Brasileiro prefere consumir conteúdo em vídeo de canais de TV

TV linear é responsável por 79% do tempo de consumo de vídeo em casa

| EPTV -

A TV linear, compreendida por canais abertos e pagos, concentra 79% do tempo de consumo de vídeo dentro da casa dos brasileiros, segundo aponta o Inside Video 2022, novo estudo da Kantar IBOPE Media. O tempo restante corresponde ao consumo de vídeos online, sendo 15% em plataformas gratuitas, que exibem publicidade, e 6% em serviços de streaming de vídeo por assinatura. Os dados revelam que, apesar do aumento na disponibilidade de plataformas de streaming, a TV linear ainda ocupa o primeiro lugar na preferência do brasileiro. 

De acordo com a pesquisa, realizada entre 1 de janeiro e 31 de março, a TV representa 92% do consumo residencial de vídeos, enquanto o smartphone fica com 6% desse consumo, seguido pelo computador (1,3%) e pelo tablet (0,2%). Em 2021, 205.876.165 pessoas assistiram aos canais de TV linear e o tempo médio diário gasto em frente à televisão foi de 5h37min. Do tempo dedicado em frente à tela, 25% é dedicado a conteúdos jornalísticos, 18% a novelas, 9% a programas de auditório e 4% a reality shows.  

49% da audiência da TV linear se encaixam na classe C, 30% nas classes A e B e 21% nas classes D e E. Seu maior público possui mais de 60 anos de idade, o correspondente a 33%.