TV é o meio que mais chama a atenção na Black Friday
Pesquisa da Kantar aponta que o meio é o mais citado pelos consumidores quando questionados a respeito das lembranças de comerciais da data
Mas em quais meios de comunicação essa publicidade tem chance de ser mais efetiva? O Data Stories, pesquisa realizada pela Kantar para mapear as intenções de compra na data comercial, dedicou uma área para a análise dos meios que divulgam as campanhas e ofertas ao público e a televisão, nessa análise, sai ganhando.
Entre os entrevistados na pesquisa, 69% respondeu que se lembrava de ter um visto um anúncio da Black Friday na TV; já 42% se lembrou de ter visto anúncios sobre a data comercial em sites e portais de internet. As redes sociais foram citadas por 35% dos entrevistados. No geral, 88% das pessoas que participaram da pesquisa disseram que se lembram de ter visto de alguma peça publicitária relacionada à Black Friday nos meios de comunicação.
O levantamento aponta que 46% dos entrevistados pretende aproveitar as oportunidades de compras desta Black Friday. Com mais acesso a informações, o consumidor demonstra estar muito mais atento e crítico na avaliação das promoções que realmente valem a pena. Entre as pessoas que pretendem fazer compras nesse período, mais da metade (54%) acompanha os preços de mercado e só vai comprar depois de ter certeza que a promoção é uma boa oportunidade. 15% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer compras pela primeira vez nesta data.
Enquanto 39% dos respondentes afirmam que adiaram a compra de algum produto ou serviço até o momento devido à crise econômica, o crescimento expressivo do comércio eletrônico tende a fazer com que a Brack Friday deste ano seja um sucesso para o e-commerce brasileiro.
No início da crise as pessoas tiveram uma preocupação maior com as finanças e adiaram suas compras. Entre os produtos que os entrevistados deixaram de comprar até agora em 2020 estão: eletrônicos (27%), roupas e calçados (24%), Eletrodomésticos (19%), equipamentos esportivos (18%) e equipamentos tecnológicos (17%).
Com a proximidade da Black Friday, o levantamento da Kantar IBOPE Media demonstra uma sinergia entre os produtos que as pessoas adiaram a compra e a pretensão de adquirir esses itens em novembro. São eles: eletrônicos (54%), eletrodomésticos (43%), roupas (38%), calçados (32%) e eletrodomésticos (20%).
Confira a íntegra do Data Stories no site da Kantar IBOPE Media.
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