BBB 2024 conquista o maior índice de audiência e share desde 2015

As marcas patrocinadoras do reality também tiveram suas próprias conquistas após dinâmicas e festas no BBB

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Com alguns termos desconhecidos para os que não assistem o reality a muito tempo, o Tudo EP te mostra o dicionário do BBB (Foto: Reprodução)
O reality Big Brother Brasil conquistou novos recordes em 2024

O Big Brother Brasil 2024 se iniciou no mês de janeiro conquistando novos recordes. Entre eles está a quantidade de patrocinadores, que ultrapassou o número de cotas preenchidas de 2023, sendo cotistas e participantes de dinâmicas. Além disso, de acordo com Painel Nacional de Televisão (PNT), com crescimento de 11% em relação à audiência do mesmo período da edição anterior, o programa também atingiu um novo recorde de audiência logo na primeira semana de exibição, marcando 21 pontos e 45% de participação no PNT, o que foi considerado como o maior share desde 2015. 

 

Segundo levantamento feito pela Kantar Ibope Media, o BBB é o maior reality Crossmedia da TV brasileira, o que significa que a reprodução do programa, com a mesma narração, é feita simultaneamente em dois ou mais canais, sendo eles: a Globo, a Globoplay, o Multishow e o Gshow. Como exemplo do sucesso de audiência, a pesquisa realizada pela KIM Instar Analytics diz que, já na primeira semana, alcançou mais de 70 milhões de pessoas na TV Globo e mais de 6,3 milhões no Multishow. Nas plataformas digitais da empresa não foi diferente, no Gshow houve um aumento de 19% no número de visitas na página do reality, comparado à última edição, e o programa foi considerado como a melhor estreia do BBB na história da Globoplay. Até o momento, a reprodução na Globo teve um impacto significativo em todo o país, de acordo com a Kantar Ibope Media, tendo o maior índice em quatro estados: Manaus, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. 

 

Influência dos patrocinadores 

De acordo com uma pesquisa feita pela PINON, 87,8% das pessoas acreditam que o BBB é uma vitrine importante para as marcas patrocinadoras, sendo uma boa estratégia de marketing para aumentar a credibilidade dos produtos e serviços expostos. O estudo também destacou que o reality ajuda as empresas considerando os seguintes critérios: favorabilidade, visibilidade e consideração. Nessa linha, os dados indicam que 93% das pessoas consideram as marcas que aparecem no programa ótimas ou boas e 82,3% passam a pensar mais nas marcas nas próximas compras. 

 

As festas e provas promovidas pelos patrocinadores também geram um grande impacto nas pessoas, segundo levantamento realizado pela PINON, sendo que 78% das pessoas têm vontade de consumir a marca durante ou depois de assistir às festas e 84% acreditam que as marcas patrocinadoras da festa têm destaque. Após a ação das empresas no programa, o público achou que 89% delas têm credibilidade e 88% combinam com o BBB. 

 

Sucesso das marcas 

Por meio do monitoramento de canais, como Facebook, Instagram, Tumblr, blogs, portais, X (antigo "Twitter"), fóruns, Reclame Aqui, e YouTube, a Stinlingue by Blip destacou as cinco marcas patrocinadoras que mais foram mencionadas nas redes sociais durante a quarta semana do programa (25/01 a 01/02). Em primeiro lugar está o IFood com 25.277 comentários, a Estácio com 16.599, a Chevrolet com 6.212, a Stone com 5.756 e a LATAM com 4.191. 

 

O Mercado Livre também conquistou mais um recorde para o BBB 24, quando, durante uma Prova do Líder patrocinada pela marca, o número de leituras do QR Code cresceu e aumentou em 36% o uso de cupons em comparação com o último ano. Além disso, teve um aumento de 99% nas vendas brutas durante a após a exibição do programa. 

 

Entre os cases de sucesso está a marca de beleza da influencer Yasmin Brunet, uma das participantes desta edição, que vendeu mais do que o valor do prêmio do Big Brother Brasil, faturando mais de R$ 5 milhões em menos de duas semanas de programa. Eduardo Vankav, sócio da Yasmin Beauty, contou em entrevista à Vogue que a participação dela no reality não só alavancou as vendas da empresa, como também gerou um impacto significativo nas redes sociais, conquistando mais de dois milhões de novos seguidores no Instagram.


Novidades da edição

Neste ano, com o intuito de emplacar o programa e estimular cada vez mais a interação com o público, o BBB tem um novo sistema de votação, com duas opções de votos, e cada um possui o peso de 50% e o resultado final é a média ponderada dos dois formatos. Existem o voto da torcida, que permite votar várias vezes utilizando o cadastro do usuário no site da Globo, e o voto único, que é obrigatório informar o CPF para votar apenas uma vez por paredão. Além disso, conta com novos quadros chamados "Big Babado", comentado por Luis Miranda, e "Vamo invadir sua casa", por Marcos Veras, que debatem os acontecimentos da casa. 

 

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