O novo momento da Televisão

A Rede de Supermercados Savegnago e a Construtora Patriani são exemplos de como esta mídia clássica é uma importante ferramenta para a inovação

| EPTV -

A chegada da televisão ao Brasil está prestes a completar 71 anos e, desde então, ela vem se transformando. Com o avanço da internet e novas plataformas de comunicação surgindo, este meio clássico que é a televisão tem participado ainda mais da vida das pessoas, abrindo a possibilidade de engajamento com o público, que interage com a TV nas redes sociais. Ela vive uma de suas melhores fases, comprovadamente! Dados divulgados pela Kantar IBOPE Media apontam que o fator pandemia fez crescer ainda mais o consumo de TV. Em 2020, o tempo à frente da TV cresceu, em média, 37 minutos por dia. Dessa forma, o tempo médio de exibição para os 204 milhões de brasileiros que possuem esse hábito subiu para 7 horas e 9 minutos. 

O crescimento na audiência, a sua relação com as redes sociais e o mundo digital fazem da TV uma experiência, cada vez mais, indispensável para espectadores e anunciantes. Com tantas décadas na vida do brasileiro, as marcas mostram que ainda há muito espaço para novas soluções junto ao Grupo EP. Neste Dia Nacional da TV, 11/08, destacamos os projetos de comunicação entre o Grupo EP e grandes marcas que têm provado como a televisão contribui amplamente para a inovação. Somente neste ano de 2021, o Grupo EP e os seus parceiros Rede de Supermercado Savegnago e Construtora Patriani escreveram história com dois feitos inéditos no Grupo EP: a primeira ação de merchandising ao vivo e o primeiro comercial ao vivo, respectivamente. 

O concurso gastronômico "Tá Combinado", uma iniciativa da EPTV, em parceria com a Rede de Supermercados Savegnago, renovou a ideia de merchandising da afiliada Rede Globo. No mês de abril, o projeto foi lançado e encerrado com duas ações de merchandising ao vivo, uma proposta inédita na emissora. A divulgação levou toda a emoção do evento aos telespectadores, que puderam sentir a explosão de sentimentos de quem estava participando do concurso. Além disso, destacou a marca patrocinadora e valorizou o saber culinário, o qual era a proposta do evento.  

Murilo Pais Savegnago, gerente de Marketing da Rede de Supermercados Savegnago, comenta a experiência de fazer parte dessa inovação na EPTV. "De imediato, quando nos foi apresentada a campanha e seu formato pelo Grupo EP, vimos uma grande oportunidade de fazer algo diferente completamente contemporâneo ao momento que estávamos vivendo (pandemia). Foi totalmente fora da caixa do que havíamos feito e deu muito retorno diante aos impactados e participantes". 

Frente às tecnologias, a TV vive um processo de renovação de conteúdo, linguagens e participação do público inseridos nos processos de convergência e transmídia. Repleto de engajamento e interações, o concurso "Tá Combinado" mostrou o poder da convergência ao registrar mais de 1,3 milhão de votos e mais de 1,5 mil pessoas que entraram em contato através das redes sociais.  



Rosângela Cristina de Oliveira Fornari, diretora de Atendimento da agência Shalon Propaganda, de Ribeirão Preto (SP), que atende o Savegnago, explica os critérios que a marca utiliza para se reinventar em suas ações. "Sabemos que o offline e o online se completam. E para o planejamento ambos são necessários. No entanto, os números nos mostram que o veículo de maior resultado entre todos e que cumpre de forma imbatível o nosso critério, que é o retorno de vendas para o cliente, com certeza é a TV", aponta ela. 

Para Murilo Savegnago, a TV continua sendo uma grande ferramenta de comunicação, principalmente, pelo alcance regional e nacional. "A própria TV se mantém sempre com programas e modos de participação cada vez mais integrados, que criam uma conexão próxima entre telespectador e emissora", ressalta o gerente de Marketing do Savegnago.  


A estratégia de divulgação do "Tá Combinado" contemplou mídia avulsa na EPTV Campinas, Ribeirão Preto e Central (região de São Carlos), duas ações de merchandising ao vivo, no lançamento em abril e grande final em maio, ambas apresentadas pela Roberta Campos, umas das apresentadoras do programa "Mais Caminhos", Especial Publicitário no G1, divulgação no portal ACidade ON, nas redes sociais (Facebook e Instagram) da EPTV Oficial e Facebook do portal ACidade ON.  


Além do primeiro merchandising ao vivo da EPTV, outra novidade na concepção do projeto foi o licenciamento da marca do projeto pelo Grupo EP. Com isso, o Savegnago também adotou o mesmo mote "Tá Combinado" para a sua campanha promocional que faz parte do calendário anual, com veiculações nos meses de abril e maio e ações em pontos de vendas da rede toda. Para completar, a apresentadora Roberta Campos também foi a garota-propaganda da campanha, mantendo uma unidade tática em toda a comunicação. O Grupo EP e o Savegnago trabalharam ao longo de meses para idealizar o projeto totalmente personalizado, envolvendo diversas áreas, dentre elas Marketing, Negócios, Programação, Tecnologia, Transformação Digital, OA Eventos, Jornalismo e Jurídico. 

A Rede de Supermercados Savegnago, com 45 anos de atuação no mercado do interior paulista, inaugurou sua primeira loja na cidade de Campinas (SP) no primeiro semestre de 2020 e o projeto "Tá Combinado" estreitou ainda mais o relacionamento da marca com o público, pois 43% dos participantes residem em cidades que abrangem o sinal da EPTV Campinas. "A TV se faz de suma importância, tanto para informar quanto entreter, já se justifica perene devido a sua história e se confirma no futuro por estar antenada como irá se posicionar diante todas as novas demandas e oportunidades. Tanto que temos vários players classificados como novos entrantes e/ou substitutos que se utilizam dela para levar a conhecimento de todos sobre suas empresas e ferramentas", conclui. 

O poder do intervalo comercial - É possível inovar no planejamento estratégico de mídia de TV e ir além dos 30 segundos