Veículos do Grupo EP conquistam prêmio Abag/RP e Feac

As matérias foram premiadas nas categorias TV, multiplataforma e rádio

| EPTV -

Carolina Rodrigues, da CBN Campinas, recebendo o Prêmio Feac

No último fim de semana, os veículos do Grupo EP venceram duas premiações. A EPTV Ribeirão e o g1 Ribeirão e Franca levaram os troféus de melhor reportagem na categoria TV e multiplataforma, respectivamente, do Prêmio Abag/RP de Jornalismo "José Hamilton Ribeiro". Já a CBN Campinas conquistou o posto de melhor reportagem em rádio no Prêmio Feac de Jornalismo 

A cerimônia do Prêmio Abag/RP aconteceu em Ribeirão Preto (SP). A reportagem para a EPTV "A agricultura de precisão e alta tecnologia do campo", de autoria dos jornalistas Marcos Felipe e Marcelo Moraes, do auxiliar técnico Marcelo Pimenta, do editor de imagens Lázaro Coelho, da editora de texto Marília Valente e do produtor Eduardo Pereira, que venceu na categoria TV, mostra, entre vários pontos, como o trabalho com a terra começa em um computador e como a inteligência artificial é usada no campo. 

"Eu sempre vi esse prêmio como um reconhecimento muito importante para o trabalho de contar histórias da nossa gente, do nosso agro, que está perto da nossa casa, em cima da nossa mesa. Contar histórias sobre o agro é sempre uma satisfação", conta Marcos Felipe. 

Na categoria multiplataforma do prêmio Abag/RP, a reportagem do g1, do jornalista Rodolfo Tiengo, "Tilápia x Saint Peter, reprodução 'masculinizante', vacina: saiba como é a produção de um dos peixes mais consumidos no Brasil", aborda uma das maiores indústrias de pescados do país. Rodolfo também venceu o prêmio de 2022. 

"Falar do agro, de maneira geral, é muito importante, porque você está falando de algo extremamente básico da nossa rotina, da origem dos nossos alimentos, do que a gente come no dia a dia", diz o jornalista. 

O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo "José Hamilton Ribeiro" reconhece os trabalhos jornalísticos dedicados ao agronegócio. Já o Prêmio Feac de Jornalismo, que foi realizado em Campinas, premiou trabalhos que colaboraram para o desenvolvimento social. Neste ano, a premiação teve como tema "Iniciativas que transformam territórios", com o objetivo de dar visibilidade ao que tem sido feito de melhor nos territórios de vulnerabilidade da cidade de Campinas. 

Os jornalistas Carolina Rodrigues e Guilherme Leal, da CBN Campinas, venceram na categoria rádio com a série de reportagens "De andorinha em andorinha, o centro de Campinas vive os desafios de uma revitalização". A reportagem discute os desafios enfrentados com o vazio urbano na principal região de Campinas; a degradação de patrimônios, a permanência de moradores de rua, o passado de luxo, os grandes momentos históricos; as iniciativas que transformam territórios e o debate sobre o direito à cidade e, não somente à moradia. 

Confira outras notícias do BREAK:

Veículos de Ribeirão Preto do Grupo EP conquistam prêmio ACEESP 

EPTV sul de Minas conquista certificação Minha Melhor Empresa, da ACIV 

BREAK EM ALTA