Churrasqueadas e T- Commerce: solução de comunicação multiplataforma
O formato de mídia alinhado à jornada do consumidor acompanha o cliente desde o momento em que ele é impactado com o conteúdo na TV até a conversão de vendas na TV e e-commerce
As receitas que o Zé Almiro preparou para o Churrasqueadas na EPTV eram também recheadas de conteúdo publicitário, com merchandising sobre os produtos dos patrocinadores do programa, e promoção para que o cliente pudesse acessar naquele momento o e-commerce da marca e realizar a compra do produto divulgado. Um dos exemplos foi a marca Grill Land, que selou parceria com o Churrasqueadas e divulgou o forno portátil e ajustável às churrasqueiras, o Mini Peppe. O sócio-fundador do e-commerce Grill Land, Elton Luís Gildo, conta que a experiência foi muito positiva para que as pessoas conhecessem a marca. Segundo ele, a estratégia adotada foi a divulgação de um cupom de desconto especial para quem estivesse assistindo ao merchandising. "A nossa marca Grill Land ganhou muita visibilidade e a EPTV traz um impacto muito positivo. Nos surpreendemos com o resultado e não esperávamos que os acessos ao nosso e-commerce fossem crescer 150%", ressalta ele.
O parceiro Churrasking, marca de facas e acessórios para churrasco, também patrocinou um dos episódios do programa Churrasqueadas, com o apresentador Zé Almiro mostrando a importância de uma boa faca para se fazer um bom churrasco. E o código QR Code exibido na EPTV, que direcionava o internauta para o site da Churrasking, foi bastante acessado pelos telespectadores. É o que percebeu um dos sócios do Churrasking, Alexandre Bouret Orro. "A parceria foi muito satisfatória. Nós já éramos fãs e parceiros do canal no YouTube, mas estar em uma das afiliadas da Globo, maior canal de TV do Brasil, é muito bom. Percebemos que nosso site teve aumento de acessos durante o programa e temos interesse em continuar esta parceria", ressalta ele.
A marca de alimentos Perdigão, cliente da Rede Globo, também foi uma das parceiras do projeto Churrasqueadas, pois observou no programa a oportunidade de estar em contato com seu público local e com alto potencial de consumo de seus produtos. Os formatos de parceria publicitária na EPTV têm possibilitado às marcas uma solução multiplataforma, que envolve conteúdo na TV, promoção e ação nas telas da EPTV, com a possibilidade de inserção de QR Code para venda no momento, informe publicitário nos sites Globo e posts nas redes sociais das Empresas Pioneiras, além do endosso do apresentador, no caso o Zé Almiro, que transfere sua credibilidade, conhecimento e autoridade sobre o que ele está falando e carisma para o produto.
A inovação mais recente no Brasil é o lançamento da Rede Globo, que anunciou o T-Commerce durante o programa "É de Casa", uma parceria com a Via Varejo e a agência Y&R. A iniciativa é resultado da união de tecnologia e negócios na busca por soluções de comunicação com alto potencial de impacto. Aproveitando as possibilidades de consumo interativo oferecidas pelo sinal digital, o projeto possibilita a compra real time impulsionada pela TV a partir do controle remoto
O T-Commerce (comércio eletrônico na TV) conta com interatividade em momentos específicos do É de Casa, em que o público pode encontrar os diferentes produtos inspirados no cenário da atração no site da Casas Bahia. Caso haja interesse, com um comando do controle remoto, é possível expandir a interatividade, que passa a dividir a tela com o conteúdo do programa, permitindo que as pessoas tenham acesso aos produtos e eventuais promoções. Através de um QR Code, o consumidor é direcionado para a versão mobile do e-commerce da Casas Bahia, facilitando o processo de compra. Uma solução completa, que começa com o despertar do desejo e leva diretamente à conversão.
A executiva de Merchandising das Empresas Pioneiras, Mariana Molina, atua no núcleo de Merchandising juntamente com o Arnaldo Bragion construindo propostas comerciais personalizadas de acordo com o objetivo e propósito do cliente, para que a comunicação seja a mais humanizada e autêntica. "O nosso núcleo de Merchandising atua de forma integrada com o executivo comercial das Empresas Pioneiras, equipe de Planejamento, a agência, a marca e nossa equipe de produção dos programas de entretenimento. É um trabalho para que o Merchandising seja personalizado e transpareça na comunicação o produto, o serviço e os valores da marca anunciante. Não existe um merchandising igual ao outro. É um formato versátil e customizado. No caso do Churrasqueadas, procuramos parceiros que tenham afinidade com o tema churrasco e despertou o interesse de marcas nacionais, a exemplo da Perdigão. O Churrasqueadas já nasceu com este selo Globo de qualidade ", ressalta ela.
Na programação da EPTV, os programas Mais Caminhos e Terra da Gente oferecem a possiblidade de Merchandising. Confira cases de sucesso de marcas que adotam o Merchandising como estratégia e conquistam resultados.
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Enquanto não está definida a data da segunda temporada do Churrasqueadas, as marcas podem selar parcerias com a página especial do Churrasqueadas no portal ACidade ON. Confira aqui!