Turismo: inspire-se com cases de sucesso do setor

Campanhas das marcas aproveitam as estratégias de marketing de conteúdo do Grupo EP

| EPTV -

Férias, feriados e festas de época o brasileiro adora uma desculpa para curtir com a família e os amigos. E quem se beneficia desse jeitinho festeiro é o setor de turismo. Para se ter uma ideia, só em 2022, o setor movimentou 4.952 bilhões de dólares, de acordo com informações do Ministério do Turismo do Brasil. De olho nesse cenário, as marcas do interior paulista e do sul de Minas Gerais, região de abrangência do Grupo EP, têm trabalhado sua comunicação a fim de atrair cada vez mais visitantes. 

Merchandising, especial publicitário e inserções nos intervalos comerciais são algumas das ações realizadas. Confira abaixo: 

Bloemen Park 

Para atrair o público até seus jardins e incentivar o contato com a natureza e o registro fotográfico, o Bloemen Park, primeiro parque de Exposições Permanentes de Flores de Holambra (SP), investiu no #ChegaAí, primeiro programa de entretenimento ao vivo da EPTV, realizando uma ação de merchandising ao vivo e inserções no intervalo comercial da programação com o objetivo de ampliar seu público e atraí-lo para visitar o local também nos dias de semana. 

"No mesmo dia do programa, o telefone não parou de tocar e recebemos algumas visitas. Depois das ações, temos percebido um aumento no número de visitas ao longo da semana, justamente do público que buscamos", disse José Alexandre Monfardini, gerente do Bloemen Park.  

Circuito das Águas 

Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, os 12 municípios que integram o Circuito das Águas de Minas Gerais oferecem 265 atrativos naturais e 67 atrativos culturais para os mais diferentes perfis de turistas. Durante a pandemia, a região realizou ações de marketing de conteúdo na EPTV e no g1 para estimular o turismo na região, apresentando-a para novas públicos. 

"A campanha trouxe um movimento interessante, a repercussão foi grande entre as pessoas que vivem perto do Circuito das Águas. Vimos que as pessoas não conheciam a própria região, o que nos abriu um mercado com um arco próximo", conta Felipe Condé Alves, presidente da Associação do Circuito Turístico das Águas e secretário de Turismo e Cultura de Caxambu (MG), uma das cidades que compõem o Circuito da Águas. 

Prefeitura Municipal de Extrema (MG) 

Extrema (MG) atravessou dois anos de pandemia com o apoio de uma equipe inovadora que entende a importância da comunicação. Durante 2022, a Prefeitura investiu em um Especial Publicitário no portal de notícias g1, a fim de comunicar suas ações e chamar a atenção para o município. 

"O g1 tem uma abrangência muito boa, é um nome muito forte e isso traz visibilidade. Nós temos em Extrema, por exemplo, o turismo como uma vertente de investimento da nossa comunicação. A comunicação do turismo precisa ir longe, transcender as fronteiras, e o g1 é uma grande ferramenta para ir além do que a gente imagina", diz o prefeito da cidade, João Batista da Silva.  

Felinju 

A Felinju, tradicional feira de moda íntima da cidade de Juruaia (MG), se reinventou durante a pandemia para sua 23ª edição e aconteceu inteiramente on-line. Para a divulgação da feira, a Felinju investiu em merchandising no programa Mais Caminhos e em uma página especial no G1 Sul de Minas, que realizou a cobertura desde o momento em que a versão on-line foi anunciada. O presidente da ACIJU (Associação Comercial e Industrial de Juruaia), José Antonio da Silva, ressalta que os resultados da Felinju superaram as expectativas.