Audaz faz de A a Z e se intitula como uma não agência

Com 20 anos de história, Audaz atua com o propósito de ser mais que propaganda



Alexandre Bassora, da Audaz de Americana (SP)
Ontem era uma agência. Hoje é também uma casa (bem grande por sinal) de negócios e amanhã a visita precisa voltar para saber o que é a Audaz, uma não agência em Americana (SP), dirigida pelo publicitário Alexandre Bassora, Diretor Geral de Criação da Audaz. 

O fundador e Diretor Geral de Criação da Audaz, Alexandre Bassora, se refere à Audaz como uma empresa que tem relação íntima de negócios com os seus clientes porque se propõe transformar os negócios a partir do que fazem. "Entendemos que nosso propósito é maior que publicidade. Usamos a publicidade, seja através do texto, da imagem ou do código, como recurso e linguagem para fomentar negócios e resultados. Temos uma relação genuína com o cliente, muito poderosa, muito verdadeira. A causa sobrepõe o dinheiro. É um propósito de revelar o melhor de pessoas e empresas".

E fazem muita coisa como empresa e como fomentadora de negócios para seus clientes. A Audaz está localizada estrategicamente em Americana, pois seu fundador é apaixonado pelo interior e já sabia do potencial da região que cresce a cada novo estudo de desenvolvimento que é publicado. O quarto da casa da mãe do Bassora, em Nova Odessa (SP), ficou pequeno para as ideias do publicitário. O antigo espaço em cima da farmácia deu lugar a um povoado de 80 pessoas no prédio de 3 andares. Povoado porque a Audaz conta com uma prefeitura própria eleita pelos funcionários, que promovem mudanças para a melhoria do espaço e bem-estar das pessoas.

São estas mentes criativas que fazem do lema da Audaz, "Para ser precisa ousar ser", uma empresa que quebra paradigmas desde as ideias como "supermercado só faz promocional" a projetos de tecnologia que têm como começo e fim a promoção de afeto e relacionamento, oferecendo soluções aos consumidores. A Audaz coleciona cases de sucesso e também clientes que são parceiros desde o início, como a Contatto, desde 2000. O artigo "o" e "a" estão sempre à frente da Audaz. "Prezamos por fazer os trabalhos de forma incrível, tudo sempre tem que estar perfeito. Tem que ser "o" trabalho, "a" campanha. E foi assim que crescemos e conquistamos mais clientes, com a nossa verdade e com a nossa vontade de sermos os melhores e fazermos o melhor para transformar os negócios".

Alexandre Bassora, Diretor Geral de Criação da Audaz: a necessidade e a luta dos clientes são levadas a sério na agência 
Bassora diz que a propaganda tem que ser a representação do que de fato a sociedade é. No auditório da Audaz, os temas mais pertinentes da sociedade são debatidos com muita seriedade nos Labs que já trouxeram à tona assuntos como feminismo e consciência negra. E as discussões vão além das estatísticas que são apresentadas nas rodas de conversas e apresentações de slides. A agência se envolveu no projeto More Girls, que incentiva a presença de mulheres em cargos de criação, e hoje 68% do seu quadro de colaboradores é feminino. 

Gestão interna: prefeitura feminina da Audaz, de Americana (SP), eleita recentemente para contribuir com a cidade Audaz

Presente na lista Great Place to Work (Melhores Empresas para Trabalhar), a casa de negócios Audaz conta com 80 colaboradores e possui uma área de Gestão de Projetos e Negócios alinhada com o propósito da empresa de ser uma agência de negócios e não somente de publicidade. Há casos de clientes que contam com equipe direcionada para atendimento exclusivo e outros casos em que a equipe da Audaz está alocada fisicamente no cliente. "Entendemos que precisamos viver o negócio do cliente e entender suas necessidades", diz Bassora. 

Equipes da Audaz trabalham de forma integrada 
O negócio do cliente é levado a sério e o cliente também, que conta com uma sala no primeiro andar, a Sala do Cliente, que pode ser usada para reuniões que as empresa precisarem. Ainda no primeiro andar, as pessoas são recepcionadas por uma obra de arte feita por um coletivo de Americana (SP) e um espaço verde para a recreação dos funcionários. As necessidades dos seus colaboradores também são abordadas junto ao departamento de RH, que na Audaz é tratado como Relações Humanas. Às terças-feiras o dia começa com aula de Yoga para os funcionários e às quintas-feiras uma psicóloga é contratada para oferecer terapia bioenergética. 

É com muita energia que a Audaz vem crescendo a cada ano. Começou o ano com um novo cliente, BSF, e segundo Bassora, a agência comprou R$ 30 milhões em mídia on e off em 2019. "Temos equipe de altíssimo nível e capacidade para atender diversos segmentos e porte de clientes. Espero que um dia as placas tectônicas se rompam e as empresas entendam que no interior existem boas agências e profissionais", comenta Alexandre Bassora sobre a concentração de grandes agências e contas em São Paulo.   

Para comemorar duas décadas no mercado, a Audaz lançou no mês de junho o livro 6 x 3 + 2 = durante um sarau on-line no youtube (confira aqui como foi o evento). A obra conta com depoimentos de profissionais, clientes e de amigos que contribuíram para transformar a agência em uma das empresas de comunicação mais renomadas do país, que tem em seu DNA o talento para ressignificar a relação entre marcas e pessoas. 

A capa e as ilustrações do livro da Audaz são de Adão Iturrusgarai. A publicitária e jornalista Cristiane Negrão conduziu as entrevistas e a organização textual da publicação. O projeto gráfico é do premiado desenhista gráfico e type designer Daniel Justi. Já as intervenções textuais são de Felipe Valério. "Aprendemos muito nessas duas décadas de conquistas e grandes desafios. Os números não servem apenas para dar nome ao livro. Multiplicação de coragem e soma de propósitos foram as equações que mais realizamos até aqui", destaca Alexandre Bassora, fundador e diretor-geral de Criação da Audaz.   

Capa do livro 6x3+2=

Agência de A a Z

Agência: Audaz, em Americana (SP)
Ano de fundação: 1999
Gestores: Alexandre Bassora, Diretor Geral de Criação da Audaz
Principais clientes: ZF, Contatto, São Lucas Saúde (Grupo NotreDame Intermédica), Avery Dennison, FDC Vitaminas, Grupo Fleury, Cia. City, CPFL Energia e Ambipar Group.
Nova conquista em 2020: BSF e Ambipar Group

 No vídeo, Audaz reúne um breve compilado de trabalhos realizados nos últimos anos