Projeto comercial inédito do Grupo EP auxilia marcas junto ao consumidor final

Mesa de Performance foca em ações de inteligência, estratégia multiplataforma nos investimentos em mídia e resultados

| EPTV -

Conhecer o cliente do cliente. Esta é uma das premissas e ações que englobam as possibilidades da "Mesa de Performance", novo serviço da área comercial do Grupo EP, que auxilia marcas parceiras a tomarem decisões cada vez mais efetivas em suas comunicações. O projeto coloca uma lente analítica nos investimentos em mídia dos anunciantes, com o propósito de mensurar, expor os resultados das ações de mídia e otimizar o investimento para buscar mais resultados para o cliente, baseando-se em dados obtidos pelo Grupo EP e pesquisas com o cliente final para propor campanhas alinhadas à sua jornada. 

Para isso, o projeto "Mesa de Performance" coloca a inteligência e a estratégia no foco das campanhas. Danielle Senatore, gerente de planejamento de mercado do Grupo EP, conta que o projeto totalmente customizado escuta a dor do cliente, ajudando-o a entender sua necessidade de comunicação e a desenvolver ações mais efetivas. "Nós concentramos métricas, análises de indicadores obtidos pelo Grupo EP e também pelo cliente, resultados de pesquisas, dados de ferramentas de mercado que nos permitam apoiar o cliente a tomar as melhores decisões de mídia. Com o projeto, o cliente recebe a adequação da campanha ao longo da veiculação se necessário, product owner dedicado ao projeto, pós-venda semanal, mais agilidade nos processos e possibilidade de pesquisas especiais do segmento e com o consumidor, além de pesquisas exclusivas a partir de seu indicador de performance". 

Stéfani Espinosa, supervisora de planejamento de mercado do Grupo EP, explica que, para participar do "Mesa de Performance", o cliente parceiro precisa ter dados e informações do negócio organizadas. "É uma relação de transparência. É preciso estar disposto a fazer reuniões recorrentes de validação de protótipos, participar do processo de cocriação do plano de mídia, fazer ponte com a agência e disponibilizar acesso a informações estratégicas da empresa". Para que a análise da marca e do resultado da campanha seja efetiva, o novo serviço conta com um período mínimo de três meses de duração, completa Maurício Falsarella, gerente de mídias digitais do Grupo EP. "Nos debruçamos na análise sobre o negócio do cliente, segmento, e precisamos que a campanha aconteça por um período que nos permita medir, agir e otimizar os resultados dos clientes". 

O Campinas Shopping Móveis, sediado em Campinas (SP), foi o primeiro cliente parceiro a vivenciar o novo serviço. Silvana Nader, diretora no Campinas Shopping Móveis, relata a experiência da marca com a "Mesa de Performance". "A proposta apresentada pelo Grupo EP nos pareceu bastante inovadora e diferenciada porque propunha analisarmos juntos um trabalho para identificar melhor a jornada do consumidor, seu perfil e as mídias mais aderentes". 

O proprietário do Campinas Shopping Móveis, Jorge Nader, relata que, com a experiência do projeto, a empresa tem acertado mais na comunicação da marca. "Com a "Mesa de Performance", conseguimos otimizar o investimento, a partir do conhecimento ainda melhor sobre perfil e hábitos do nosso cliente. Fizemos uma campanha de 15 dias, investindo em cerca de 30 inserções para divulgar nossa campanha de "Limpa Estoque". O investimento traz resultados". 

Segundo dados monitorados pelo Grupo EP, durante o período da campanha, o site teve 16% a mais de usuários e o tempo de permanência aumentou em 80%. "O Campinas Shopping Móveis teve aumento no fluxo de clientes na loja e no faturamento. No pós-venda das campanhas, entregamos, no digital, um CTR relevante e na TV, o comercial alcançou mais de 508 mil pessoas com uma frequência média de 4,3 vezes. Assim, ele foi visto mais de 2,7 milhões de vezes pelos telespectadores do target na área de cobertura da EPTV Campinas", afirma Carol Pazinato, analista de inovação e novos negócios. 

Silvana Nader diz acreditar que a parceria agregou conhecimento e experiência à marca. "Identificamos pontos de melhoria na nossa comunicação e mudamos a forma de fazer mídia. A TV é parte de uma estratégia omnichannel e tivemos uma boa experiência com os portais G1 e A Cidade ON, com veiculação de conteúdos diferenciados. É uma oportunidade para outras empresas que buscam se reinventar".  

Investimento estratégico em mídia
Maurício Falsarella, gerente de mídias digitais do Grupo EP, explica que o consumidor atual é multicanal desde sua jornada de compra até seu consumo de entretenimento. Uma pesquisa da Ipsos aponta que 73% dos consumidores utilizam diversos canais antes de efetuarem uma compra. "O investimento em mídia deve estar em todos os canais, acompanhando a jornada desse consumidor". Já de acordo com a Forbes, 80% dos consumidores estão mais propensos a comprar de uma marca que oferece experiências customizadas. 

Segundo estudo da Kantar Ibope Media, o uso das TVs conectadas nos lares brasileiros mais do que dobrou em 5 anos, indo de 27% em 2017 para 59% em 2021. A TV linear, que compreende canais abertos e pagos, é responsável por 79% do tempo de consumo de vídeos nos lares brasileiros e assistida por 93% da população brasileira. "A TV é um excelente canal para construção de marca, para comunicação em massa e para impactar todas as gerações", diz Stéfani Espinosa. 

Quanto aos portais de notícia, 92% dos leitores brasileiros acessam notícias por meios digitais ao menos duas vezes na semana e 83% ao menos uma vez no dia. 58% confiam mais em portais de notícias para se informar e 65% dos leitores brasileiros de veículos digitais aumentaram o consumo de notícias. É o que afirma uma pesquisa conduzida pela Provokers e encomendada pela Luminate. 

O Grupo EP também possui frentes em eventos, podcasts, videocasts, marketing de conteúdo e muito mais. Confira cases de sucesso para se inspirar:  

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