O poder do intervalo comercial

É possível inovar no planejamento estratégico de mídia de TV e ir além dos 30 segundos

| EPTV -

 

Skyview do Sirius Patriani: o prédio mais alto de Campinas (SP)

Maior alcance, maior impacto nas vendas e escala em massa simultânea são apenas alguns dos diferenciais do meio TV. Os breaks, intervalos encaixados ao longo da programação, são relevantes no cenário de comunicação multiplataforma. Dados de um estudo realizado pela Inteligência de Mercado da Rede Globo apontam a eficácia desse formato comercial. O break na televisão aberta funciona como uma janela para o mundo, com publicidade variada e voltada para os mais diversos públicos. Isso coloca as pessoas em contato com temas abrangentes e é uma forma de ampliar o horizonte dos consumidores. 

Aspectos como a relevância, duração, a composição, a ordenação e a harmonia dos intervalos influenciam no comportamento de quem está com o controle remoto na mão. Por isso, a EPTV juntamente com a agência publicitária EE2 Propaganda, de Campinas (SP), elaborou uma estratégia com novos formatos, que contou com o primeiro comercial ao vivo da emissora. A ação planejada para a Construtora Patriani transmitiu um comercial ao vivo de 60 segundos apresentando o prédio mais alto de Campinas (SP), o Sirius Patriani, considerado um marco arquitetônico na metrópole. Marcelo Oste, d*iretor de Marketing da Construtora Patriani, comemora a parceria e ineditismo. "Para nós, é uma honra e um orgulho fazer parte da história de uma das principais redes da TV brasileira. E assim como o Grupo EP, nós também prezamos pela inovação. A Patriani quer ser uma startup da construção civil. Um exemplo é que no Sirius Patriani cada unidade do empreendimento terá um ponto de carregamento para carros elétricos. São 368", menciona ele.  

O comercial de 60 segundos foi transmitido ao vivo no intervalo do Jornal da EPTV 2 dia 30/07 e no Jornal da EPTV 1, dia 31/07. Segundo Oste, investir em TV traz um retorno positivo devido à segmentação, atributo que deve ser levado em consideração no planejamento de mídia. "Entendemos que a TV oferece a possibilidade de segmentar o público, tanto com relação às características sociais, afinidades, como também por questões econômicas. E esse público está presente em diversos programas da grade. Estar em um programa como o Globo Rural, Mais Caminhos e Terra da Gente, por exemplo, é estar em contato com o público do agronegócio, que é forte em Campinas e região e é capitalizado". 

Outro aspecto fundamental de qualquer estratégia é a necessidade de mensuração dos resultados. E diferente do que muitos pensam, a TV cumpre este requisito. "Hoje, o QR Code é extremamente necessário, a pandemia mudou o consumo e a percepção do mundo digital. Se há dois anos a gente colocava o QR Code e passava batido, agora, cada vez mais, nós nos surpreendemos com o acesso que é totalmente mensurável. O QR Code começa a dar uma certeza do resultado assim como no mundo digital. Tivemos acessos no nosso site através do QR Code dos comerciais ao vivo e foi um bom número considerando a média de acessos que temos no site", afirma o diretor de Marketing da Construtora Patriani.  


Andrea Astolfi Carvalho Tauil, Planejamento de Mídia da agência EE2 Propaganda, de Campinas (SP), destaca a importância que as mudanças na TV trazem ao planejamento de mídia. "Os meios e veículos antenados no comportamento da sua audiência se reinventam o tempo todo. Ressignificar as mídias gerando novas possibilidades já é uma realidade. Estão criando novos formatos interativos, programas com extensão nas plataformas digitais, eventos ao vivo. Há uma infinidade de possibilidades para compor os planos de mídia. A TV tem uma presença muito forte no nosso país. Muitas empresas digitais fazem campanha na TV provando seu alto alcance e impacto", indica Andrea. 

Ações de conteúdo 

No mesmo final de semana, Andréa lembra que a Construtora Patriani também investiu pela primeira vez em uma ação de Merchandising no programa "Mais Caminhos", onde mostrou a vista que os futuros moradores do Sirius Patriani terão. "Para desenvolver campanhas inovadoras e se destacar em um mundo com tanta informação, é preciso focar nas pessoas, em seus sentimentos, dores e inspirações. Trafegamos entre o on e o off o tempo todo. Sendo assim, é necessário fazer uma combinação de estratégias de acordo com o público e respeitando a jornada do cliente. As campanhas institucionais e promocionais podem caminhar paralelamente. Falando em nome da agência EE2 Propaganda, ficamos muito felizes em conseguir viabilizar o ousado projeto de primeiro comercial ao vivo da história da EPTV com este cliente tão especial que é a Construtora Patriani".  


Oste conta que a cultura inovadora da construtora está presente em toda a estratégia da Patriani, desde a concepção de projetos, que nascem e são batizados com superlativos e ineditismos, a exemplo do mais alto de Campinas, e também no momento em que são planejadas as divulgações. Isso porque a empresa investe em campanhas na mídia meses antes das vendas, o que garante números recordes, como a venda de 170 unidades do Mandarim Guanabara, em Campinas, em um único final de semana. "A Patriani é muito comprometida com a inovação e gostamos de investir em publicidade e em novos formatos. Como somos uma empresa que acredita no patrocínio de bons conteúdos na EPTV, o merchandising também nos permitiu estarmos inseridos neste contexto. E os resultados são os recordes de vendas", finaliza ele.