Vendas 4.0, a comunicação não pode parar

Por Eduardo Soares

| EPTV -

É meus amigos! Já dizia meu grande mestre na faculdade de Publicidade e Propaganda, saudoso professor João Batista de Almeida, grande JB: "Jacaré parado, vira bolsa!". Vender e fazer a economia girar, em meio aos desafios do último ano, se tornou prioridade máxima e lição de casa do presente para projetar o futuro. Há tempos que o mundo vem se tornando digital e a gente não parou para olhar para esta tendência, essa mudança de comportamento. As compras ganharam outras modalidades. É fato que as vendas no e-commerce cresceram. E aprendemos também que além da venda física e online, existem outras tantas oportunidades que podem ser exploradas, entre elas o take out, delivery, drive thru, retire na loja, WhatsAPP Shop, Instagram Shopping, os QR codes na programação da sua TV. E até o M-commerce, compras no Mobile, e agora o mais novo, o T-commerce, que é a compra através de um aparelho de TV digital. Saiba mais clicando aqui. 

Sabemos que quando o consumidor chega na loja o controle da venda está 100% com o vendedor. Ler sinais corporais, entrevistar, demonstrar, trazer simpatia, olho no olho, aperto de mão, "senta aqui deixa eu te mostrar", estímulo visual, sensorial, auditivo, olfato... sabemos vender, não é? Mas será que o seu time está preparado para essa venda 4.0? 

Afinal, a jornada do consumidor mudou. A venda começa hoje muito antes dela propriamente acontecer. Muitas pesquisas usando o celular, recomendações de amigos pelo WhatsAPP, lista de reviews deste ou daquele produto ou serviço em sites, aquela visita as redes sociais da loja para escolher, consultas online com vendedores... E para tudo isso é preciso estar preparado. Treinar e reciclar o seu time de vendas. Será que temos novos vendedores para estes novos consumidores? 

O conceito da venda 4.0 surge com a 4ª. Revolução Industrial, onde a capacidade de produção (e porque não venda) ultrapassa as distâncias físicas e demanda novos recursos para explorar outras possibilidades. O vendedor 4.0 nada mais é do que aquele que compreende melhor a necessidade de cada consumidor e todos os detalhes do produto que ele vende. Também é aquele que conhece as ferramentas digitais de contato e atração de clientes e sabe como utilizá-las para adiantar este processo de venda, antes mesmo do cliente chegar na sua porta. Utilizar essas ferramentas para trazê-lo para a loja, seja online ou física, será seu grande poder. 

E se na venda 4.0 robôs, automatização, algoritmos e máquinas são utilizados para auxiliar a expandir o negócio, a responsabilidade pela humanização no atendimento é do vendedor. É ele quem torna a experiência de compra única. Este vendedor fênix surge mais confiante e passa mais segurança a quem compra. Muito mais versátil e predisposto, ele entende as dores de seu cliente e transforma em soluções através da entrega de valor e propósito com seus produtos e serviços. 

O inglês, Simon Sinek, autor do livro "Comece Pelo Porquê: Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir", traduz bem este espírito de pensamento moderno, onde não vendemos mais o "o que", mais "o porque" existimos, através do seu conceito do círculo dourado. Ele defende a ideia de que "as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz". E aí está a grande oportunidade de virarmos a chave. A importância de comunicar da forma correta esse "porquê" para seus clientes. 

Se o mundo não para, a comunicação do seu negócio não pode parar. É incentivando o diálogo, marcando presença, que você será lembrado, que vai se destacar. Investir neste relacionamento será com certeza a sua sobrevivência daqui para frente. Seguindo o namoro com seus clientes. Tornando-se parte do seu dia-a-dia. Vale toda estratégia que considerar necessária para isso. Desde aquele cartão de visita na caixa do correio, aquela "live" para ensinar algo para sua audiência no Instagram, o comercial de rádio e TV para fazer sua mensagem chegar ao maior número de pessoas e até a construção de relacionamento da sua marca através de influenciadores e seus poderosos canais de distribuição de conteúdo. 

Jeff Bezos, o fundador da Amazon, entende este pensamento: "Nós vemos nossos clientes como convidados para uma festa, e nós somos os anfitriões. É nosso trabalho de cada dia tornar todo aspecto importante da experiência do consumidor, digamos assim, um pouco melhor." 

O importante é ter em mente que com um atendimento atualizado e humanizado, e com uma comunicação poderosa e multicanal, você irá alcançar novos mundos para o seu negócio, antes impensáveis, mas hoje ao alcance de um clique, de uma conversa por telefone, por canais online. Porque somos nós que devemos entrar na casa e na vida de nossos clientes através das janelas de comunicação que temos disponíveis, ao invés de aguardar que apenas eles entrem pela porta física de nossas lojas. Não pare! Porque agora você já sabe que jacaré parado...

Eduardo Soares, colunista do BREAK e presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto.