Vantagens e Desvantagens da Lei Geral de Proteção de Dados

Lei Geral de Proteção de Dados entre em vigor em agosto de 2020. Entenda como funciona e de que forma impacta o mercado publicitário

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Vantagens e desvantagens da LGPD
 

Confira pontos elencados pela Eliane El Badouy Cecchettini sobre as Vantagens e Desvantagens da Lei Geral de Proteção de Dados

Vantagens e desvantagens da LGPD

Os consumidores já viram uma série de desenvolvimentos resultantes da imposição futura da LGPD e do GDPR. Entre essas estão as dezenas de mensagens de empresas baseadas na Web, sobre atualizações de políticas de privacidade.

Existem violações maciças na segurança e nos dados, que acontecem regularmente e a adoção de algumas regulamentações pode ajudar a fornecer segurança adicional aos consumidores.   

DESVANTAGENS 

Desinformação: empresas em pânico que não sabem o que precisam fazer para se tornarem compatíveis e nem sabem quanto lhes custará a inadequação.

Custo: Valor para as empresas colocarem seus negócios de informações de dados em ordem e em conformidade. Isso demanda tempo e dinheiro. Como empresas menores tendem a ter menos dados com o que se preocupar, não é tão cara a adaptação. Para empresas maiores, é necessário nomear um responsável pela proteção de dados. Este profissional representa a empresa faz a ponte com a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) quando necessário e pode até ser responsabilizado junto com a pessoa jurídica no caso de mal-uso dos dados ou seu vazamento por qualquer motivo.

Burocracia e Controle Externo: Algumas empresas não gostam do fato de que haverá mais burocracia no trato com os clientes e muitas não gostam do fato de o governo estar tentando regulamentá-las. Com a implantação do GDPR isso foi sentido especialmente por empresas que não estavam na União Europeia e que só tinham poucos clientes, ou mesmo um, que era de um país da União Europeia.

Multas: Havia, e continua a existir, o medo das multas maciças que podem afetar uma empresa se elas não forem compatíveis com a LGPD. A multa equivale a 2% do seu faturamento (limitada ao valor máximo de R$ 50 milhões). Considere o quanto uma multa desse porte pode causar a uma empresa que é relativamente pequena ou até média.

Parece não haver espaço de manobra para seguir as diretrizes de conformidade. Aqueles que não cumprirem as regras descobrirão que estão enfrentando sérios problemas, pois é provável que haja uma ação legal contra as empresas rapidamente.

VANTAGENS

No entanto, mesmo que haja algumas desvantagens de se ter a LGPD, é importante considerar também todos os benefícios que ela está trazendo.

Segurança: Existem muitos cyber-criminosos que estão constantemente procurando explorar aplicativos e redes e como podem fazer para acessá-los e hackeá-los. Eles querem entrar na infraestrutura do site para que possam causar estragos e roubar dados e informações do cliente. Com a escala e a sofisticação desses ataques crescendo a cada dia, ter uma estrutura compatível com a LGPD ajuda muito. A cyber-segurança não é algo que uma empresa possa ignorar por mais tempo, e não é algo que podem colocar em segundo plano e deixar para mais tarde. A LGPD garante que o aumento da segurança cibernética seja muito importante para as empresas acertarem e é por isso que elas têm multas grandes para quem não se adequa. Ter vazamentos e violações de dados em uma empresa será ruim para os negócios. Não ter nenhuma violação será um sinal de confiança.

Maior confiança do consumidor  

Esses regulamentos fornecem aos clientes uma certa tranquilidade que eles não tinham antes. Pode não ser um sistema perfeito, mas será melhor do que era. A conformidade com a LGPD provará aos clientes que sua organização é uma boa guardiã de dados. Esta nova legislação exige que cada organização tenha um profissional de proteção de dados (DPO Data Protection Officer), juntamente com auditorias regulares das atividades de processamento de dados. Além disso, a organização deverá cumprir um conjunto de princípios de proteção de dados sob a LGPD, garantindo que a estrutura necessária esteja em vigor para manter as informações de identificação pessoal dos titulares dos dados seguras. Quando os clientes sentem que podem confiar nas empresas responsáveis pelos seus dados, estarão mais dispostos a compartilhá-los. Isso ocorre porque eles sabem que estão fazendo isso em um ambiente seguro.

Melhor alinhamento com a evolução da tecnologia  

Como uma extensão da conformidade com a LGPD, a organização terá que avançar no sentido de melhorar a segurança de sua rede, terminal e aplicativo. A migração para as tecnologias mais recentes - virtualização, computação em nuvem, BYOD (Bring your own device - oportunidade de utilizar os seus próprios aparelhos para acessar dados e informações da companhia) e Internet das Coisas (IoT) - pode servir a dois propósitos: oferecer uma maneira de gerenciar com mais eficiência a crescente demanda por dados e permitir oferecer aos usuários finais produtos, serviços e processos aprimorados. Com ferramentas de gerenciamento de terceiros, a organização pode monitorar constantemente seu novo ambiente em busca de qualquer violação de dados. Essas ferramentas monitoram os dados do log e mantêm um guia sobre os dados transferidos para fora do seu ambiente. Eles também verificam a integridade de arquivos e pastas na sua rede, dispositivos e aplicativos de terminal, bem como na nuvem. A maioria das ferramentas de terceiros envia uma notificação de alerta sempre que uma anomalia é detectada, proporcionando tempo para minimizar ou evitar qualquer comprometimento.

Melhor tomada de decisão  

Sob a LGPD, as organizações não podem mais tomar decisões automatizadas com base nos dados pessoais de um indivíduo. Afinal, decisões automatizadas, como determinar se devem ou não fornecer seguro ou empréstimo a um cliente, podem estar sujeitas a erros. A LGPD exige o direito de obter intervenção humana, diminuindo assim o espaço para decisões arbitrárias. Os dados da organização se tornarão mais consolidados, garantindo que seus dados sejam mais fáceis de usar e você tenha uma compreensão maior do valor subjacente. Esse insight permitirá que a organização aprenda mais profundamente sobre seus clientes e identifique áreas em que as suas necessidades não são atendidas. Ao usar as informações do cliente de maneira eficaz, a organização poderá tomar melhores decisões e, consequentemente, obter um melhor retorno de seus investimentos.

Nova Cultura Empresarial

As organizações devem pensar em sua marca como um ser humano que não apenas consome para se sustentar e crescer, mas também contribui para a comunidade. A LGPD é um primeiro passo promissor em direção a uma nova cultura de negócios que pode se tornar uma norma, como respeitar e proteger os dados de todas as pessoas que confiam suas informações confidenciais. Ao aderir a LGPD, as empresas cultivarão os valores de segurança de dados em seus funcionários e nutrirão a responsabilidade social nos negócios. São os benefícios que podem dar à organização a diferenciação competitiva necessária para ter sucesso e estar entre os primeiros a implementar uma nova cultura empresarial que preze pela privacidade humana.  

Eliane El Badouy Cecchettini, Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora, coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School, palestrante e conferencista. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donalds, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora de Futuro e Tendências e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.