Mídia: o profissional matemático e criativo das agências
Confira histórias dos quatro profissionais da área ouvidos pelo BREAK
O profissional de Mídia é um dos mais estratégicos do mercado publicitário. Responsável pela ponte entre a marca e os veículos de comunicação, esse profissional enfrenta vários desafios para chegar na melhor decisão para a empresa. O BREAK conversou com profissionais de cada região de abrangência do Grupo EP.
Adriano Gadbem, head de atendimento na A/Zagga Comunicação, de Três Corações (MG), está no mercado publicitário há 22 anos. Ele conta que foi atraído pelos desafios da profissão. "Tenho enorme satisfação de trabalhar com a propaganda nacional. O desafio da criatividade e os aspectos organizacionais que a profissão exige me motivaram a me tornar publicitário".
A analista de mídia da Agência 6P, de Ribeirão Preto (SP), Lucia Marcon, é apaixonada pela área de mídia desde a faculdade. Para ela, sua profissão é o momento de fazer o que foi idealizado tornar realidade. "Sempre gostei muito desse contato com os veículos de comunicação e como o cliente consegue conversar com o público dessa forma. Ver a campanha na rua, sendo veiculada, é muito prazeroso", diz.
Exigências do mercado
Mas exercer a profissão de Mídia requer muita determinação. Henrique Miura, head de mídia e business intelligence da Agência Desafio, de Campinas (SP), comenta que o mercado atual espera muita visão analítica por parte do Mídia. "O profissional de mídia sempre foi o mais de exatas dentro de uma agência. Hoje, mais do que nunca, com tanta informação disponível, ele também é responsável por levar tudo o que acontece para dentro da agência. Não dá mais para o Mídia ser introspectivo, ele é uma parte essencial".
Yasmin Moreira, que atua como profissional de Mídia na Pipers Design, de Vargem Grande do Sul (SP), acredita na importância do olhar humano. "Além de um profissional que analise tudo de forma intencional e estratégica, o mercado exige pessoas que saibam entender o público e olhar com sensibilidade para todas as interações da marca", explica.
Para trabalhar na área é preciso, também, estar sempre atualizado. "O profissional precisa estar sempre em sintonia com o mercado. Saber o que está em alta em cada meio, os principais assuntos do momento, e o que as pessoas têm feito. Quando viramos essa chave na nossa cabeça, conseguimos enxergar oportunidades de mídia em qualquer lugar", afirma Marcon.
Conselhos
Rovilson Júnior é fundador da Pipers Design. A agência é responsável pelo conceito IMV Investimento mínimo viável, pelo qual é apresentado ao cliente uma estratégia criativa personalizada ao seu perfil. Ele aconselha quem se interessa pela área. "Saiba interpretar uma campanha não muito boa. Ela dependerá muito dos seus esforços para conquistar um resultado de promoção e aprendizagem".
Adriano Gadbem completa essa ideia. Para ele, além da interpretação e análise, também é importante olhar para o mercado com os olhos do consumidor. "Enxergar com os olhos de um terceiro é muito importante. Além disso, ter organização é fundamental e saber que uma ação inesperada pode ser o grande diferencial da campanha. É preciso muita leitura, pois conhecimento é bom para todos", compartilha.
Já Yasmin Moreira acredita no poder transformador da proatividade. Na sua visão, essa característica é essencial para criar estratégias e ações que beneficiam a marca. "Mas não deixe que a correria do dia a dia tire a sua sensibilidade para entender a marca, o produto e as expectativas do consumidor", alerta.
Cases de sucesso
Esforço e dedicação geram resultados. Henrique Miura relembra o sucesso da campanha realizada pela agência Desafio para a OKOFlex, que promovia um equipamento novo no mercado, cujo objetivo é diminuir o consumo de combustível do automóvel sem alterar sua performance. A campanha consistia em uma série de ações de merchandising no programa Terra da Gente, da EPTV. "Quando a matéria foi para o ar, tivemos não só um aumento de clientes procurando pelo produto e pedindo a instalação, como pessoas nas redes sociais defendendo o produto para quem questionava sua eficácia", relata Miura.
Lucia Marcon destaca a Campanha de Processo Seletivo 2022 para o Centro Universitário Barão de Mauá, voltado para o público de diversos cursos, realizada pela agência 6P. "O número de matrículas teve um aumento considerável, superando as expectativas. Além do aumento de alunos por curso também. Sem dúvidas, foi um ótimo resultado para um trabalho que foi pensado em conjunto desde o primeiro momento", conta.
Focado em estratégias de comunicação integrada, Adriano Gadbem comenta sobre a experiência da A/Zagga Comunicação com o portfólio do Grupo EP. "Iniciamos um informe publicitário na EPTV com um programa inédito todos os sábados direcionados ao produtor rural. Como havia um conteúdo semanal diferente, pudemos dar visibilidade aos produtos e serviços do cliente com maior amplitude e conseguimos reduzir um planejamento de 12 meses para 4 com eficiência e resultados". Segundo ele, a campanha destinada à operação Brasil de uma multinacional teve reflexos inclusive nas ações internacionais da empresa.
Já a Pipers Design se orgulha de sua campanha para a Família Trevisan, em parceria com o cantor Sorocaba. "Transformamos o grupo em uma Família, contamos uma história real através de argumentos coerentes e um slogan emocionante. Iniciamos nossas ações com um alcance de 3 mil pessoas por mês e, hoje, já registramos mais de 2 milhões", ressalta Yasmin Moreira.
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