Live Marketing: emoção ao vivo no centro do negócio

Estratégia colabora com construção da marca, fidelização de clientes e criação de experiências positivas

| EPTV -

Com o avanço da vacinação e o fim iminente da pandemia, grandes eventos, que haviam sido suspensos nos últimos dois anos, voltaram a ser realizados. Após um longo período de isolamento social, as pessoas estão em busca de vivenciar novas experiências e de conhecer novas realidades. Tal cenário é ideal para o Live Marketing, que ganha relevância em 2022. Segundo levantamento da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), esse mercado já movimenta R$ 45 bilhões anualmente no Brasil. 

A estratégia de Live Marketing consiste em um conjunto de ações de marca com o objetivo de gerar interação direta com o público por meio de experiências ao vivo. Também conhecida como "marketing de experiência", a estratégia abrange não apenas a organização e participação em eventos, mas a integração com as mídias digitais e a criação de oportunidades para explorar experiências cinestésicas. 

Catherine Garcia, Head de Planejamento e Digital na Agência Desafio, de Campinas (SP), explica que o Live Marketing permite a promoção de ambientes físicos e digitais que conectam empresa e cliente e geram momentos autênticos e únicos. "Conseguimos alinhar valores, oferecer benefícios como conveniência, conforto físico e digital, proporcionar parcerias e alinhar a experiência com objetivos e momentos diversos das marcas". 

A estratégia pode servir tanto para atrair vendas quanto para a construção de marca, a percepção de valor e a fidelização de clientes. Para Catherine Garcia, as ações de Live Marketing são excelentes para estreitar laços com o cliente. Mas ela alerta que é preciso, antes de seu planejamento, entender a jornada do consumidor e o que o levou a se aproximar da marca, para tirar o melhor proveito criativo da situação. 

Fabiana Aprile, Gerente de Marketing do Grupo Utam, de Ribeirão Preto (SP), concorda que o Live Marketing é uma excelente oportunidade para manter a proximidade do cliente. Ela diz que a estratégia é uma forma de captar as impressões do consumidor com relação à marca, sem que o conteúdo da mensagem se perca pelo caminho. "O retorno em engajamento é sempre volumoso. Dessa forma, o consumidor sente-se estimulado para revelar suas opiniões sobre produtos e marcas em publicações nas redes sociais, por exemplo". 

Segundo ela, o Grupo Utam consegue, ao adotar a ferramenta de Live Marketing, receber o retorno do cliente sobre um produto novo durante uma degustação, perceber o impacto do consumidor ao participar de ações nas quais a marca está envolvida tanto em ponto de venda quanto em mídias sociais , e estimular vendas no final do processo. 

Contudo, por ser realizado de forma individual e em tempo real, a mensuração dos resultados deste tipo de marketing de experiência deve ser feita com atenção. "É importante termos os KPIs (em inglês Indicador-chave de Desempenho) desenhados na estratégia a partir de objetivos definidos. Mas, independentemente dos objetivos e dos KPIs, é preciso entender que, no caso de Live Marketing, o retorno vai além do tempo de ativação da campanha", comenta Catherine Garcia.  

Experiências memoráveis na prática 

A Head de Planejamento e Digital da Agência Desafio exemplifica a estratégia e relembra uma ação realizada junto com a Mozak Empreendimentos no Rio de Janeiro, às vésperas da Copa do Mundo. "Envelopamos as árvores da orla da Lagoa Rodrigo de Freitas com artes em tricô nas cores de um lançamento imobiliário, aproveitando a pauta de quero ou não uma copa na minha cidade e mostramos ao carioca que a copa que merecia nosso olhar era aquela que garantia paisagem arborizada e ar fresco". Os resultados não foram interações físicas, mídia espontânea significativa e fortalecimento da marca e da relação de confiança com a cidade. 

Já a Gerente de Marketing do Grupo Utam conta a experiência da empresa com a Taça EPTV de Futsal, evento realizado pela OA Eventos, do Grupo EP. "Fizemos brincadeiras com o público que esperava os jogos, distribuindo amostras e brindes. É o caso do bate-bate com a marca do produto, que foi utilizado pelos torcedores durante toda a partida". 

Para Fabiana Aprile, o marketing ao vivo de sucesso é feito com ações que surpreendem os consumidores de forma positiva. "Deve-se utilizar o conceito da comunicação integrada, envolvendo ações de publicidade e de comunicação para os diferentes stakeholders, a fim de impactar a curiosidade dos consumidores e ampliar o desejo de engajamento", explica.  

De olho no futuro, Catherine Garcia diz acreditar que, nos próximos anos, viveremos mais experiências ligadas ao mundo digital, à realidade virtual e tecnologias diversas. "A experiência ao vivo, com a utilização de inteligência artificial com certeza impactará a comunicação em diversos segmentos". Em um pensamento parecido, Fabiana Aprile comenta que o uso da tecnologia proporcionará experiências cada vez mais inusitadas e atrativas para os consumidores interagirem com as marcas e produtos. 

Live marketing em eventos 

Uma das melhores formas de se fazer Live Marketing é participando de eventos. Isso porque há uma concentração de pessoas no mesmo local, tendo as mesmas experiências em relação a uma marca, que ganha visibilidade com a ação realizada. 

De olho nessa tendência, a OA Eventos, empresa do Grupo EP, organiza diversos eventos, com o objetivo de aproveitar a experiência e o profissionalismo dos colaboradores do Grupo e a força regional para oferecer às marcas resultados expressivos nas áreas comerciais e institucionais. 

A empresa possui uma ampla e interativa comunicação com o público e desenvolve trabalhos de vários tipos, tamanhos e natureza, desde esportes e entretenimento a negócios e palestras. Não deixe de conferir o calendário de eventos de 2022. 

Confira oportunidade de Live Marketing com a OA Eventos: 

Lista de Projetos 

Corrida Integração 

Taça EPTV de Futsal