Novas tecnologias, novos comportamentos

As mudanças comportamentais que influenciam nas estratégias de inovação

| EPTV -

 Tecnologia e comportamento andam de mãos juntas para um futuro mais interativo entre marcas e consumidores, então se a empresa não estiver presente na plataforma que o seu consumidor está, ou se estiver lá mas não interagir com ele, outra empresa rapidamente oferecerá a informação que ele procura e tomará o seu lugar. Além disso, o aumento de informação disponível faz com que as pessoas se tornem mais informadas e exigentes a respeito do que compram e de como compram, gerando mudanças no comportamento do consumidor. 

Para Clauber, partner da Hagens, o primeiro passo para construir um diálogo com o consumidor do presente e do futuro é entender todos os pontos de contato nas diferentes etapas na jornada do consumidor e qual o melhor conteúdo e canal para interagir em cada momento. "Para ter uma visão única do consumidor, não dá para você fazer sem tecnologia, eu acho que essa é a grande diferença no nosso posicionamento em ajudar essas marcas. É trabalhar com a visão de negócio, com comunicação, comportamento do consumidor, tudo em uma visão integrada com o suporte de tecnologias. Hoje temos que mostrar o porquê a marca veio e qual o seu valor para um grupo de consumidores. Afinal, isso não mudou e a marca que conhecer as necessidades do consumidor prevalecerá", ressalta ele.  

Clauber Scarparo, partner da House of Hagens.

Os consumidores estão cada vez mais conectados, por isso Leo del Castillo destaca não apenas o streaming como um dos canais do futuro para alcançar o público, mas também o live e-commerce, ferramenta que usa da interação proporcionada pelas lives para propiciar e alavancar vendas, estratégia também impulsionada pela pandemia. "Eu acredito que terá uma força muito grande, pois o fato de lidar com síncrona e assíncrona é poderosíssimo. Inclusive, no oriente, na Indonésia e na Coreia têm sido um celeiro de inovação em termos de live e-commerce, coisa que o Brasil ainda nem começou", disse Leo reforçando o live e-commerce como uma oportunidade de mercado.  

Leo del Castillo, partner da House of Hagens.

Em meio a tantas plataformas digitais e modelos de negócios por meio de tecnologia, como inovar? André Palis ressalta que primeiro é preciso uma liderança atenta e atualizada ao que acontece e buscar mudanças. "É importante ressaltar que não dá para apontar para outra direção uma empresa do dia para a noite e colocar em risco o que já está estabelecido. A alternativa intermediária é usar o modelo de Motor 1, um time ligado com as ações do dia a dia, e o Motor 2, que são pequenos testes que se fazem com outro time que não se prende às limitações de negócios. Conforme a ideia do Motor 2 ganha força, a empresa a substitui pelo Motor 1. É um processo contínuo e que ajuda na inovação", explica o CEO da agência Raccoon, sobre inovação. "Bem-vindo à era da transformação constante", finaliza ele. 

André Palis, CEO da agência Raccoon.