Revolução: Grupo Unis reposiciona marca e investe em G1 e EPTV Sul de Minas

Com o propósito de empoderar para transformar a realidade, centro universitário transmite em comunicação sua revolução no mercado de educação

| EPTV -

Frente às transformações no setor da educação, o Grupo Unis, fundado há mais de 20 anos em Varginha (MG), decidiu investir em campanhas institucionais ao longo de 2020 e assumiu a nova cultura de inovação da marca. A instituição tem como DNA o constante investimento em técnicas, metodologias e estruturas mais modernas, oferecendo qualidade em seu ensino. Devido ao momento pandêmico e as mudanças na educação, o Unis viu a necessidade de ampliar sua visibilidade e de reposicionar a marca perante o mercado.


Evans Filgueiras, superintendente de Inteligência e Mercado do Grupo Unis, conta que foi preciso revolucionar os métodos de ensino e, assim, adaptar os alunos para as novas tendências do mercado de trabalho. "O Unis já estudava várias tendências de mercado para inovar. Com a pandemia, isso acelerou. Em vez de evolução, um processo natural e orgânico, o Unis optou pela revolução, que é quando uma empresa age intencionalmente para impulsionar, cada vez mais, a transformação. Estamos a revolucionar a mente dos colaboradores, professores, pais e alunos fazendo-os sonhar mais alto para realizar o futuro".

A condução da divulgação das campanhas institucionais do Grupo Unis em parceria com a EPTV Sul de Minas contam aos poucos a história do centro universitário e seu novo posicionamento, através de um sólido e frequente storytelling. E foi com essa proposta que o Unis explanou suas ideias e o seu anseio por mudança, cativando o ouvinte e convidando-o a fazer parte da sua marca. Dividida em partes, as campanhas apresentaram uma narrativa para explicar o novo posicionamento. Em 2020, começou com o desejo de inovar, seguido pela campanha do porquê a empresa está revolucionando e crescendo e, ainda neste ano, será comunicado ao público o que o novo Unis tem a oferecer.

Estrategicamente, o Grupo realizou campanhas institucionais reforçando os valores e propósitos da empresa. A primeira foi a "Somos Juntos" nos meses de junho a julho, seguida da "Revolução e Cresça" nos meses de outubro a novembro e geraram ótimos resultados. "Começamos as campanhas do "Somos Juntos" para trazer primeiramente para as pessoas esse processo de inovação e só depois começar com a de "Revolução", assumindo essa postura com um discurso mais arrojado e apresentando nosso vestibular", explica Evans.
A marca adotou formatos de mídia diferentes e se aliou à credibilidade do Grupo EP., com campanhas na programação da EPTV Sul de Minas, além de conteúdo de informe publicitário no portal do G1. "Utilizamos um crossmedia forte, com TV e G1, gerando vários informes para explicar melhor o que queríamos passar para o público", comenta. Evans também ressalta a importância do planejamento de mídia que deve trazer um conteúdo relevante ao seu público, além da escolha da mídia, destacando o poder da audiência da televisão no sucesso da sua estratégia de marketing. "A TV é uma mídia de grande impacto em um grau maior de credibilidade. Quando você vai pra TV, você se expõe de uma maneira muito forte", afirma o superintendente.

Ações

O Reitor e Presidente do Grupo Unis, Prof. Stefano Gazzola, destaca que o propósito de inovação do grupo vai além das campanhas. Em 2020, a instituição junto com o Conselho Empresarial do Sul de Minas (Cesul) fundou o Cesullab, um Hub de Inovação em Varginha (MG), com o ideal de impulsionar o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental por meio de metodologias e estruturas inovadoras. "As transformações que o mundo precisa também passam universidade, contudo o nossa responsabilidade para com o desenvolvimento vai além dos muros da universidade. Nosso propósito é empoderar gente para transformar realidades, e isso é o que nos direciona e nos inspira a defender e co-criar uma sociedade mais justa, autônoma e relevante."

A empresa também incentiva os seus alunos a revolucionarem com o projeto de internacionalização. No Unis, as barreiras geográficas não são um empecilho, devido a rede de cooperação internacional com mais de 30 países ativos. "São parcerias com instituições estrangeiras que oferecem oportunidades para os alunos do Unis desenvolverem seus projetos no exterior. Assim como o Unis também recebe estudantes de outras nações para compor seu time. Nosso propósito é empoderar gente para transformar realidades", afirma Gazzola.

 

A marca, que já tem parceria há mais de 16 anos com o Grupo EP, vem implementado tecnologia em suas salas de aula, estimulando os alunos a desenvolverem outras habilidades além do currículo acadêmico, como educação corporativa, resolução de problemas, planejamento e a produção de um projeto real avaliado por profissionais do mercado. Um dos destaques do Grupo Unis é a criação da Agência de Carreira, onde os estudantes de graduação e pós-graduação poderão receber orientações sobre sua trajetória profissional e futuras escolhas de carreira. São diversas parcerias com empresas importantes, permitindo a execução de aulas práticas e aumentando a oferta de estágios.

Para este ano, o Grupo Unis já vem se preparando para novas ações de divulgação no mês de abril e continuará investindo nos meios de comunicação clássicos. "O time comercial da EPTV têm nos ajudado a pensar as ações. Por isso, na nova campanha, queremos mostrar para que serve o Unis e juntos elevar as pessoas e, assim, mudar a realidade e o contexto em que vivemos", finaliza Evans.