TV: o conteúdo mais confiável e assistido
Pesquisas Datafolha e Kantar IBOPE Media mostram papel social da TV ao informar com credibilidade. Marcas digitais também elegem o meio como mídia para investir
Já as redes sociais, WhatsApp e Facebook, estão com baixa reputação em meio a crise do novo coronavírus. Somente 12% das 1.558 pessoas consultadas apontaram as informações compartilhadas nas plataformas como confiáveis. Dos entrevistados, 58% não acreditam no WhatsApp e 50%, no Facebook.
A maior parte daqueles que confiam mais nas redes sociais são idosos e pessoas com baixa escolaridade. Dos entrevistados que têm até o ensino fundamental concluído, 18% confiam nas informações recebidas pelo WhatsApp e 17% pelo Facebook.
Portal G1 + TV = credibilidade
O portal G1 mostra o seu papel de informar e compromisso com a população. No período de 11 a 17 de março, o portal G1 no Brasil apresentou 92% de crescimento no volume de page views. 54% de crescimento na média diária de consumo de vídeo. Prova de que a TV transmite credibilidade, o Jornal Nacional bateu recorde de audiência na Grande São Paulo dia 17 de março. Exibido das 20h29 às 21h37, o telejornal registrou 38,1 pontos de média e pico de 41,3. A cada 10 televisores ligados nessa faixa, 5 estavam sintonizados na Globo. Trata-se do melhor resultado de 2020.
O estudo Inside TV, da Kantar IBOPE Media, mapeou como, quando, quanto e onde o brasileiro consome TV. Os dados apontam que o conteúdo em vídeo é o mais querido entre os brasileiros, consumido por 99% dos respondentes da população. Para se manter na liderança, o vídeo assume diversos formatos de transmissão, como TV pela internet, TV aberta, Pay-TV, websites, app de mensagens, on demand e vídeos gratuitos na internet.
A TV continua sendo "a estrela da casa". Seu tempo médio consumido aumentou 34 minutos em cinco anos e saltou de 06h07 em 2018 para 06h17 em 2019. Além da abrangência nacional, os dados da capilaridade do meio nas regiões brasileiras também impressionam. O tempo médio consumido na região Norte a que mais consome TV é 06h30, seguida pela região Sudeste, com 06h29.Na comparação com o resto do mundo, a diferença de consumo do meio no Brasil é ainda mais impressionante: enquanto a média diária mundial é de 2h55, no Brasil, ela é mais que o dobro. A América Latina, como um todo, tem tempo médio de consumo maior do que a média global.
Em 2019, foram quase 15 mil novas marcas anunciando, com destaque para as "pure digital", ou seja, aquela cujo negócio é nativo do digital. Entre elas, houve um aumento de 48% de inserções em relação a 2018. Confira estudo do Kantar IBOPE Media no link: https://www.kantaribopemedia.com/inside-tv-download/
EPTV
O Globo Repórter da última sexta-feira (20) bateu recorde de audiência na temporada 2019, conforme dados aferidos na Grande São Paulo. O jornalístico apresentado por Sandra Annenberg apresentou as belezas e os tesouros do Paraguai em matéria de Paulo Gonçalves, da EPTV. Foram 19,7 pontos para o Globo Repórter. O resultado é superior aos das três edições anteriores: 18,3 em 28 de fevereiro, quando teve início a temporada 2019, e 18,4 nos dias 6 e 13 de março.