Com DNA verde, BluestOne investe no Terra da Gente para dar luz à educação ambiental

Credibilidade jornalística da EPTV foi critério decisivo para a marca

| EPTV -

 

Você se preocupa se uma empresa está cometendo greenwashing ou se está de fato agindo conforme prega? Foi com essa ideia em mente que a BluestOne decidiu investir em ação no conteúdo do Terra da Gente. A fim de despertar na sociedade a consciência ambiental, a empresa de recuperação e gestão de subprodutos e resíduos sólidos investiu em ações no programa para divulgar informações sobre espécies em extinção e conquistar empresas apoiadoras. 

Além de ser referência no beneficiamento de subprodutos, a BluestOne contribui para a preservação de espécies na natureza, como o pato-mergulhão, espécie do Cerrado em risco de extinção e foco da ação no Terra da Gente. "O pato-mergulhão é uma das espécies aquáticas mais ameaçadas do mundo. Nós fazemos o trabalho de preservação com ele há mais de dez anos e o Terra da Gente vem cobrindo esse trabalho desde a primeira fase", conta Alexandre Resende, gestor de projetos sócio-ambientais da BluestOne. 

A ideia de utilizar o marketing para dar visibilidade às ações da empresa veio da crença da equipe no potencial da educação ambiental. "Para nós conservarmos, as pessoas precisam conhecer e entender. O brasileiro não tem essa cultura de querer buscar informação. O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo, bem como as espécies mais ameaçadas, e as escolas não possuem educação ambiental no currículo. Queríamos levar informação para quem está em casa e mostrar como é o dia a dia, para sentir como é agir", diz Alexandre Resende. 

Para levar essas informações à audiência, de modo claro e confiável, a BluestOne optou pela ação no conteúdo do Terra da Gente. Paulo Della Volpe, diretor da BluestOne, comenta a escolha. "A última coisa que queríamos é que o conteúdo fosse confundido com greenwashing. Queríamos mostrar que no trabalho existe uma parte de execução científica e um tempo muito longo para desenvolver o projeto. Consideramos o Terra da Gente, do ponto de vista de conteúdo jornalístico, o maior expoente brasileiro. A seriedade do programa se encaixa no que precisávamos, para mostrar claramente o que fazemos sem uma cara mentirosa". 

"Trabalhar com o Terra da Gente sempre foi muito fácil porque eles são muito técnicos. A produção é muito verdadeira, colocando os pontos principais e deixando uma mensagem de conservação", completa Alexandre Resende. Com a ajuda da equipe do programa, a BluestOne conseguiu provar que não faz promessas da boca para fora, e as executa porque realmente acredita em sua importância.  

A participação no programa rendeu à BluestOne o apoio de outras empresas de mesmo porte que se interessaram em fazer parte do projeto. "Nossa maior preocupação era que as pessoas entendessem o que fazemos. O primeiro programa gerou o ineditismo e o reconhecimento. A partir do segundo, chegou à empresa um monte de pedidos de projetos de indústria e extra indústria", afirma Paulo Della Volpe. 

"E sempre sonhava em trazer as empresas para fazer projetos em parceria. Eu vejo o marketing verde como algo palpável, através do qual a empresa que vai ajudar entende que isso é um bem comum. A BluestOne tem o DNA verde muito antes da pauta do ESG vir à tona", conta Alexandre Resende. 

A BluestOne 

Há 15 anos no mercado de Piracicaba (SP) e Saltinho (SP), a BluestOne trabalha no ramo de recuperação e gestão de subprodutos e resíduos sólidos. Há dois anos, a empresa trata e transforma em produtos os subprodutos do minério manejado por mineradoras multinacionais instaladas no país. "Nós pegamos os 98% que sobram do minério para tratar e transformar em quatro produtos principais: cimento, blocos, fertilizantes e um material que serve para utilizar em pastilhas de freios. O mais interessante disso é que pegamos um material que seria descartado e fazemos produtos úteis à sociedade", diz Paulo Della Volpe. 

Além do tratamento de minérios, a BluestOne atua com a preservação de animais em risco de extinção e com educação ambiental para crianças. 

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