TV aberta e TV paga têm quase 85% do ibope do Brasil

*Reportagem publicada pelo UOL

| EPTV -

84,8% de quem está vendo vídeo dentro de casa o está fazendo pela chamada TV linear
 Pela primeira vez esta coluna teve acesso a dados completos do consumo de audiovisual no Brasil em todas as formas: TV, celular, tablet e computador. 

Ou seja, quem está assistindo algo em vídeo em qualquer aparelho: seja assistindo TV aberta, paga, streaming ou vídeos; e, seja na TV, no computador ou no celular. Nas 24 horas do dia. 

O dado mais chamativo: 84,8% de quem está vendo vídeo dentro de casa o está fazendo pela chamada TV linear. Esse é o nome pomposo e técnico para conteúdo exibido nas TVs aberta e/ou paga. 

A TV aberta representa 73% dessa conta. A TV paga, 11,8%. Isso mostra o incrível poder que a TV tradicional ainda tem no hábito do brasileiro. 

A maioria dos brasileiros continua consumindo conteúdo em vídeo por meio do bom e velho aparelho de TV. 

Lembrando que essa medição já está sendo feita pela Kantar Media desde o ano passado. São acompanhadas amostras nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. 

Por enquanto essa medição está sendo feita apenas com os usuários dentro de casa. Ou seja, a Kantar está acompanhando o ibope de todos os aparelhos das famílias em que instalou seus aparelhos de medição. 

Graças a um dispositivo instalado no wi-fi das residências, ela consegue monitorar o que cada pessoa daquela família está consumindo a cada momento, e por meio de qual aparelho. 

Novos tempos  

A CEO Melissa Vogel, da Kantar, enviou a seguinte nota para esta coluna, a respeito da nova forma de fazer um raio X no consumo de audiovisual. 

"A mediação de audiência "cross-media" é uma inovação oferecendo um olhar mais completo, e rompendo paradigmas sobre o consumo de vídeo, tanto para TV Linear (aberta e paga), como para as plataformas de vídeo online e streaming. 

Seguimos o nosso compromisso de transformação e evolução da medição de audiência, disponibilizando aos nossos clientes dados de qualidade e métricas comparáveis para que tomem as melhores decisões de planejamento de conteúdo e performance da publicidade".