Varejo: o que esperar da Páscoa em 2022?

Pela terceira vez em pandemia, data comemorativa aponta para variedade e vendas antecipadas

| EPTV -

O brasileiro adora uma festa! Esse ano, em decorrência da pandemia do coronavírus, os desfiles de carnaval foram remarcados para o fim do mês de abril. Mas como o povo brasileiro sabe aproveitar qualquer oportunidade, outra festa já está batendo na porta e enchendo as prateleiras do varejo: a Páscoa! E para atrair a atenção dos mais e até dos menos chocólatras, você precisa se informar com esses dados. 

Durante a pandemia de Covid-19, o consumo de doces no Brasil cresceu 47,1%, como aponta uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Só em 2021, segundo estudo da Lett, o número de pedidos da categoria Bomboniere cresceu 306% e a de Ovos de Páscoa cresceu 100%, ambas em relação ao ano anterior. 

Apostando em um resultado ainda maior para 2022, algumas tendências devem se repetir nas vendas desse feriado. A tecnologia de cashback, o uso do Whatsapp para potencializar as vendas e a presença das marcas em aplicativos de delivery são algumas formas de oferecer ao consumidor a oportunidade de realizar suas compras da maneira que lhe for mais confortável. 

O gerente Comercial da Olianchi Ribeirão, loja de doces e festas de Ribeirão Preto (SP), Felipe Di Lello, comenta que as expectativas para as vendas desse ano, após o impacto de dois anos de pandemia e de inflação, são positivas. "É o momento de celebrar a família, os amigos e a vida. Nossa perspectiva é de crescimento de 10% em relação a 2021, e o clima é de otimismo no setor". 

A fim de atender a todos os gostos e as expectativas, o desenvolvimento de kits presenteáveis, pré-montados e personalizáveis, e o estímulo ao consumo antecipado são outras formas de atrair o cliente, oferecendo uma solução para aqueles que, devido a pandemia, não podem se reunir com parentes e amigos. Essas ações permitem que o cliente presenteie uma pessoa querida e, mesmo de longe, sinta o carinho e a partilha comuns da data. 

Lucas Dias, Diretor e Atendimento da agência Negretti Full Marketing, de Varginha (MG), comenta que essa situação será uma tendência para a Páscoa deste ano. Para ele, as famílias que optam por passar o feriado em casa, aproveitam para comprar chocolates para os filhos. "Essa Páscoa vai ser melhor do que no ano passado porque as pessoas estão carentes de datas especiais e se permitem o que a gente chama de pequenos luxos", explica.  

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 45% dos compradores afirmam que se interessam pelo que vem dentro do chocolate, mais do que o sabor do chocolate em si. Contudo, a tendência aponta para um aumento na procura por produtos artesanais, para além de apenas os tradicionais ovos. Ovos de Páscoa "gourmet", ovos para quem tem restrições alimentares, ovos de Páscoa de pote ou de colher, ovos com casca recheada ou crocante e caixas de chocolate sortidos são algumas opções. "Esses produtos aliam preço competitivo, produtos personalizados e muito sabor", acrescenta Felipe Di Lello. 

O consumidor brasileiro 

Segundo o Euromonitor, o mercado brasileiro é o quinto em volume de vendas de chocolate no varejo, com o consumo médio do produto chegando a 2,6 quilos por pessoa ao ano. E decidido a evitar a correria de última hora, o consumidor tem realizado suas compras cada vez mais cedo, seja pelo e-commerce, seja nas lojas físicas. 

Claudecir Franzini, gerente comercial do Covabra Supermercados, rede de lojas em Campinas (SP), explica que para atender esta demanda, as vendas da Páscoa serão antecipadas. "Já são encontradas nas prateleiras algumas opções de produtos e ainda estamos esperando chegar mais ovos de chocolate". 

Felipe Di Lello lembra que a antecipação das vendas colabora também com aqueles que, ao complementar a renda do trabalho, investirão em produção artesanal, oferecendo produtos de confeitaria para auxiliar esse público. "Orientamos sempre o consumidor a não deixar as compras para a última hora, pois há um risco de não encontrar o produto desejado por falta de estoque", completa.  

Dos consumidores que realizaram compras de Páscoa em 2021, de acordo com pesquisa da Zoox, 70% presentearam alguém na data, 14% consumiram ovos artesanais, 34,5% compraram marcas tradicionais e 19% compraram barras ou caixas de bombons. Porém, a pandemia de Covid-19 também levou os clientes a evitarem produtos muito caros, optando por aqueles com um maior custo-benefício e valorizando os negócios locais, como mostrou uma pesquisa da Opinion Box. 

Campanhas publicitárias
Prevendo um cenário de melhora na situação pandêmica, as campanhas publicitárias de 2022, que iniciarão a veiculação após o Carnaval, pretendem convidar o consumidor a valorizar a confraternização com as pessoas amadas e a celebrar a vida e a saúde. "Comemore a Páscoa! Celebre a vida! Curta a família!", aponta Felipe Di Lello. 

Lucas Dias conta que as campanhas começam a ganhar forma em dezembro. "A gente depende da indústria ditar um ritmo de oferta, do que vem em termos de novidade, então a gente consegue adiantar até um certo ponto".  

O planejamento das campanhas é uma parte importante da preparação do varejo para o feriado. A Páscoa é uma das datas comemorativas que mais mostram resultados para o setor, caso do Covabra Supermercados. Claudecir Franzini comenta a situação: "No setor de doces, há um crescimento de 40% nas vendas e de 5% a 6% no total, levando em conta a venda de outros produtos típicos da época, como peixes e vinhos". 

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