Agência e anunciante: os preparativos para as campanhas de Natal de 2021
Confira quais são as expectativas do mercado publicitário para a maior data de vendas do fim de ano
Com mais um ano cheio de obstáculos por conta da pandemia da Covid-19, diversos setores sentiram transformações na dinâmica de seu mercado como, por exemplo, o varejo. Assim, estratégias e posicionamentos de marcas tiveram que ser repensados para uma nova forma de consumo, a online. O e-commerce e a constante observação e análise na jornada de compra estão cada vez mais no centro das campanhas publicitárias, inclusive no Natal.
Segundo a consultoria da Navegg, feita com dados anônimos de milhares de usuários brasileiros na internet, o principal tipo de persona encontrada nesta Black Friday já é quem busca compras de Natal. Esta é uma das pesquisas que comprovam a grandiosidade que terá o Natal de 2021 bem como a preparação dos consumidores para a data. Portanto, apesar de faltar mais de um mês para o Natal, os comércios já devem preparar estratégias para fazer e divulgar suas campanhas.
A agência Visualize, localizada em Guaxupé, no Sul de Minas, atende as mais diferentes marcas da região e já está pensando em como desenvolver os melhores anúncios para campanhas de Natal de seus clientes. Rogério Faria, Diretor de Criação da agência Visualize, comenta que o fim de ano é o período onde todas as organizações estarão se comunicando para o Natal. "O grande desafio para cada organização é se diferenciar dos concorrentes. Eu acredito que a melhor estratégia para utilizar em campanhas de Natal é ser fiel ao seu propósito. É associar o clima natalino ao significado de sua marca", afirma Rogério.
De acordo com cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do Natal deste ano devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Para Rogério Faria, as empresas precisam se adequar com a realidade, ter um mínimo de vida online e presença digital, encurtando a distância ao consumidor e facilitando o acesso aos seus produtos e serviços. "As chamadas lojas "Fisital" ( neologismo, criado a partir das palavras "físico" e "digital" ) já são realidade e contemplam muito bem essa adequação, abrindo as possibilidades de atendimento e entrega de acordo com a vontade do cliente, misturando a forma física e a digital".
Ainda, para o Diretor de Criação da Agência Visualize, o que falta para os comércios é traçar boas estratégias no atendimento online para conquistar novos clientes."Os comerciantes precisam oferecer no e-commerce uma experiência suave e positiva ao usuário. Trabalhar o lead com interesse na venda, mas acima de tudo com carinho, respeitando e valorizando o cliente. Outra dica complexa, mas necessária, é desenvolver o quanto antes a experiência Omnichannel, proporcionando o mesmo padrão de atendimento e sequencial em todos os canais e pontos de contato. A falta de uma experiência positiva no atendimento é a grande causa da fuga do cliente para outra marca ou empresa".
Fundada há 90 anos, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) já está preparando o lançamento para as campanhas de Natal. Este ano, a instituição vai sortear um apartamento da ADN Construtora, quatro patinetes Beach 6 da MUUV e 90 vales compras de mil reais. Para Alexandre Rosa, Gerente Administrativo e Financeiro da ACISC, trazer novidades nas campanhas de Natal é uma maneira de surpreender a cada ano. "É importante contar com parcerias para garantir bons prêmios e muita divulgação, além de acompanhar a evolução do mercado, onde a cada ano contamos com ações e prêmios mais modernos".
Com a pandemia, o comportamento do consumidor sofreu alterações, tornando-se mais atento na hora da compra. Segundo o Gerente Administrativo e Financeiro da ACISC, os comerciantes precisam dar uma atenção maior a esse tipo de consumidor. "Os comerciantes devem se preparar com muito planejamento e ações de marketing de vendas. Investir em comunicação digital e na capacitação dos seus colaboradores. Dessa forma, eles irão atrair o cliente mais moderno e oferecer novas vitrines do seu produto", afirma.
Confira abaixo alguns cases de sucesso, onde estratégias elaboradas junto ao Grupo EP trouxeram grandes resultados às campanhas de marcas.
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