O Futuro da Comunicação: conhecer o presente para vislumbrar o futuro
Na era digital, a tecnologia e os dados estão transformando as relações de negócios
Desde que a humanidade pronunciou suas primeiras palavras, diversas formas de se comunicar foram desenvolvidas. Dos sinais de fumaça à inteligência artificial, a comunicação está cada vez mais tecnológica e alterando a interação das pessoas com o mundo ao redor. Este avanço é uma combinação do que é tecnicamente possível com o que é socialmente desejável. Pense no quanto a mudança de comportamento das pessoas gerou e potencializou necessidades que resultaram na criação de serviços e empresas que a sociedade nunca sonhou. Um grande exemplo desse processo de evolução pode ser visto com a pandemia, a qual levou a um avanço súbito da transformação digital.
O futuro é notoriamente difícil de prever, mas ele já demonstra sinais de que o comportamento das pessoas e a comunicação estão inteiramente conectadas com o digital. Entender como será o futuro da comunicação é um passo importante para que você planeje suas ações. Como afirmou o escritor Dale Carnegie, "Hoje é o amanhã com o qual você se preocupou ontem".
Por isso, para projetar uma ideia do futuro, o BREAK pediu para especialistas da indústria da comunicação, incluindo audiovisual, agências, universidades e anunciantes para compartilharem suas visões sobre o futuro da comunicação.
Sem volta: os dados como guia
As mudanças na face da comunicação são sustentadas pelo que foi denominado efeito catraca. Uma vez que um processo vai tão longe, não há como voltar. Por isso, as empresas precisam estar atentas e dispostas a somar os conhecimentos digitais e, com pensamento estratégico, identificar a melhor forma de utilizá-los. Para Hygor Amorim, CEO da produtora Oz, sediada em São Carlos (SP), o futuro da comunicação está pautado nos dados. "Acabou a era do achismo", reforça o produtor ao enfatizar o aprendizado profundo e criação de inteligência preditiva através do Big Data, este que é considerado o petróleo do século XXI.
Hygor acredita que os profissionais de comunicação precisam aprimorar os seus conhecimentos, a fim de trabalhar com dados de maneira mais eficaz, pois quem tem domínio sobre os dados tem hoje um bem valiosíssimo junto consigo, capaz de criar processos de negócios estratégicos. "Antes tínhamos apenas alguns institutos de pesquisa que traziam dados de forma genérica, mas, hoje, temos muitos canais". Ele também lembra que as muitas plataformas podem gerar transtornos. "O segredo está em ser seletivo quanto às informações que acompanha, é preferível ter poucas fontes, mas que sejam confiáveis".Na visão do produtor, os dados só trazem riscos, se hackeados e alterados. Ele também lembrou do ataque de hackers ao maior oleoduto dos EUA neste ano de 2021. "Um exemplo foi quando a distribuidora de combustível nos EUA foi hackeada e travou os serviços. Por isso, o risco de dados manipulados existe e pode atrapalhar a performance das campanhas dos seus clientes. Este pode ser um golpe cada vez mais frequente entre mercados concorrentes. Ao mesmo tempo que os dados são incríveis, há também sua fragilidade. Daqui para frente precisamos falar mais sobre cibersegurança e métodos para proteger sistemas", completou Hygor.
Já para André Palis, CEO da agência Raccoon, com sede em São Carlos (SP), os dados devem ser usados como uma ferramenta de forma conjunta com a experiência do profissional. "O dado sozinho não é rei. As pessoas têm que saber interpretá-los, muitas vezes existe um feeling do ser humano, que vem da experiência e ajuda na tomada de decisão", aponta André.
Um olhar voltado aos dados e a tecnologia como forma de pautar as ações humanas é a essência da Raccoon, agência de marketing digital com alta competitividade de mercado que tem como diferencial o foco na contratação de engenheiros para a área do marketing. Com instituições renomadas como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) localizadas ao redor da agência, foi possível conquistar uma equipe preparada e qualificada para análise de dados e processos digitais. A fundação da agência, anos atrás, chamou a atenção de todo o mercado publicitário, pois a Raccoon levou anos até que contratasse um profissional da área de humanas.
Acesse aqui a continuação do especial Futuro da Comunicação: O futuro do audiovisual