas. 

 

Outra forma de anunciar sua marca na televisão e desenvolver o funil de vendas é com o uso dos QR Codes. Estes códigos estão sendo vistos cada vez mais em publicidades, pois ajudam a conectar a empresa com o meio virtual durante o momento de decisão de compra do consumidor, podendo converter mais leads e vendas para os negócios.

Anunciar na televisão já é uma forma de conseguir o alcance de diversas pessoas e durante a pandemia o número de telespectadores aumentou no Brasil. De acordo com o estudo "Inside Video" realizado pela Kantar Ibope Media, em 2020 foram mais de 204 milhões de brasileiros que assistiram televisão, ficando com o aparelho ligado por 7h09 diariamente, tempo 37 minutos maior do que em 2019 - o tempo mais alto dos últimos cinco anos. Se os números de audiência cresceram, os de publicidade também. O Cenp-Meios, monitoramento dos investimentos em mídia realizado com base na informação prestada pelas agências de publicidade do País ao Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), apontou um crescimento de 29% em compra de mídia no primeiro semestre, sendo a televisão aberta o principal meio de investimento de publicidade no Brasil com 52,9%. 

Quer conhecer mais sobre a importância e resultados que anúncios em TV podem oferecer à sua marca? Então confira as mais de 50 dicas que separamos para você se inspirar em histórias e cases de sucesso reais!
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O novo momento da Televisão
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