Especialista em marketing: o talento de inovar todos os dias
Por Samuel Leite
"Esteja onde o mundo está indo". A frase da executiva norte-americana Beth Comstock resume com perfeição o principal desafio permanente do profissional de marketing. Em seu livro Imagine It: Forward (em tradução livre, Imagine Isso: Adiante), Comstock, que possui mais de 30 anos de experiência atuando em algumas das maiores empresas do mundo, ressalta que, mais do que nunca, precisamos de pessoas com imaginação e coragem, dispostas a assumir riscos e lutar pelo futuro. Tudo com criatividade para reinventar o que é possível. A obra foi escrita em 2018, mas poderia ter sido ontem. Atemporal, elenca algumas das principais habilidades que sempre foram demandadas de quem atua nesta área, mas que em tempos pós-pandemia, se tornaram cruciais.
Segundo dados da McKinsey, entre março e agosto de 2020, um em cada cinco consumidores mudou de marca e sete entre 10 experimentaram novos canais de e-commerce. Cerca de 13 milhões de pessoas na América Latina fizeram sua primeira compra online. O nível de digitalização da sociedade esperado daqui a cinco anos foi alcançado em apenas oito meses. No meio dessa verdadeira e acelerada revolução, ficaram as empresas que, mesmo em um movimento contínuo de transformação, onde foram incorporados na última década conceitos como sustentabilidade, conectividade, diversidade, propósito e economia circular, precisaram rapidamente reinventar seu negócio e a forma de se conectar com seus clientes. A grande tarefa que sempre se impõe ao especialista em marketing e que torna sua atuação cada vez mais valorizada e imprescindível é traduzir em ações todas essas mudanças da sociedade, adequando a mensagem e o tom de voz para as marcas que ele representa.
Na época do novo normal, é preciso pensar o marketing com uma visão mais holística e desenvolver capacidades técnicas e pessoais que ajudem o profissional a acompanhar as mudanças e, por consequência, descobrir os caminhos para ajudar a construir uma trajetória de sucesso para as marcas e companhias. A primeira delas é estar familiarizado com tecnologias inovadoras, algo que já é crítico para qualquer negócio.
A essência desta função é se conectar com os consumidores e hoje grande parte dessa interação se dá no ambiente digital. Não à toa, levantamento do LinkedIn mostra que a busca por profissionais especializados em marketing digital cresce em torno de 33% a cada ano.
Outro ponto crucial é a habilidade de analisar dados para a tomada de decisões, o que chamamos de data analytics, seja para entender a efetividade de uma campanha, compreender o perfil do público-alvo ou embasar lançamentos.
Com as restrições impostas pela pandemia e verbas cada vez mais enxutas, cada ação precisa apresentar resultados claros de retorno monetário e de vendas sobre o investimento realizado. Esse diferencial é também o que permite a construção das melhores narrativas, ou storytelling, ampliando as chances de chegar ao coração e à mente dos consumidores. De acordo com o psicólogo cognitivo Jerome Bruner, a chance de lembrarmos de uma história é 22 vezes maior do que da divulgação de uma informação isolada. É o momento em que se alinham as expectativas do mercado, as mensagens da marca e as necessidades dos consumidores.
Todos esses talentos devem se somar a uma disposição permanente de se transformar e se reinventar. Tão dinâmico como as relações humanas, o trabalho do profissional de marketing, como lembra Comstock, está sempre em progresso, em movimento contínuo, nunca está acabado. É o que o torna um especialista em inovar todos os dias e o propósito de conectar marcas e consumidores, em uma das carreiras mais apaixonantes.
Em tempo: gostaria de agradecer o convite para participar do Break. Será uma grande honra dividir com você, meu caro leitor, um pouco das minhas percepções como a tecnologia e a inovação estão transformando nossas vidas. Até o próximo artigo.