Via Mondo ensina como fazer a gestão de negócio em tempos de crise

A estratégia da concessionária de veículos para períodos de crise é manter investimentos em publicidade na EPTV e em tecnologia


Paulo Bontempo, da Via Mondo

A Via Mondo, no segmento de automóveis há 30 anos, faz parte do grupo Good Time, com sede em Pouso Alegre (MG) e filiais em outras cidades do Sul de Minas e na capital do estado, Belo Horizonte. Experiente no segmento, a Via Mondo e seu fundador, o sócio-proprietário Paulo Bontempo, já passaram por inúmeras experiências durante o período de atuação no mercado. A entrevista foi realizada antes da pandemia do novo coronavírus, quando a economia dava sinais positivos de retomada. 


Ao fazer uma análise sobre o segmento automobilístico nas últimas décadas, Paulo Bontempo comenta sobre a crise que o setor já vivenciou e destaca sua estratégia adotada em meados de 2013 que ajuda a orientar os empresários para os efeitos do isolamento social no presente. "O ano de 2012 foi bastante otimista, com as montadoras produzindo muito, mas com especialistas prevendo uma recessão na economia para os anos seguintes. Então, 2013 foi um ano que obrigou todos os empresários a tomarem decisões difíceis, e a Via Mondo traçou sua estratégia, que consistiu em enxugar os custos com lojas físicas e colaboradores e blindar o que era essencial para se manter atuante durante o pior cenário". 

Segundo Paulo Bontempo, os setores de Tecnologia e Publicidade foram blindados dentre os cortes de custos e interpretados como investimento. A estratégia do Grupo Good Time previa a informatização e criação de um novo software para a modernização da empresa. Já a publicidade, que inclui a parceria com a EPTV Sul de Minas, seria necessária para atrair o máximo de público para as lojas continuarem operando. "Foram essas medidas que possibilitaram a manutenção das atividades durante os anos de 2014 a 2018, gerando um fôlego extra para o grupo de empresas voltar a crescer em 2019. A EPTV é uma grande parceira. Estamos na EPTV há 24 anos ininterruptos, de janeiro a dezembro, e nunca deixamos investir na TV. A TV aberta é escolha da Via Mondo por ser a melhor forma de levar clientes para a loja. É uma estratégia que traz bons resultados para o grupo, deixando a marca em evidência. Costumo destinar 80% da minha verba de publicidade de TV na EPTV". 

A empresa já realizou diversas campanhas junto à EPTV, desde os famosos Feirões, que lotavam as concessionárias aos domingos, às campanhas mais recentes. A vocação do grupo é concretizar negócio e oferece diversos serviços para que o cliente tenha a comodidade e tranquilidade de encontrar tudo que precisa junto à Via Mondo, incluindo desde a aquisição à venda de automóvel, seguro, oficinas autorizadas, pintura e acessórios. "Proporcionamos a melhor experiência para o cliente e somos especialistas em concretizar negócio. Cuidamos do sonho do cliente desde quando ele nos procura para comprar o seu primeiro carro até o momento em que ele investe em modelos esportivos", finaliza ele sobre como dirige a empresa para chegar a destinos de sucesso.