Por que Pantanal é a queridinha dos telespectadores e anunciantes?
A novela se torna a mais vista na plataforma do Globoplay e vem batendo recordes, tornando-se o "destino" das marcas
Sucesso nas telinhas. O remake da novela Pantanal, que teve suas estreia dia 28 de março, vem conquistando cada vez mais uma onda de telespectadores. Desde então, 151 milhões de pessoas viram Pantanal, ou seja, 7 em cada 10 brasileiros. A trama trouxe crescimento na audiência entre segmentos que estavam distantes das novelas, com aumento de 33% de mais homens, 32% mais jovens, e 33% mais pessoas das classes AB e C1.
E a sua fama não para por aí! Um modão antigo, 75 anos depois de ser lançado, se tornou um improvável hit nos últimos meses, "Cavalo preto", gravada pela primeira vez em 1946 pela dupla Palmeira e Luizinho. Sua reprodução na novela começou por ser a música preferida de José Leôncio, personagem de Marcos Palmeira. Ela está em auge na plataforma de músicas Spotify, o número de plays da canção cresceu 931% nos primeiros dois meses de exibição do remake, já as buscas pela faixa no YouTube aumentaram mais de 3.000% no mesmo período.
Quando estava com pouco menos de dois meses no ar, Pantanal entrou para a história do Globoplay. A emissora informou que a nova versão da trama de Benedito Ruy Barbosa se tornou a novela da Globo mais vista da história na plataforma de streaming, lançada em 2015. Foi mostrado que a novela das nove é vista diariamente por até 36 milhões de telespectadores em todo o país, de segunda a sábado. Outro destaque é que a novela é dona das maiores audiências de 2022 na TV brasileira.
Devido a essa grande visibilidade, até mesmo o sotaque pantaneiro ficou famoso em vídeos nas redes sociais, neles as pessoas tentavam imitar e entonar falas famosas de diálogos dos personagens.
Anunciantes no Pantanal
No dia 15 de abril, a Casas Bahia levou à novela Pantanal um conteúdo publicitário e comercial que complementa a ação inserida na novela. A intenção era potencializar a mensagem e campanha de marca "Tudo que a vida pede, pede Casas Bahia", destacando sua infinidade de produtos de importância para o personagem como casaco, lanterna, boné, copo térmico e diversos outros, além de contextualizar a entrega "#Papum" fazendo link com a narrativa do capítulo.
Mas por que é vantajoso anunciar em uma produção global como Pantanal? A explicação é simples. As novelas da Globo já envolvem os telespectadores desde sempre, principalmente às das 21h. Normalmente são enredos que o brasileiro se identifica ou que geram curiosidade, levando ao sucesso. Por isso, esse novo remake em pouco tempo de estreia já conquistou o público, por gerar reconhecimento de identidade.
Para exemplificar, o Canal Brasil fez um estudo, onde mostra que os consumidores ativos têm uma grande porcentagem de audiência em produções nacionais, 70% deles possui TV por assinatura, 91% acessa serviços de streaming ou vídeo sob demanda, 68% assina ou paga sob demanda por serviços de streaming ou vídeo sob demanda.
Dessa forma, novelas ou produções que viralizam e estão na rotina do público, é uma ótima forma de trazer notoriedade para o seu produto ou marca. A marca Itaipava 100% Malte usufruiu dessa estratégia, criando situações em que a marca se entrelaça naturalmente no enredo da novela, como festas, encontros, roda de amigos e até um casamento, gerando foco para o seu lançamento recente.
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