Empresas voltadas ao público 60+ adotam comunicação direcionada à qualidade do serviço
Público exigente e com poder de compra, Geração Prateada procura por marcas que entregam valor e que "brilhem" aos seus olhos
E o nível de serviço voltado a este público também tem que brilhar. Gabo Morales, Diretor de Comunicação do Norden Hospital e Plano de Saúde, destaca que desconfiança e ceticismo são características comuns a todos os consumidores modernos. A disputa pela atenção do espectador ganhou novas frentes e nesse processo o nível de ruído na troca de informações tornou necessária uma reorientação do marketing para o awareness. Algumas vezes, não para o bem, mas para o mal. "A origem deste ceticismo vem do fato de que para algumas empresas o investimento em publicidade cresceu mais do que o investimento na experiência do cliente com a marca. É o desafio e a responsabilidade das empresas mostrar seu comprometimento com a entrega de um serviço ou produto de qualidade de ponta a ponta. Recuperando esse equilíbrio, a publicidade deve vir para dar legitimidade ao que a empresa já faz sem ela: atender bem, com cuidado, consideração, escuta, repercutindo corretamente críticas e sugestões, inovando".
Eles vêm ganhando muito destaque ultimamente, seja participando da rotina econômica brasileira, comercial e até mesmo publicitária. Isso acontece também pela sua inserção na atualidade e novas tecnologias, onde muitos se adaptaram ao meio digital. "A ideia de que o público 60+ não engaja em plataformas e canais digitais muito em breve se tornará um mito, por exemplo. Mesmo assim, entendemos que a digitalização excessiva da jornada do cliente é negativa para todas as faixas etárias", acrescenta o diretor de comunicação.
Segundo Gabo, no Norden Hospital e Plano de Saúde, há um grande investimento na qualidade do serviço e na referência entre os clientes. "Uma comunidade feliz e satisfeita com os serviços é a melhor estratégia de crescimento", diz. Baseado nisso, há o seguimento de alguns preceitos que são considerados essenciais para o merecimento e a confiança desse público: clareza na comunicação, transparência, entregar conteúdo com valor.
Segundo Ana Paula de Matos, Coordenadora de Marketing e Relacionamento com o Cliente do Direito de Ouvir, empresa de Aparelhos Auditivos, o público 60+ dá muito mais valor ao serviço que ao produto em si. "É claro que o produto tem que ser de qualidade, mas o bom atendimento, a clareza das informações, a transparência honestidade na negociação e o pós-venda precisam ser impecáveis".
Ana Paula destaca que o público com mais de 60 anos está cada vez mais conectado, bem informado e contam com uma rede de apoio, como filhos e netos, extremamente adaptados à tecnologia, o que os influencia cada vez mais. "Acredito que seja necessário quebrar o estereótipo de que os idoso são aqueles senhores com a bengala na mão, que não têm vontade própria e são incapazes de tomar decisões. É preciso agregar valor ao que está sendo oferecido, enxergar o que realmente faz a diferença para esse tipo de consumidor. É extremamente gratificante oferecer uma solução que tem relação com esse tipo de cliente e vê-lo totalmente satisfeito. Diria que é um nicho ainda pouco explorado e um potencial enorme".
Ambas as marcas concordam que promover longevidade é o propósito que deve permear os negócios e ser transmitido na comunicação, de forma comprometida. "Viver mais e melhor é uma aspiração que todos devemos ter e na qual devemos investir sempre. No Norden, nenhuma decisão é tomada sem antes refletirmos sobre seus efeitos na qualidade de vida e longevidade de quem planeja sua saúde conosco e, muitas vezes, também da comunidade em geral", finaliza ele.
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