Motivos para celebrar

por Alexandre Bassora

| EPTV -

Sim! Temos que celebrar 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda. Também, e muito, respeitar e aprender com os últimos anos de Covid-19, dores e perdas. Parece ter acabado a pandemia, mas não sabemos ao certo, não podemos afirmar. Se cuida. Conflitos políticos, país pobre e tristemente fracionado por ideologias e mentiras.

Não importa. Resiliência. Esperança. Temos que festejar, seguir em frente. Profissionais da propaganda são agentes da transformação. Gratidão, que é o estado de compreensão sobre qualquer condição, boa ou ruim. Agradecer. Celebrar o aprendizado, os anos que virão. Vamos em frente.

A propaganda tem só aumentado sua importância e relevância na vida de todos. Reflita. O modelo de negócio e receitas da nossa indústria precisa ser debatido, discutido e estressado, ajustado, sem dúvidas. Mas a importância do profissional de comunicação de marketing, de propaganda, só cresce. Viva a propaganda.

Seja qual for a marca ou produto, serviço, seja qual for o meio, eletrônico ou digital, impresso ou metaverso, a forma, o conteúdo, a estratégia, as verdades identificadas, estabelecidas e propagadas com criatividade. Em todo conteúdo que nos deparamos, a todo momento, há um profissional da propaganda envolvido. Inclusive, o termo se amplificou. Pensa.

Se há 20 ou 30 anos era comum formandos em química, biologia ou arquitetura, profissionais jornalistas ou de relações públicas, escritores, músicos, poetas dentro de uma agência, hoje vemos uma diversidade ainda maior na comunicação. Adicionamos de futuristas a desenvolvedores, de neurocientistas e psicólogos a matemáticos, profissionais da computação e da inteligência artificial, artistas plásticos absolutamente digitalizados. Siglas novas como POs, CPOs, ROI, CTR e siga adicionando as suas. Tantas. Tudo cresceu e ganhou relevância. Celebremos.

A inteligência artificial veio para ficar e transformar, mas não vai substituir, nunca, a criatividade. A propaganda é uma disciplina essencialmente de impacto final no coração da gente. Percepções. É feita de pessoas, para pessoas. A propaganda é um gigante caldeirão potente de talentos propulsores de negócios.

Vamos saudar quem torna uma marca mais conhecida e desejada. Quem encanta e gera atitudes. Celebremos os profissionais envolvidos em toda cadeia de nosso negócio que faz crescer e prosperar, faz girar a economia. Celebremos sem deixar de refletir e de nos responsabilizarmos sobre ESG. Qual é o nosso papel nessa regra fundamental sobre os impactos ambientais, sociais e de governança, nesse processo tão fundamental para a vida e o trabalho? ESG na veia da propaganda. Que assim seja. Feliz dia. Parabéns colegas, amigas e amigos de profissão, amadas e amados. Celebremos.
 

Alexandre Bassora é fundador e CEO da Audaz