Especialista em marketing: o talento de inovar todos os dias

Por Samuel Leite

| EPTV -

"Esteja onde o mundo está indo". A frase da executiva norte-americana Beth Comstock resume com perfeição o principal desafio permanente do profissional de marketing. Em seu livro Imagine It: Forward (em tradução livre, Imagine Isso: Adiante), Comstock, que possui mais de 30 anos de experiência atuando em algumas das maiores empresas do mundo, ressalta que, mais do que nunca, precisamos de pessoas com imaginação e coragem, dispostas a assumir riscos e lutar pelo futuro. Tudo com criatividade para reinventar o que é possível. A obra foi escrita em 2018, mas poderia ter sido ontem. Atemporal, elenca algumas das principais habilidades que sempre foram demandadas de quem atua nesta área, mas que em tempos pós-pandemia, se tornaram cruciais.  

Segundo dados da McKinsey, entre março e agosto de 2020, um em cada cinco consumidores mudou de marca e sete entre 10 experimentaram novos canais de e-commerce. Cerca de 13 milhões de pessoas na América Latina fizeram sua primeira compra online. O nível de digitalização da sociedade esperado daqui a cinco anos foi alcançado em apenas oito meses. No meio dessa verdadeira e acelerada revolução, ficaram as empresas que, mesmo em um movimento contínuo de transformação, onde foram incorporados na última década conceitos como sustentabilidade, conectividade, diversidade, propósito e economia circular, precisaram rapidamente reinventar seu negócio e a forma de se conectar com seus clientes. A grande tarefa que sempre se impõe ao especialista em marketing e que torna sua atuação cada vez mais valorizada e imprescindível é traduzir em ações todas essas mudanças da sociedade, adequando a mensagem e o tom de voz para as marcas que ele representa.  

Na época do novo normal, é preciso pensar o marketing com uma visão mais holística e desenvolver capacidades técnicas e pessoais que ajudem o profissional a acompanhar as mudanças e, por consequência, descobrir os caminhos para ajudar a construir uma trajetória de sucesso para as marcas e companhias. A primeira delas é estar familiarizado com tecnologias inovadoras, algo que já é crítico para qualquer negócio.
A essência desta função é se conectar com os consumidores e hoje grande parte dessa interação se dá no ambiente digital. Não à toa, levantamento do LinkedIn mostra que a busca por profissionais especializados em marketing digital cresce em torno de 33% a cada ano.  

Outro ponto crucial é a habilidade de analisar dados para a tomada de decisões, o que chamamos de data analytics, seja para entender a efetividade de uma campanha, compreender o perfil do público-alvo ou embasar lançamentos.
Com as restrições impostas pela pandemia e verbas cada vez mais enxutas, cada ação precisa apresentar resultados claros de retorno monetário e de vendas sobre o investimento realizado. Esse diferencial é também o que permite a construção das melhores narrativas, ou storytelling, ampliando as chances de chegar ao coração e à mente dos consumidores. De acordo com o psicólogo cognitivo Jerome Bruner, a chance de lembrarmos de uma história é 22 vezes maior do que da divulgação de uma informação isolada. É o momento em que se alinham as expectativas do mercado, as mensagens da marca e as necessidades dos consumidores.  

Todos esses talentos devem se somar a uma disposição permanente de se transformar e se reinventar. Tão dinâmico como as relações humanas, o trabalho do profissional de marketing, como lembra Comstock, está sempre em progresso, em movimento contínuo, nunca está acabado. É o que o torna um especialista em inovar todos os dias e o propósito de conectar marcas e consumidores, em uma das carreiras mais apaixonantes.  

Em tempo: gostaria de agradecer o convite para participar do Break. Será uma grande honra dividir com você, meu caro leitor, um pouco das minhas percepções como a tecnologia e a inovação estão transformando nossas vidas. Até o próximo artigo. 

 Samuel Leite, jornalista, publicitário e empreendedor. Líder da agência Digitale, Presidente da APP Campinas (Associação dos Profissionais de Propaganda), Trabalha há mais de 20 anos em comunicação digital para as mais importantes marcas do Brasil, como Vivo, Microsoft, Honda Brasil entre outras.