Grupo EP marca presença no Web Summit Rio 2024 e reúne principais insights

Inovação, inteligência artificial, comunicação e diversidade foram temas presentes em diversas palestras do evento

| Empresas Pioneiras -

Larissa Gonzalez, gerente de Inteligência de Mercado e Mídias Digitais do Grupo EP, esteve presente no Web Summit Rio 2024
Larissa Gonzalez, gerente de Inteligência de Mercado e Mídias Digitais do Grupo EP, esteve presente no Web Summit Rio 2024
Para uma empresa crescer, é preciso se manter atualizada nas conversas que permeiam o mercado tecnológico e criativo. O Grupo EP esteve presente no Web Summit Rio 2024, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de abril, no Rio de Janeiro (RJ). 


Larissa Gonzalez, gerente de Inteligência de Mercado e Mídias Digitais do Grupo EP, participou de trilhas que abordaram inteligência artificial, liderança, diversidade e comunicação. Para ela, "eventos como o Web Summit Rio oferecem uma plataforma para explorar o potencial da tecnologia e da inovação, bem como enfrentar os desafios e aproveitar oportunidades que surgem com elas. Eles fornecem um espaço para networking, aprendizado e colaboração entre os principais líderes e inovadores do setor". 


Confira os tópicos que Larissa destaca: 

Larissa assistiu palestras sobre Inteligência Artificial e transformação digital
Larissa assistiu palestras sobre Inteligência Artificial e transformação digital
 


IA e transformação digital
Não é surpresa que Inteligência Artificial foi um dos temas mais comentados no Web Summit. As palestras mostraram que as grandes corporações estão integrando IA em suas operações para acelerar projetos, tomar decisões mais informadas, impulsionar a inovação e trazer mais resultados. A IA generativa, por exemplo, está revolucionando os processos criativos e de tomada de decisão. 


"Durante o evento, fui impactada por exemplos que ilustram o impacto positivo que a IA pode ter na transformação digital das empresas, desde tomada de decisões no desenvolvimento de projetos até detecção de fraudes online", compartilha Larissa. Alguns deles se concentram nas indústrias automotiva, aeronáutica, siderúrgica, agrícola e criativa. 


"É importante ressaltar que o esforço para capacitar funcionários em relação à IA é crucial para preparar a força de trabalho para as demandas do futuro e garantir uma transição suave para uma economia digital". Além disso, implementar regulamentações éticas para garantir o uso responsável e benéfico para a sociedade também deve estar em mente. 


Economia dos Criadores (Creator Economy)
A IA também está sendo utilizada por criadores de conteúdo para otimizar processos criativos e aumentar a eficiência, sem substituir completamente o papel humano. A colaboração entre humanos e IA é vista como essencial para impulsionar a inovação e a criatividade. "A Globo trouxe o exemplo de como a IA está transformando a produção de conteúdo, desde a captação até a distribuição do conteúdo, transformando seu vasto acervo em uma fonte de inovação", comenta Larissa. 


A palestra da empreendedora e criadora Bianca Andrade a Boca Rosa reforçou a importância da intencionalidade e da clareza de visão, desde o início da jornada, a fim de orientar as ações e decisões, ajudando a alcançar seus objetivos de forma eficaz. Já Lucas Neto, criador de conteúdo infantojuvenil, destacou que o digital quer estar na TV, assim como a TV quer estar no digital. Para ele, a grade televisiva é mais segura para as crianças por possuir uma curadoria de conteúdo, enquanto na internet, mesmo com filtros, a criança pode ser impactada por conteúdos fora de sua faixa etária. 

Palestra da empreendedora e influenciadora Bianca Andrade abordou a importância da intencionalidade
Palestra da empreendedora e influenciadora Bianca Andrade abordou a importância da intencionalidade


Startups, estratégia e inovação
O Web Summit Rio ressaltou o papel das startups de apresentar soluções focadas em resolver problemas específicos, destacando a importância do propósito. A inteligência artificial tem marcado presença em diversos projetos que estão sendo desenvolvidos, desde educação até comunicação e mercado financeiro. "Um exemplo é a replicação de tecidos cancerosos para testar medicamentos e a aplicação de IA para criar storyboards e traduzir músicas na indústria do entretenimento", conta Larissa. 


Por falar em inovação, as empresas que colaboraram com o conteúdo das trilhas destacaram que estão buscando desenvolver uma mentalidade de crescimento e estabelecer metas claras para impulsionar a inovação. "Ficou ainda mais claro que a cultura organizacional é fundamental para abraçar novas tecnologias e capacitar os colaboradores a aprender continuamente". 


Para atender as necessidades reais do mercado, ficou evidente que é fundamental que as startups compreendam claramente o problema que estão resolvendo e o propósito por trás de sua existência. Larissa destaca que "é interessante notar que um número significativo de startups está concentrando seus esforços em projetos que envolvem inteligência artificial, educação, mercado financeiro e comunicação, refletindo a crescente demanda por inovação nessas áreas". 


Diversidade, inclusão e ESG
Mais do que nunca, a diversidade está sendo vista como uma estratégia de negócio, cultura e vendas. Com líderes que acreditam na sua importância, grandes empresas têm sido reconhecidas por promoverem a diversidade no ambiente de trabalho, destacando a importância do reconhecimento e da representatividade. Indicadores de diversidade, como absenteísmo, projeção de carreira e engajamento, são fundamentais para medir o progresso e refletir nos negócios. 


"As discussões reforçaram que, com a promoção da diversidade nas empresas, a inclusão de mais mulheres e negros nas lideranças contribui para o sucesso empresarial, refletindo em iniciativas mais acessíveis e eficientes", diz Larissa. "Além disso, as palestras destacaram a importância de usar a cultura local para impulsionar a relevância global". 


Desafios eleitorais e desinformação
2024 é ano de eleições para quase metade da população mundial. O Web Summit Rio reforçou que as eleições enfrentam desafios crescentes devido à digitalização e disseminação de desinformação, por meio de deep fakes e bots de IA. Desse modo, a mídia tradicional busca formas inovadoras de combater a desinformação e manter a confiança do público em um momento dominado pela pós-verdade. "As palestras levantaram que, com a combinação de eleições em larga escala e tecnologia sem precedentes, é preciso debater sobre regulamentação e capacidade das instituições de resistir a ataques digitais". 


Os desafios do jornalismo em um cenário de desinformação e pós-verdade foi um dos temas debatidos no evento
Os desafios do jornalismo em um cenário de desinformação e pós-verdade foi um dos temas debatidos no evento

Confira a participação de Larissa Gonzalez e Kimberly Oliveira, coordenadora de Marketing do Grupo EP, no 8º episódio do Coolab Innovation, da Compasso Coolab


Continue acompanhando o BREAK:
Tecnologia: insights do Web Summit Rio 2024
Como se preparar para o futuro dos meios de comunicação?