EP FM 84,9, emissora de rádio própria do Grupo EP, chega a Campinas (SP)
Empresa de mídia reúne autoridades locais e mercado publicitário de Campinas e região para apresentar emissora de rádio de entretenimento, que conta com a junção de áudio e internet para interagir com o ouvinte

O Grupo EP, conglomerado de mídia do interior paulista e Sul de Minas, anuncia a chegada de sua emissora de rádio na área de cobertura da Região Metropolitana de Campinas (SP). A EP FM inicia a transmissão de seu conteúdo próprio nesta segunda-feira, dia 02 de outubro, na frequência 84.9 FM, data que marca também a semana de aniversário de 44 anos da EPTV, uma das empresas do Grupo e afiliada à Rede Globo. O lançamento foi realizado durante evento de inauguração dos estúdios da EP FM e da CBN Campinas na sede da empresa, em Campinas (SP), e reuniu autoridades locais, imprensa e mercado publicitário. Esse é o terceiro lançamento da marca, que anunciou as transmissões em Araraquara (95,7 FM) e em São Carlos (103,9 FM) no início deste ano. O Grupo EP também detém as rádios CBN Ribeirão, Jovem Pan Ribeirão e CBN Campinas, a qual ganhou um novo estúdio na cidade.
A programação diária da EP FM Campinas contempla quadros musicais diversificados, entretenimento, esportes, variedades e cultura. O conteúdo é transmitido a partir de uma linguagem dinâmica e leve, mantendo a credibilidade do Grupo EP. "A EP FM chega a Campinas trazendo uma programação musical diferenciada, que vai da música contemporânea adulta à eletrônica. Contamos com uma equipe experiente, com locutores e apresentadores de primeira linha e muito animados em servir a região. A emissora nasce com o DNA de qualidade dos veículos do Grupo EP e de nossas outras marcas", diz André Coutinho Nogueira, copresidente do Grupo EP, durante evento de inauguração dos estúdios das rádios.
Segundo o Inside Audio 2023, da Kantar IBOPE Media, 57% da população brasileira estão ouvindo o meio em maior quantidade do que nos últimos seis meses e 38% dos ouvintes de rádio consideram que a possibilidade de escutar online mudou a forma como consomem o meio. "A EP Campinas traz em seu time locutores versáteis e com grande carisma no cenário de rádios na região de Campinas. Com a missão de impactar seus ouvintes em toda sua jornada diária de forma dinâmica e descontraída, a rádio trará excelência nas entregas comerciais, promocionais, ativações e produção de conteúdo de qualidade. Entrega ao mercado publicitário oportunidades de associar as marcas envolvendo todas as plataformas de consumo de rádio, redes sociais e ativações de forma planejada e consistente", diz Leonardo Guinesi, Head Comercial de Rádios do Grupo EP.
Aplicativo e presença digital. Para além do dial, seu conteúdo está presente nas redes sociais e no consumo de rádio via streaming, por aplicativo, a fim de manter uma maior interatividade com a audiência e em sintonia com o crescente engajamento do meio rádio. O aplicativo da EP FM é uma novidade também para Araraquara e São Carlos, disponível para download nos dispositivos Android e Apple. A EP FM está no dial estendido, por isso é importante se programar para sintonizar e curtir a programação.
André Otaviano, diretor de marketing do Grupo EP, afirma que a rádio vem para expandir o portfólio em Campinas, trazendo entretenimento com uma marca própria do Grupo e oportunidades comerciais para as marcas. "Entendemos que a rádio precisa estar na rua, onde a audiência está, para impactar os ouvintes em sua jornada diária de forma dinâmica e descontraída. Além das oportunidades para a associação das marcas com todas as plataformas de consumo de rádio, também queremos levá-las para as oportunidades na rua conosco", diz ele sobre as possibilidades, como sorteios e blitz nas ruas. O Grupo EP também está aberto para desenhar novas oportunidades junto das marcas, de acordo com suas necessidades.
Otaviano conta que a campanha de divulgação da emissora contou com o apoio da Agência Desafio. Juntos, a agência e o Grupo EP foram para a rua consultar a população sobre o que sentiam falta nas rádios. A novidade foi apresentada no intervalo comercial do Fantástico no último domingo, 01/10, juntamente com a contratação da apresentadora do programa diário matinal, Larissa Cavalcante.
Comediante, influenciadora e apresentadora de rádio, Larissa Cavalcante chega à equipe da emissora para somar, com seu próprio quadro diariamente das 7h às 10h. "O rádio acompanha o ouvinte ao vivo para onde ele vai e se fortalece ainda mais com a união com a internet. Queremos levar leveza, diversão e interatividade para a audiência matutina, que está se deslocando para o trabalho, para a escola, ou curtindo seu tempo de descanso em casa", conta Larissa. Também serão realizados sorteios de prêmios para a audiência e blitz nas ruas voltadas para a interação com o público local.
Vinícius Zelante Góes, diretor de Negócios do Grupo EP, ressalta que o Grupo EP fortalece sua presença em rádio com a nova marca. "Com a criação da nova rádio em Campinas, o Grupo EP cria um canal de relacionamento com os públicos, através de conteúdo multiplataforma variado para todos os perfis de públicos, oferecendo também novas possibilidades ao mercado publicitário".
Inauguração estúdio CBN Campinas
O Grupo EP apresenta, ainda, outra novidade em relação às emissoras de rádio da empresa: a inauguração do estúdio da rádio CBN na sede da EPTV Campinas. O conglomerado de mídia anunciou a aquisição da emissora em dezembro de 2022. "Com a aquisição da CBN Campinas, reforçamos o compromisso com o desenvolvimento e o sucesso das regiões de atuação, e consolidamos a estratégia multiplataforma de comunicação na RMC", afirma André Coutinho Nogueira.
O diretor de Relações Institucionais e Rádios do Grupo EP, Paulo Brasileiro, destaca o papel do Grupo EP na sociedade, prestação de serviço e relacionamento com Campinas e região. "A chegada da EP FM em Campinas e o novo estúdio da CBN Campinas reforçam nossa presença no cenário da mídia regional, ampliando o compromisso institucional de prestação de serviços com qualidade e credibilidade, desenvolvimento da região de atuação e fortalecimento das comunidades".
A CBN, Central Brasileira de Notícias, é a maior rede de jornalismo no rádio do país e leva informações ao público 24 horas por dia, com transmissões para as principais cidades e capitais de 15 estados, além do Distrito Federal.
EP FM Campinas
Estreia: 02 de outubro
Frequência: 84.9 FM
Site: epfm.com.br
Redes Sociais: @epfmcampinas
Aplicativo: Rádio EP FM
CBN Campinas
Frequência: 99,1 FM
Site: portalcbncampinas.com.br
Redes Sociais: @cbncampinas
Aplicativo: CBN Campinas