SXSW começa nesta sexta-feira com novo recorde de participação brasileira

Delegação brasileira é a maior estrangeira presente no evento de inovação, tecnologia e transformação

| Empresas Pioneiras -

Por Douglas Miquelof, diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coolab  

SXSW acontece em Austin, nos EUA
SXSW acontece em Austin, nos EUA

Ao longo dos quase 40 anos de sua realização, o SXSW se tornou uma referência global para inovação, criatividade e networking, atraindo grandes nomes da indústria da música, cinema, mídia, tecnologia e negócios. Apesar do crescimento e da fama internacional, o festival manteve suas raízes em Austin, valorizando a cultura local e a comunidade até 2023, quando contou com sua primeira edição fora do Texas, realizada em outubro último na cidade australiana de Sidney. 

 

A origem do South by Southwest (SXSW) é 1987 em Austin, capital do estado americano do Texas. Seu nome foi inspirado na peça "North by Northwest" de Alfred Hitchcock, com o objetivo de conectar o mundo à cultura local. Naquela época, a internet ainda engatinhava, o muro de Berlim estava de pé e os CDs eram a grande novidade tecnológica. A primeira edição, organizada em pouco tempo, teve cerca de 150 participantes e era focada em música, com a expectativa de ser um evento regional. 

 

Com o passar dos anos, o festival se expandiu e se adaptou às mudanças tecnológicas e culturais, incorporando novas áreas como cinema, tecnologia e interatividade. Hoje, o SXSW é um dos maiores eventos do mundo, reunindo mais de 100 mil pessoas em Austin a cada ano para uma maratona de shows, palestras, workshops, exposições e muito mais. 

 

Mas por que o evento tem atraído tantos brasileiros? As razões são variadas, mas podem se agrupar em três pontos principais: 

 

Inspiração e aprendizado: durante o SXSW o público tem acesso às últimas tendências, estudos, pesquisas e lançamentos sobre os mais diversos segmentos. Da tecnologia, passando pela comunicação, saúde, finanças e muito mais. O SXSW tem em seu histórico a antecipação e revelação de informações que impactarão e transformarão a jornada das pessoas, alterando muitas vezes seu padrão de comportamento e consumo. Na era onde a informação tem alto valor competitivo, executivos, empresários e empreendedores brasileiros aproveitam para sair na frente em mudanças e ajustes na gestão de suas empresas, de produtos, de serviços e de pessoas. 

 

Oportunidades de negócios e networking com o mundo inteiro: O SXSW é um ótimo local para empresas se conectarem com investidores, parceiros e clientes internacionais. O evento também oferece diversas palestras e workshops sobre empreendedorismo e inovação, que são muito valiosas para empresas brasileiras que desejam expandir seus negócios para o mercado internacional. 

 

Valorização da cultura brasileira: O SXSW valoriza a cultura brasileira, o que faz com que os participantes se sintam em casa. Além disso, uma das consultoras de relações internacionais do evento, a americana Tracy Mann, é especialista em brasilidade e no início dos anos 2000, introduziu o Brasil na programação de Austin pela música, artes e filmes, quando o evento ainda era bem pequeno em números de participantes, da quantidade de dias e disponibilidade de conteúdo entre palestras e workshops, se comparado com os dias atuais. 

 

Mas, se você pensa que a presença dos brasileiros está apenas na plateia dos auditórios, salas e arenas ou na música, artes e filmes, se engana. O número de palestrantes brasileiros tem crescido de forma sustentável nos últimos anos. Muitos cientistas, empresários, pesquisadores, professores, executivos, jornalistas, autores, cantores, atores, entre outros profissionais, estão ganhando os palcos com maior frequência. E ainda, há brasileiros realizando mentorias, uma atividade da programação, que tem curadoria do SXSW e muito valorizada, pois aproxima o público de profissionais e personalidades reconhecidas pelas suas contribuições e autoridade nos mais diversos assuntos acolhidos pelo evento. 

 

Em 2024, o evento também contará com uma instalação (Venue, nome dado pela organização), a SPXP Experience, um espaço montado em um imóvel nos arredores do Austin Convention Center, para a comunidade brasileira e internacional viverem, juntos, durante os dias do evento e conectar a essência de São Paulo e do Brasil, com a criatividade e o espírito inovador. A iniciativa é da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competividade (InvestSP) em parceria com a Rede Gerando Falcões. 

 

Para saber mais sobre o evento, acesse o site: www.sxsw.com.  

 Douglas Miquelof é diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coola
Douglas Miquelof é diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coola

Confira outros artigos do BREAK: 

 

Sinergia entre criatividade e propósitos 

 

Uma nova velha forma de ver a publicidade