8 dicas valiosas de presente para o anunciante

Neste Dia do Anunciante, trazemos as melhores dicas para as campanhas publicitárias serem um sucesso!

| EPTV -

Criar uma campanha publicitária que traga resultado é uma tarefa desafiadora para a maioria dos profissionais da área. Por isso, neste Dia do Anunciante, 29 de setembro, o BREAK separou alguns fatores que precisam ser levados em consideração na hora de planejar e executar a sua estratégia de comunicação. 

Em um cenário em que o público tem cada vez mais poder de escolha e que a concorrência é intensa, todos os envolvidos na entrega de conteúdo, seja mídia on-line ou off-line, precisam ter acesso a percepções novas e mais aprofundadas sobre o público. 

Continue lendo e inspire-se! 

1.No coração da boa publicidade estão os dados
A pesquisa customizada tem um papel fundamental que nos permite compreender bem os dados de medição de mídia. É através dela que o anunciante se coloca no lugar dos espectadores e, assim, entende o que os motiva a consumir mídia e avaliar o impacto desse consumo em suas atitudes e compras. É preciso entender que os consumidores mantêm a propriedade sobre seus dados. Eles os emprestam às empresas que, por sua vez, podem usá-los para fornecer produtos e serviços melhores. Os anunciantes devem navegar nesse mar de dados, nos regulamentos que regem o uso dos dados do consumidor. Confiar nos parceiros e fornecedores é agora mais crítico do que nunca.  

Os anunciantes devem navegar nesse mar de dados nos regulamentos que regem o uso dos dados do consumidor.

2.Aprimorar a experiência do público
A chave para o crescimento são inovação e criatividade constantes. Campanhas publicitárias baseadas em ideias criativas geralmente trazem o retorno mais impressionante, concluiu um estudo da Thinkbox, órgão de marketing para a indústria de televisão no Reino Unido. 

A pesquisa analisou 175 campanhas que receberam importantes prêmios criativos de fontes respeitadas em todo o mundo, conforme compilado pelo The Gunn Report, que coleta essas estatísticas todos os anos. Em geral, as campanhas que foram premiadas com o maior número de elogios para seu trabalho criativo foram 11 vezes mais bem-sucedidas na entrega de resultados positivos nessas áreas. David Brennan, que trabalhou na indústria de pesquisa de mídia por mais de 34 anos, ocupando cargos como sênior na ITV, Liberty Global, Associated News e Thinkbox, comenta: "É complicado pegar algo intangível e subjetivo como a criatividade e mostrar seus resultados tangíveis, mas esse estudo prova o poder da criatividade". 

3.Emoção que leva o cliente à compra
As outras descobertas do relatório da Thinkbox incluíram o fato de que 44% dos prêmios criativos foram entregues a campanhas que eram essencialmente "emocionais" em caráter, enquanto apenas 19% eram "racionais".  A criatividade voltada à consolidação da marca é muito mais eficiente, não só em termos de lembrança, como também em conversão. 

Esse é um dos insights do estudo Mídia em Foco, apresentado por Peter Field, em parceria com o Les Binet, head de eficiência da adam&eveDDB. "Campanhas com narrativas sensíveis e mídia de massa ainda direcionam muita eficiência a longo prazo", disse o executivo.   

Peter Field: "Campanhas com narrativas sensíveis e mídia de massa ainda direcionam muita eficiência a longo prazo."

4.Ordenação é um diferencial para o anunciante
O artigo "Entenda o contexto do anúncio por meio da neurociência", da Admap, 2018, aponta que comerciais que apresentam uma contextualização com a temática do programa são capazes de gerar um impacto 25% maior no processo neural de memorização, em comparação com os que não estão alinhados. A ordenação consiste em harmonia, relação da publicidade com o conteúdo e contar uma história ao telespectador. 

5.Canais mais confiáveis
A percepção de confiança de uma mídia pelos consumidores é algo cada vez mais importante para os anunciantes, assim como o quanto ela se encaixa com seus valores corporativos. Com a confiança sendo algo central para as marcas, onde você se comunica é tão importante quanto o que você diz. Lembre-se sempre que uma boa publicidade deve ser confiável para ser eficaz. 

Entre os canais mais confiáveis, o aparelho de TV predomina e a transmissão linear permanece forte. A TV continua com uma parte importante do bolo publicitário devido à credibilidade, à qualidade e à confiança que ela construiu junto ao mercado publicitário ao longo desses anos. O estudo da Thinkbox mostrou que 74% das pontuações dos prêmios criativos contidos no Gunn Report eram para comerciais de TV, confirmando o lugar vital do meio no mix de mídia. Esse canal é frequentemente considerado como um canal que permite aos anunciantes estabelecer uma conexão poderosa e confiável com os telespectadores. 

É importante lembrar também que o comercial na TV aberta funciona como uma janela para o mundo, com publicidade variada e voltada para os mais diversos públicos. Isso coloca as pessoas em contato com temas abrangentes e é uma forma de ampliar o horizonte dos consumidores.  

6.O melhor contexto pode te surpreender
Outro passo importante para o anunciante é entender como a marca se encaixa na vida dos consumidores, para garantir que a publicidade seja direcionada da forma correta. Isso faz com que a comunicação reforce os ativos e os diferenciais da marca em relação aos seus concorrentes, aumentando as chances de ser lembrada pelo consumidor. 

7.Investimento a longo prazo

Roberto Schmidt, diretor de Planejamento de Marketing da TV Globo, já afirmou em entrevista, aqui no BREAK, a importância do investimento em comunicação a longo prazo para se construir marcas fortes e sempre presentes na mídia. "Os anunciantes devem ter em mente que os resultados precisam ser sustentáveis. Isso só é possível com a construção de marcas fortes, o que exige pensamento de longo prazo, e nem sempre os resultados são imediatos. Ponderar cada ação e entender qual a dose correta de cada uma é fundamental para que a marca tenha uma vida longa e sustentável", explicou Schmidt.  

Roberto Schmidt: "Ponderar cada ação e entender qual a dose correta de cada uma é fundamental para que a marca tenha uma vida longa e sustentável".

8.Anunciantes mais engajados
O estudo Dimension 2020 da Kantar IBOPE Mídia avalia que anunciantes estão se envolvendo novamente em todos os aspectos do processo de planejamento de mídia, desde a maneira como os dados são usados na criação do plano até a negociação e posicionamento das campanhas. 

Em um modo geral, o investimento em comunicação é fundamental para gerar valor à marca, ao produto ou serviço anunciado. Não há uma fórmula a ser seguida, afinal, cada organização é única e tem um valor agregado diferente. Mas a estratégia continuará sendo trabalhar duro, produzir conteúdo de qualidade, se reinventar e inovar sempre, bem como conhecer e atender da melhor maneira possível as necessidades dos clientes.  

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