"Jornada Cooperativa": conheça a estratégia multiplataforma da Sicoob Cocred

Para explicar o que é o cooperativismo, cooperativa investe em Mais Caminhos e em conteúdos exclusivos no CBN.doc e portais G1 e ACidade ON

| EPTV -

Adalberto Igual Júnior, gerente de Planejamento e Marketing da Sicoob Cocred, de Sertãozinho (SP)

Sobras, instituição sem fins lucrativos, cooperativismo: para explicar o conceito e democratizar o acesso dos brasileiros aos benefício deste modelo de negócio, a Sicoob Cocred, cooperativa de crédito que nasceu há 52 anos com o objetivo de estimular financeiramente a atividade agrícola na região de Sertãozinho (SP), investiu em uma ação de comunicação multiplataforma durante semanas e com conteúdos nos canais do Grupo EP. 


Presente em 28 municípios paulistas, a Sicoob Cocred é considerada uma das maiores cooperativas de crédito do país, com mais de R$ 6 bilhões em ativos e cerca de 45 mil cooperados, sendo 70% deles pessoas físicas, principalmente empresários, produtores rurais e profissionais liberais. Já entre as pessoas jurídicas cooperadas, a carteira é composta por grandes indústrias, além de micro e pequenas empresas. 

Com o objetivo de fortalecer o segmento do cooperativismo e alcançar uma maior quantidade de pessoas para mostrar que a empresa não está voltada apenas para a área de agronegócio, mas sim para todos, a Sicoob Cocred investiu em conteúdo exclusivo sobre cooperativismo no podcast da rádio CBN Ribeirão, CBN.doc, informes publicitários nos portais ACidade ON e G1, e uma ação de merchandising, apresentada por Pedro Leonardo, no programa Mais Caminhos. 

A agência Ideatore foi a responsável pelo desenvolvimento das campanhas de publicidade da Sicoob Cocred, que foram inseridas nas plataformas de mídia que fazem parte do Grupo EP. Assim, as campanhas foram ao ar durante um mês, começando em junho e terminando no dia 03 de julho, dia Internacional do Cooperativismo, mais conhecido como o Dia C, encerrando com "chave-de-ouro" a Jornada Cooperativa. 

Adalberto Igual Júnior, gerente de Planejamento e Marketing da Sicoob Cocred, relata que o grande desafio era como transmitir tanta informação e conseguir um grande alcance durante a campanha. "Só nas mídias sociais passando o conteúdo, não teríamos o alcance que queríamos e nem o impacto da quantidade de pessoas que imaginávamos. Então, após nos reunirmos com a nossa agência e o Grupo EP, planejamos uma "Jornada Cooperativa", onde tínhamos que contemplar a jornada do cliente e ser multiplataforma". 

Segundo Adalberto Igual Júnior, a veiculação da campanha em diversas plataformas teve muita repercussão e resultado no número de cooperados, pois a cooperativa cresce em média 30% ao ano. "Temos sentido um aumento ao longo do ano de uma maneira geral. Nesses últimos meses aumentou o número de cooperados e o retorno dos cooperados já existentes. No último ano, crescemos 45%". 

Uma das estratégias escolhidas para a divulgação da campanha foi a ação de merchandising no programa Mais Caminhos que, segundo Adalberto, ainda contou com um comercial. "Terminamos a campanha no dia C com uma uma ação de merchandising no Mais Caminhos, apresentada pelo Pedro Leonardo. Foi uma forma mais leve de passar a comunicação e o telespectador está lá interessado no conteúdo que a EPTV está proporcionando", afirmou. 

Além da "Jornada Cooperativa", no começo deste ano, a cooperativa de crédito lançou a campanha "Crédito Já Cocred é Show" com a participação da dupla de sertanejo Munhoz e Mariano, voltada para o público jovem. 

Parceria Grupo EP 

A possibilidade de fazer uma parceria com o Grupo EP pode melhorar o alcance de sua marca. O Grupo EP conta com diversas opções de veículos e estratégias para dar mais visibilidade na mídia. Confira alguns cases de sucesso de marcas que promoveram junto ao Grupo EP estratégias de comunicação para aumentar a visibilidade do seu negócio. 

Costela de Ouro investe em plano de mídia diversificado na EPTV 

Atri Fiat recebe Jovem Pan Ribeirão e ação multiplataforma aumenta vendas 

Casa de Carnes e Mercearia Marquinhos estreia na TV com merchandising no programa Terra da Gente