Isolamento Social... como fica a gestão do meu Negócio?

por Luciana Souza


Empreender consiste em superar desafios diários, agora mais do que nunca... Com a pandemia do Covid-19 e o isolamento social como prevenção de mais contágios da doença, os empreendedores se veem diante de um momento de grandes e inéditos desafios. Como manter-se ativo durante esse período? O que podemos oferecer de diferente que agora pode se tornar uma nova necessidade? Como manter sua equipe, clientes e parceiros conectados à sua empresa? O que fazer para minimizar os efeitos da crise?  

Não existe uma fórmula pronta e ideal para todos. O que podemos fazer é buscar, dentro de cada realidade e cada ramo, soluções a curto e médio prazos para atenuar os efeitos e por que não obter também novas oportunidades dessa fase. Assim, consequentemente, sair com sua marca e equipe mais fortalecidos desse período, que com certeza trará muitos aprendizados.
Confira algumas dicas:  

Primeiramente, cuide de você e de sua equipe. Você é a estrutura da empresa e por isso precisa se manter com a mente equilibrada para passar segurança às pessoas que fazem parte da empresa. Converse sempre com seus colaboradores, compartilhe as ideias e dificuldades, incentive-os a fazer algo que gostem, dentro da possibilidade, e se mantenha sempre disponível para quem precisar. Com sua equipe unida ficará mais fácil lidar com as questões externas! 

Mantenha contato com seus clientes e parceiros de negócio. A crise irá passar e eles, com certeza, se lembrarão das empresas e profissionais que se mantiverem próximos, que mantiveram contato independentemente de vendas. Procure saber como estão, compartilhe dicas de cursos e lives interessantes, agende uma videoconferência, se ofereça para discutir sobre ideais e soluções, se mostre disponível. Estreite o relacionamento com seu cliente, mesmo sendo virtual!
Tome a iniciativa em achar soluções para seu cliente. Todos estão na mesma situação e tomar a iniciativa de buscar alternativas, de negociar contratos e acordos dos próximos meses, oferecer descontos e condições especiais ou mesmo sugerir uma ideia, é um grande diferencial. Não espere seu cliente pedir ajuda! 

Negocie com seus fornecedores descontos ou postergações de pagamentos, para que nenhum lado se prejudique tanto e possam manter a parceria após tudo se normalizar. Aliás, é o momento certo para testar suas parcerias. Não custa tentar!
Aproveite para se especializar ou estudar coisas novas, há uma grande quantidade de conteúdo de qualidade disponível. Diversas instituições estão oferecendo cursos online gratuitamente, você pode encontrar algo do seu interesse ou da sua equipe, o mesmo vale para livros. Aproveite para estudar algo que você desejava, mas não encontrava tempo! 

Não deixe de planejar, apesar de estarmos numa situação em que nos gera uma sensação de imprevisibilidade e planejar parece impossível. Essa crise irá passar e precisamos estar preparados quando isso acontecer. Planeje o que irá fazer quando os negócios voltarem ao normal, em relação aos seus clientes, equipe, fornecedores, fluxo de caixa, metas e estratégias da sua empresa. Esteja pronto para o retorno! 

Mesmo sendo de forma virtual, não deixe de praticar seu networking e efetuar conexões entre pessoas. Sempre conhecemos alguém que precisará de algum serviço ou produto que outra pessoa, que também conhecemos, oferece. Seus clientes e parceiros ficarão gratos em serem lembrados por você e, com certeza, saberão lhe retribuir também o indicando para outras pessoas e empresas. Mesmo que os negócios só possam se concretizar após o isolamento, é importante nos mantermos em conexões. Mantenha seu networking ativo! 

O momento é muito propício para explorar nossa criatividade e tentar pensar o máximo possível "fora da caixa". Por mais que você se sinta impotente diante de toda situação, sempre existem caminhos alternativos e surpreendentes, procure pensar em algo que se não fosse o atual isolamento, jamais você pensaria. Lembre-se da frase de um autor desconhecido: "Numa época de crise em que todos choram, há sempre alguém que se lembra de fabricar lenços". Mantenha sua criatividade em alta!
Mantenha o pensamento positivo e reflita isso nas redes sociais. A internet já está repleta de informações sobre a crise. Compartilhe notícias positivas, curiosidades sobre sua empresa, dicas de livros, filmes, cursos e outros assuntos que saiam um pouco da atmosfera do coronavírus. Manter-se positivo fará bem aos seus seguidores, clientes, parceiros... e a você também! 

O fato é que todos nós estamos passando por uma situação inédita em nossas vidas e em nossos negócios, a situação da pandemia Covid-19 foge do nosso controle e ainda somos bombardeados por todo tipo de informação. Porém, o que fazemos com nossos negócios e nossa vida diante do atual cenário, estas sim estão sob nosso controle. Com tudo isso, teremos que nos reinventar a cada dia, reinventar nossos negócios e nossa atitude perante a todos que envolvemos em nossa empresa.
Vale lembrar que a humanidade sempre evolui em momentos de grandes dificuldades, as maiores invenções do ser humano sempre ocorreram em períodos extremamente desafiadores. Em nossos negócios não será diferente, é momento de repensar, aprender, superar... e evoluir.

Luciana Souza é engenheira química pela Unicamp, com MBA em e-Business pela FGV e pós-graduação em Educação Comunitária. Possui 15 anos de experiência na área comercial em empresas multinacionais. Empreendedora desde 2013, Empreteca, mentora da Incamp (Incubadora da Unicamp) e do Sebrae (Startup SP). Sócia-fundadora do Hub On CoSpaces, um centro de empreendedorismo e coworking em Campinas / SP.