Rádio: companheiro de quarentena dos ouvintes

Pesquisas mostram aumento do consumo do meio e Claretiano Rede de Educação estreia campanha de vestibular durante a pandemia



 Desde que a quarentena começou e as pessoas diminuíram sua circulação nas ruas, os hábitos de compras mudaram e o consumo de meios de comunicação e informação aumentou, incluindo rádio, meio que sempre acompanhou a rotina dos motoristas e se mantém presente nos lares, mostram pesquisas da Kantar IBOPE Media. 

Estar presente através de investimentos publicitários nos meios é uma oportunidade de conversar com o seu público em um momento tão importante como este de pandemia, destaca Valdinei Aparecido de Oliveira, coordenador de Marketing do Claretiano Rede de Educação, que tem mantido as campanhas publicitárias na rádio Jovem Pan, em Ribeirão Preto (SP). O coordenador de Marketing explica que ao iniciar a quarentena em março, a instituição de ensino com sede em Batatais (SP) decidiu antecipar as férias para que as pessoas pudessem se reorganizar em relação à nova rotina e foi oferecida a possiblidade de os alunos negociarem formas de pagamentos da mensalidade. "Entendemos que o momento é de continuar se comunicando com os nossos alunos e termos empatia com o momento. Depois, a economia vai voltar a girar e precisamos estar em movimento". 

Passados os primeiros dias de impacto do isolamento social e as férias escolares antecipadas, o Claretiano Rede de Educação adotou aulas online através de sua plataforma de ensino à distância e lançou dia 11 de abril sua campanha de vestibular na rádio Jovem Pan Ribeirão. A vinheta é estrelada pelo aluno do curso de Música, Gustavo Lima, cantor sertanejo. "Aproveitamos a live que o Gustavo Lima realizou no dia 11 de abril para estrear a campanha de vestibular que será veiculada até agosto. O momento é de nos adaptarmos à nova realidade, fortalecermos nossa marca e buscar oportunidades", ressalta o coordenador de Marketing do Claretiano Rede de Educação que completa 50 anos no final de maio e deve estrear a comemoração da data no formato digital. 

A gerente de Mercado das Empresas Pioneiras Ribeirão Preto, Tayra Rodrigues, observa que o meio rádio vem atraindo novos segmentos, a exemplo de marcas que estão oferecendo produtos com entregas em domicílio. "Em relação ao meio rádio, lançamos para o mercado publicitário 2 produtos, que são o 'De hora em hora na CBN' e o 'Pan Delivery', ambos com foco em empresas que buscam estar presentes na mídia neste momento e se aproximar do consumidor. Nas rádios CBN e Jovem Pan, temos casos de novos clientes que adotaram entregas em domicílio e também de marcas que buscam se fortalecer, a exemplo da Stecar, do segmento automotivo, que continua a anunciar, apesar de a loja estar temporariamente fechada. As rádios CBN e Jovem Pan mantêm sua audiência e presença nos lares", explica.  


De acordo com pesquisa da Kantar IBOPE Media, 77% das pessoas entrevistadas durante a quarentena ouviram rádio. O meio rádio exerce diversas funções neste período de isolamento, com um papel diferente para cada faixa etária. Entre os mais jovens, o rádio nesse momento é para ouvir música. Já os jovens adultos estão ouvindo porque têm mais tempo livre e para se informar sobre a Covid-19, enquanto que os mais velhos escutam para se informar de acontecimentos gerais. Talita Cristina da Silva, analista de Planejamento das Empresas Pioneiras Ribeirão Preto, comenta que os dados ajudam a entender o comportamento dos ouvintes, que são fiéis ao meio e que continuam ouvindo a programação enquanto fazem as atividades do dia a dia. "Estes dados mostram a força que o meio exerce na vida das pessoas. A pesquisa mostra que, ao contrário do que se pode imaginar, as pessoas não estão circulando de carro como antes, mas continuam ouvindo rádio. Outro comportamento observado foi de que as pessoas também interagiram com o meio rádio nas redes sociais. O Facebook das rádios Jovem Pan e CBN apresentaram crescimento de tráfego". 

No Facebook da rádio CBN Ribeirão houve um crescimento de mais de 5 mil na média de visualizações. No período de março de 2020 a maio de 2020, a página do Facebook da CBN Ribeirão aumentou 5,1% o número de seguidores*. Tayra ressalta a credibilidade das marcas CBN e Jovem Pan e a prestação de serviço ao seu público. "Os dados são reflexo do que vem acontecendo na programação das rádios CBN e Jovem Pan. Com a CBN, o ouvinte tem acesso à programação jornalística com informação verídica e apurada. Na Jovem Pan, o ouvinte conta com uma programação musical para quem busca entretenimento. Tenho conversado também com os âncoras das duas rádios e eles notaram que as pessoas vêm entrando em contato e participando mais dos programas, sejam para se informar ou se entreter. Uma ótima oportunidade para as marcas estarem presentes na vida das pessoas", finaliza Tayra Rodrigues.

Fonte: Google Analytics | Facebook | CBN Ribeirão | Fevereiro a Maio 2020*