Case de sucesso Nestlé

Entenda como a multinacional Nestlé trabalha em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

| EPTV -

Caso Nestlé
 

Carolina Sevciuc, diretora de Transformação Digital da Nestlé: LGPD é uma oportunidade para estar mais perto dos consumidores
Há empresas que atuam no Brasil e já se adequaram à lei GDPR na Europa. É o caso da empresa suíça de alimentos e bebidas Nestlé, que está presente em 98% dos lares brasileiros. Carolina Sevciuc, diretora de Transformação Digital da Nestlé, conta que a empresa está há mais de um ano se adequando ao que a LGPD determina no Brasil. "Assim como a segurança alimentar é indispensável para a Nestlé, a segurança de dados é fundamental para os consumidores. E vice-versa. Por isso, a LGPD é uma dessas responsabilidades gigantes que temos em relação aos consumidores e que vemos, ao mesmo tempo, como uma grande oportunidade. Não olhamos para a LGPD como uma lei apenas e sim como uma sequência natural de atitudes no relacionamento de nossas marcas com quem consome nossos produtos no dia a dia. Acreditamos que o processo de implantação da LGPD é semelhante ao que aconteceu com o Código de Defesa do Consumidor, quando ele foi criado em 1990. Diziam que ele inviabilizaria os negócios. Quase 30 anos depois, o Brasil tem uma cultura de proteção ao consumidor, que garante mais segurança para as pessoas e a para as empresas".

A diretora conta também que a Nestlé está revisando todas as parcerias com os fornecedores que não estão se adequando à Lei. A adequação da Nestlé envolveu vários times da multinacional e não se restringiu apenas a um projeto de TI. Os times envolvidos foram Área de Compras e Business, RH, Jurídico, Compliance, Atendimento ao Consumidor, Digital e Marketing. "Temos um comitê multifuncional de governança de dados, no qual há integrantes de áreas tomadoras de decisão e operacionais. As equipes trabalham de forma simultânea para cumprir as exigências legais. Elas estão envolvidas com o fluxo de dados (registro de processamento dos dados e avaliação dos ativos digitais), questões sobre o direito dos titulares (revisão e padronização da Política de Privacidade em sites e aplicativos, declaração de consentimento, Política de Privacidade dos Colaboradores e etc.), revisão de contratos com terceiros, dentre outras ações".

Sobre o relacionamento com o cliente e gestão do CRM da Nestlé, Carolina destaca o papel do Marketing neste novo cenário para manter o diálogo constante com os consumidores. "Já temos uma jornada de transparência e vamos continuar nesse caminho. Buscaremos sempre informar os nossos consumidores, de forma clara, como e porque estamos coletando seus dados, obtendo sua permissão de forma natural e organizada".

Dentre as ações da Nestlé está um eficiente plano de crise e de resposta à violação de dados que contempla a identificação, contenção, erradicação e comunicação. "Precisamos garantir que tudo o que o consumidor tem direito em relação aos seus dados, seja garantido pela companhia de forma simples (acesso, solicitações de retirada e exclusão). Acreditamos que a adequação à Lei é muito mais uma questão de cultura, do que propriamente tecnológica. O consumidor já começou seu processo de escolher as marcas por sua humanização, atitudes e ideologia. Agora, a LGPD passa a levar essa escolha para outro patamar. O consumidor vai buscar a empresa que cuida bem seus dados. E a Nestlé respeita a privacidade. E respeita o consumidor. Estamos nessa jornada com ele e para ele", finaliza Carolina.

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