Profissional de Marketing: atualização e desafios constantes
No Dia do Profissional de Marketing, o BREAK coloca o profissional no centro da pauta e das reflexões sobre a área
Posicionamento, responsabilidade, desafios e dinamicidade... Se você procura saber mais sobre o cotidiano do profissional de marketing, está no lugar certo! Para homenagear aquele que se doa inteiramente ao trabalho e faz a coisa acontecer, analisando dados e estudando o mercado, conversamos com profissionais de Marketing da região de abrangência do Grupo EP.
O Marketing está todo dia se adaptando e sendo lapidado. Hoje, com tanta tecnologia à disposição, o profissional encontra públicos que, cada vez mais, sabem o que querem. Nesse sentido, Carlos Ferreira é Gestor de Marketing e Relações Institucionais da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), há 24 anos no mercado. Com passagem em agências e experiências atendendo grandes nomes do varejo (Pernambucanas, Carrefour e Skol), acredita ser necessária ousadia para testar e compreender quais as melhores estratégias a serem usadas. "Planejamento estratégico é o que um bom profissional precisa para alcançar seu público. Saber entender o seu público é uma das chaves para o sucesso", completa.
Kareen Ratton, Gerente de Marketing da KION South America, em Campinas (SP), foi atraída pela dinamicidade da profissão, a falta de rotina e os desafios constantes. Para ela, hoje, não há como falar em marketing sem falar em tecnologia. "A assertividade do público é o resultado de investimentos e capacidade analítica de dados. Marketing anda de mãos dadas com a tecnologia".
Posicionamento
Foco das campanhas, o público do marketing atual está mais exigente do que nunca. Por essa razão, apostar em posicionamento é fundamental. Kareen relembra a importância de ouvir o cliente. "Em um contexto de ESG não basta suprir a necessidade da empresa de vender. É preciso ir além, oferecer algo que gere impacto, olhando para as demandas dos clientes e para o contexto em que a empresa está inserida". O ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em português) é uma estratégia para medição das práticas de uma empresa e seus impactos ambientais e sociais.
Victor Menezes, Gerente de Marketing da rede de supermercados Unissul, de Pouso Alegre (MG), se interessa em criar projetos que motivem o padrão de consumo na sociedade. Ele aponta que é impossível agradar a todos, mas que é preciso ter empatia e cuidado com a comunicação para o público. Menezes diz que estudar o padrão de comportamento do consumidor é a melhor forma para entender como a empresa deve se posicionar. "Deve-se sempre pensar se a postagem irá ofender alguém e evitar assuntos muito polêmicos".
Responsabilidade
Outro ponto importante no cotidiano do profissional de marketing é a responsabilidade perante o público e a marca, a qual, com a internet, está em constante exposição. Fabricio Mazocco, Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed São Carlos, é jornalista por formação, mas trabalha com marketing desde o início da carreira. Para ele, os desafios das marcas na era da internet são diferentes. "Chegar a um público específico é mais fácil, mas identificar esse público e saber como se informa é outra questão", afirma.
Uma vez identificado o público, é preciso atentar-se ao seu comportamento e a sua capacidade de expressão, acrescenta Carlos Ferreira, cuja mãe, professora de educação artística, o ajudou com a escolha da profissão ao disponibilizar a ele conteúdos culturais . "As pessoas querem se sentir representadas e o profissional de marketing tem a missão de alinhar os valores do cliente com as tendências do mundo".
Atualização
O Marketing é uma profissão dinâmica, que está em constante adaptação e aperfeiçoamento e, por isso, exige profissionais atentos e atualizados com o mercado. Carlos Ferreira compartilha sua experiência com uma das principais mudanças ocorridas na área: a transformação digital dos anos 1990. "Antes, com os veículos de massa, a estratégia era montada em cima de um perfil genérico. Dizíamos que era como dar tiro de metralhadora no deserto", conta.
Atualmente, de acordo com a visão de Ferreira, com a ajuda de ferramentas digitais é possível elaborar campanhas de engajamento com abrangência e impacto, mas que alcançam micro nichos de mercado de modo preciso. Por isso, aconselha que a hora de investir no marketing é agora. "Diante das mudanças tecnológicas e da expansão das redes, é urgente que as empresas invistam em Marketing. Se ainda não o fazem, estão sendo esquecidas pelo público".
Fabrício Mazocco destaca a importância de acompanhar as tendências e demandas da área. "O público mudou, os meios mudaram, as mensagens mudaram e estão em constante mudança. O jovem de 2015 é diferente do jovem de 2020. E todos esses públicos tão diferentes têm que ser atingidos no seu ambiente", diz.
Bom profissional
Diante de tanta transformação, trabalhar com Marketing nem sempre é uma tarefa fácil. Para Victor Menezes, o profissional da área deve ter versatilidade e empatia e considerar não apenas o produto, mas o que ele fará pelas pessoas. "É preciso se adaptar para conseguir se colocar na cabeça do target que deseja atingir, a fim de criar estratégias mais assertivas".
Kareen Ratton completa a ideia. Para ela, além da capacidade de se adaptar, é preciso flexibilidade para acompanhar as mudanças e propor estratégias relevantes. "É importante entender de dados. Os dados levam o conteúdo certo para quem os quer consumir", adiciona.
Para Mazocco, um bom profissional precisa manter um repertório cultural de forma geral. "Leia muito, assista muitos filmes, ouça muitas músicas, estude. Nunca se sinta cheio de conhecimento. Observe o cotidiano. Ainda há lindas histórias que ainda merecem ser contadas", aconselha.
Futuro da profissão
Carlos Ferreira afirma pensar que o futuro do marketing está centrado no cliente, principalmente ao que tange o ambiente digital. "Acredito muito na inteligência artificial e na experiência que leva em consideração o consumidor como ser humano". Já Victor Menezes entende que a profissão está caminhando para um sistema híbrido, entre digital e físico. "As empresas têm que estar adaptadas no ambiente externo e interno. A tendência é o investimento em aproximação do cliente", completa.
Para Kareen, o foco estará nos dados. "Com eles, poderemos prever demandas e usar tecnologias preditivas para apoiar ainda mais o marketing de uma forma geral", conta. Fabrício Mazocco, entretanto, diz ser difícil antecipar tendências. "Elas são criadas a cada dia. Cada vez mais o profissional terá que ter conhecimento suficiente para tentar prever com antecedência essa tendência. O mundo é cada vez mais heterogêneo e falar de tendência contraria essa heterogeneidade", esclarece.
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