Case de sucesso Nestlé
Entenda como a multinacional Nestlé trabalha em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
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Caso Nestlé
A diretora conta também que a Nestlé está revisando todas as parcerias com os fornecedores que não estão se adequando à Lei. A adequação da Nestlé envolveu vários times da multinacional e não se restringiu apenas a um projeto de TI. Os times envolvidos foram Área de Compras e Business, RH, Jurídico, Compliance, Atendimento ao Consumidor, Digital e Marketing. "Temos um comitê multifuncional de governança de dados, no qual há integrantes de áreas tomadoras de decisão e operacionais. As equipes trabalham de forma simultânea para cumprir as exigências legais. Elas estão envolvidas com o fluxo de dados (registro de processamento dos dados e avaliação dos ativos digitais), questões sobre o direito dos titulares (revisão e padronização da Política de Privacidade em sites e aplicativos, declaração de consentimento, Política de Privacidade dos Colaboradores e etc.), revisão de contratos com terceiros, dentre outras ações".
Sobre o relacionamento com o cliente e gestão do CRM da Nestlé, Carolina destaca o papel do Marketing neste novo cenário para manter o diálogo constante com os consumidores. "Já temos uma jornada de transparência e vamos continuar nesse caminho. Buscaremos sempre informar os nossos consumidores, de forma clara, como e porque estamos coletando seus dados, obtendo sua permissão de forma natural e organizada".
Dentre as ações da Nestlé está um eficiente plano de crise e de resposta à violação de dados que contempla a identificação, contenção, erradicação e comunicação. "Precisamos garantir que tudo o que o consumidor tem direito em relação aos seus dados, seja garantido pela companhia de forma simples (acesso, solicitações de retirada e exclusão). Acreditamos que a adequação à Lei é muito mais uma questão de cultura, do que propriamente tecnológica. O consumidor já começou seu processo de escolher as marcas por sua humanização, atitudes e ideologia. Agora, a LGPD passa a levar essa escolha para outro patamar. O consumidor vai buscar a empresa que cuida bem seus dados. E a Nestlé respeita a privacidade. E respeita o consumidor. Estamos nessa jornada com ele e para ele", finaliza Carolina.
Confira pontos elencados pela Eliane El Badouy sobre as Vantagens e Desvantagens da Lei Geral de Proteção de Dados