BLACK FRIDAY DE RESULTADOS: confira como foi a ação crossmedia do Grupo EP

A oportunidade para anunciantes na Black Friday incluiu intervalo comercial especial, hub de influenciadores regionais e anúncios nos portais do Grupo EP

| EPTV -

A Black Friday é um período propício para promover soluções para o mercado publicitário. Com foco no formato crossmedia e ações para se diferenciar com criatividade e estratégia em meio a tantas promoções, o Grupo EP promoveu um Break comercial, junto com o seu hub de influenciadores para divulgação de ofertas de grandes lojas do Sul de Minas, além de campanha em displays nos portais de notícias do Grupo EP. A campanha da Black Friday do Grupo EP abrangeu soluções multiplataforma, pautadas nos novos hábitos do consumidor. Com conteúdos diversificados, a utilização do hub de influenciadores, do comercial de ofertas e a disponibilidade dos veículos de informação para anunciantes, compuseram uma oportunidade de anúncio crossmedia.  

Break de ofertas 

Para abranger o público televisivo, uma das soluções do Grupo EP para a campanha especial de Black Friday foi um intervalo especial e exclusivo durante o Jornal da EPTV 1. As marcas anunciantes tiveram as principais promoções anunciadas no Break de ofertas, que teve dois minutos e meio de duração na programação da EPTV. 

Hub de Influenciadores 

Com foco em oferecer soluções integradas e estar presente em toda a jornada do consumidor, o Hub de Influenciadores do Grupo EP foi criado para otimizar as campanhas dos anunciantes, através de ações de marketing efetivadas por influenciadores regionais escolhidos para o hub. O projeto em parceria com influenciadores traz inovação e mais possibilidade de engajamento da campanha para os anunciantes. 

Sulaço 

Uma das marcas anunciantes na Campanha da Black Friday foi a Sulaço, de Alfenas (MG), empresa que comercializa materiais para construção civil presente em oito cidades do Sul de Minas: Alfenas, Machado, Boa Esperança, Alpinópolis, Guaxupé, Varginha, São Sebastião do Paraíso e Pará de Minas. Para Sandro Reis, gestor de comunicação da Sulaço, a campanha da Black Friday da EPTV contribuiu positivamente para o desenvolvimento e vendas da empresa: "O nosso diferencial é o preço atrativo na região, o que anunciamos em destaque vendeu também, mas percebemos que teve um aumento das ligações e vendemos mais". 

De acordo com Clayton Magalhães Nery, consultor de vendas externas da Sulaço, o Hub de Influenciadores do Grupo EP foi essencial para abranger mais público para a campanha, sendo que os influenciadores escolhidos pela empresa eram especialistas na área de construção civil: Junior Ferreira é arquiteto e Caroline Martins, engenheira. 

"Os influenciadores especialistas no assunto contribuíram muito, quando você convida um engenheiro civil e um arquiteto, eles têm conhecimento, então ninguém melhor para falar do produto, para falar da empresa e de material, e isso traz muito mais credibilidade", relata o consultor de vendas.  

"Toda e qualquer ação de marketing bem feita e em um canal tão forte como é a EPTV, é impossível não ter uma repercussão, é mais que natural", diz Clayton Magalhães em relação à credibilidade da EPTV. O consultor de vendas também acrescenta: "A EPTV, na nossa região, é uma referência e isso repercute, e as pessoas falam eu vi a Sulaço na TV e é realmente fantástico". 



Clube da Casa Maiolini Varginha 

Pela primeira vez, o Clube da Casa Maiolini Varginha (MG), realizou ação de Black Friday na EPTV. Desde 1979, a loja possui como objetivo oferecer qualidade no atendimento, entregas rápidas e produtos de qualidade, sendo a maior rede de materiais de construção da região. Segundo Edmilson Maiolini, administrador de empresas, o anúncio durante o Break de Ofertas e a ação com influenciadores foram essenciais para estabelecer uma comunicação crossmedia, que contribuiu para um fortalecimento da marca na região. 

"Eu tentei buscar influenciadores que sejam mais relacionados com o segmento de atuação, como material para construção, decoração, acabamento, que é a linha do perfil de seguidores do influenciador que queira receber esse tipo de conteúdo", afirma Maiolini. 

Em relação às estratégias de comunicação, o administrador do Clube da Casa Maiolini em Varginha (MG) diz que o planejamento crossmedia realizado pelo Grupo EP foi importante para ser um diferencial do mercado. "Achei interessante o comercial pelo fato de ser um pouco antes do horário do jogo e a audiência do EPTV 1 é boa", relata.  



Supermercados Rex 

De Lavras (MG), os Supermercados Rex iniciou as atividades na cidade em 1978 e hoje possui 18 lojas em 8 cidades do Sul de Minas. De acordo com Luan Fernando de Oliveira, analista de marketing do supermercado, desde o mês de agosto, a empresa buscou parceiros para planejar e preparar as ações de Black Friday neste ano. Dentre as ações realizadas pelo Rex, foi o envio de press kits para influenciadores da região, que recebiam produtos específicos conforme os assuntos de interesse da página de cada um e que fariam parte das ofertas do supermercado. 

O Rex realiza ofertas semanais com comerciais na EPTV e, segundo o analista de marketing, a interligação realizada na comunicação publicitária na TV e com os influenciadores trouxe resultados favoráveis neste ano: "Fomos interligando uma mídia na outra, então acabava que o produto que o influencer recebeu em casa, que ele divulgou através do kit, era o mesmo que estávamos anunciando na EPTV", disse. 



 Confira outras reportagens sobre liquidação:

Black Friday 

Liquidação em janeiro