EPTV na Escola mantém projeto e cresce interação digital com participantes

Novidades no projeto também aumentaram a visibilidade dos patrocinadores. Conheça as empresas que estão apoiando o ensino nacional e construindo o futuro

| EPTV -

Ao falar em profissional do futuro é preciso, automaticamente, reforçar o papel da educação, afinal é ela quem o habilita. Por isso, é necessário destacar o quanto um país perde por não priorizar a educação e garantir o direito constitucional das juventudes brasileiras. 

Um estudo inédito, elaborado pela Fundação Roberto Marinho e o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), mostra que o Brasil perde, anualmente, R$220 bilhões devido à evasão escolar. Dos 3,3 milhões dos jovens com 16 anos, 557 mil (17%) não devem concluir a educação básica. Nesse sentido, é urgente revelar a importância do tema para entender o tamanho real do problema de não se investir em educação. 

As empresas estão tomando consciência de que precisam investir fortemente no setor da educacional se almejam formar profissionais capacitados para o futuro tecnológico. Com este propósito, algumas intuições da região da EPTV apoiam o Projeto EPTV na Escola.  

A influência da tecnologia 

O Projeto EPTV na Escola é um concurso de redação que envolve os estudantes do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica do Grupo EP Campinas, Ribeirão, Central (São Carlos) e Sul de Minas.  O principal objetivo é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento

O tema da última edição do projeto EPTV na Escola foi: "A TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA?", como estímulo para que os estudantes analisem e questionem o quanto a tecnologia influencia ou pode influenciar a própria vida e do entorno em que vive. 

Em sua 21ª edição, pela primeira vez algumas modificações foram realizadas devido à pandemia de Covid-19. A principal mudança foi no formato de aplicação do projeto. Apesar da visita dos estudantes à emissora ser o momento mais aguardado, dessa vez o projeto precisou ser totalmente virtual, garantindo a segurança de todos.  

Considerando todas as regiões de atuação da emissora, foi contabilizada a adesão média de 80% das cidades. Segundo Livia Lucas, coordenadora geral do projeto EPTV na Escola, o índice superou as expectativas. "Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela área de Educação neste ano em que a pandemia de Covid impactou a rotina da população, vimos mais uma vez que nossa parceria de anos com os municípios está bem consolidada", diz.

Foi preciso inovar e contar com o apoio da tecnologia. Os alunos utilizaram suas redes sociais para compartilhar seus conhecimentos e experiências. A página especial do projeto EPTV na Escola se tornou um hub de conteúdo, como um elo entre o projeto, o aluno e a escola, o que aumentou em 25,9% a visibilidade das páginas do projeto da EPTV. Mesmo com as mudanças, a edição foi um sucesso, superando 20,3% a quantidade de usuários que visitaram a página especial. 

Arnaldo Bragion, Soluções de Negócios em Conteúdo do Grupo EP, atuou na coordenação de conteúdo da página especial e destaca que a solução aproximou os alunos do projeto e o uso da tecnologia, tema da redação, tornou-se o facilitador da divulgação dos conteúdos. "A página especial foi desenvolvida para que os alunos tivessem interesse em ler e se envolver com o projeto. Foram realizadas enquetes, dicas para melhorar a redação e a atualização sobre o andamento do EPTV na Escola. A adesão ao conteúdo é comemorada por nós e também pelos patrocinadores que aumentaram significativamente a visibilidade da marca em comparação ao ano anterior". 

Ele acrescenta que o Grupo EP oferece diversas soluções customizadas e com conteúdo para que as marcas estejam alinhadas com a realidade dos acontecimentos e presentes por meio de iniciativas positivas. "O EPTV na Escola é um projeto consolidado, que ultrapassa as barreiras do conhecimento e transforma a realidade de muitas pessoas ao incentivar a educação e a reflexão no mundo que estamos construindo. Além disso, conta com a possibilidade de que marcas desempenhem seu papel social junto à sociedade". 

A importância de apoiar projetos de inovação social 

Cada vez mais, as empresas se engajam e se comprometem para além de seus negócios, a fim de que seus recursos possam também gerar valor social de alto impacto. Com mais de 20 anos de atuação e referência em resultados, o Projeto EPTV na Escola se tornou a principal escolha de empresários que querem associar a qualidade do evento à sua marca. Como foi o caso do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que pela primeira vez patrocinou o projeto. O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, conta que sempre admirou o trabalho da EPTV voltado à educação de jovens. "Se cada grande grupo tiver uma contribuição no cenário educacional, assim como a EPTV faz, poderemos trilhar caminhos cada vez mais promissores. Eu não vejo uma saída significativa para o desenvolvimento do país que não passe pela educação, principalmente a educação fundamental. Somado ao valor social, não tenho dúvidas de que nossa marca se fortaleceu ainda mais", reforça ele. 

Outro parceiro que estreou no time de patrocinadores foi a Corples (Cooperativa Regional de Produtores de Leite de Serrania Ltda.). "Nós tínhamos pouca divulgação nos meios de comunicação e quando fomos apresentados à possibilidade de apoiar um projeto no nível da EPTV, nós decidimos aceitar a proposta. Ficamos muito satisfeitos em apoiar o futuro do país, que são as crianças", comemora o diretor executivo, João Batista de Figueiredo. 

Os investidores que têm parceria há mais tempo com o EPTV na Escola conseguem medir o alcance do projeto na vida dos jovens e adolescentes. O gerente de Marketing da Icebom Sorvetes, Marcelo Crispim, ressalta que o impacto maior das ações desenvolvidas com os jovens é o incentivo de fazê-los pensar, dar espaços para as suas ideias e, assim, promover um futuro melhor, com responsabilidade e vontade de transformação. "A principal importância é fazer com que o aluno saiba entender e contextualizar as principais questões da sociedade, de uma forma clara e direta. Essa nova geração é antenada, exigente, esperta com tudo que esteja ao seu redor, e o projeto faz com que ela consiga aplicar todo o conhecimento através de palavras". 

Marcelo também comenta que ao optar pelo patrocínio do projeto, a marca Icebom Sorvetes se fortaleceu no mercado e aumentou a visibilidade. "Apoiar projetos faz com que as empresas tenham conhecimentos em outras áreas, percebam o seu mercado de uma forma mais profunda e, com isso, tenham facilidade de criar uma linguagem mais atualizada para abordar os seus clientes", destaca o gerente de marketing. 

Com mais de 10 anos de parceria com o Grupo EP, a JFL Alarmes patrocina o projeto nos 4 mercados do Grupo EP. Fernando Mota, diretor Comercial da JFL Alarmes, realça a importância de se vincular aos canais de comunicação que possuem uma grande abrangência geográfica. "No ponto de vista comercial, temos regiões que são estratégicas e as regiões cobertas pela EPTV são algumas delas! Para nós, são regiões de extrema importância, onde temos grandes parceiros. Uma comunicação bem feita nestes pontos fazem a diferença", afirma ele. 

A empresa JFL Alarmes também enxerga o tema tecnologia como uma possibilidade de ampliar o discurso sobre o impacto dela na vida humana, além de formas para avançar em processos inovadores, destaca o diretor Fernando Mota. "Vimos que a tecnologia foi fundamental para a comunicação, possibilitando o distanciamento social. Mais do que nunca, ficou evidente a importância da tecnologia para o mundo, se bem aplicada". 

Além de ser usada nos processos de ensino e aprendizado, a tecnologia contribui com o desenvolvimento profissional de professores e alunos, otimizando recursos e dando agilidade e revolucionando a eficiência na educação. 

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Confira também o case de sucesso do Grupo Unis, que reposicionou sua marca junto ao Grupo EP, promovendo a cultura da inovação e tecnologia em sua instituição.