Receita de suco de coronavírus. Como tirar algo de bom dessa pandemia? Anote os ingredientes

por Alexandre Prado


Não, não se trata de um artigo meramente otimista ou de autoajuda, isso aqui é um caderno de negócios e você merece um conteúdo a altura. É claro que você, como todo mundo, está pensando no futuro e no que pode acontecer de ruim com seu negocio (sim, pode ser inevitável). Mas vou lhe dar uma sugestão: "Pense no presente para mudar o futuro". Simples assim. Agora, no presente, você está destinando boa parte de sua energia produtiva à crise e não às oportunidades; hora de mudar isso. Mas como? Bom, se todo mundo soubesse de bate-pronto o que fazer, eu perderia meu emprego como consultor. Porém, como continuo sendo útil ao mercado (ao menos para meus prezados clientes), quero e me sinto na obrigação de compartilhar, também com vocês, oportunidades que podem não estar sendo percebidas em meio à crise da pandemia de COVID-19. 

Em primeiro lugar, sejamos práticos, para algumas empresas e alguns empresários essa situação sem precedentes vai resultar em baixar as portas. É verdade, mas mesmo para estes as orientações de mercado aqui colocadas serão de grande valia para que se reergam; já para aqueles que, apesar das dificuldades conseguirem permanecer de pé, essa consultoria geral, remota e em grupo contém uma série de ações a serem implementadas neste momento que podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. 

Então, sem mais delongas, anote os ingredientes para um belo suco detox que combate o coronavírus desde a primeira golada:  

  • 1- Procure uma das várias plataformas de trabalho remoto para organizar o fluxo de trabalho de sua empresa, algumas são gratuitas dependendo do número de colaboradores (ou ofertam recursos limitados, mas que ainda assim ajudam); 
  • 2- Melhore sua oratória, liderança e capacidade de comunicação; proporcione essa mesma melhora para seus colaboradores; 
  • 3- Pesquise as várias plataformas de videoconferência, escolha a mais adequada ao seu negocio e utilize ao máximo seus recursos para falar com colaboradores e clientes; vai se surpreender com a eficácia, agilidade e economia que isso pode gerar; 
  • 4- Revise toda a empresa, convenhamos, você nunca tem tempo para isso; de custos fixos, tributação paga, incentivos aos colaboradores e até investimentos em comunicação. Será que há algo a ser melhorado? Otimizado? Creio que sim; 
  • 5- Qualifique-se como gestor. Cursos online, livros, artigos (como este), meditação, rever a saúde, as horas de sono, beber água; você precisa estar em sua melhor forma em todos os sentidos, pós-pandemia. Acredite, você será exigido; 
  • 6- Ouça podcasts da sua área que possam lhe ensinar algo, indique o mesmo aos seus colaboradores; 
  • 7- Busque por sites, portais, vlogs, blogs, livros online, revistas online, páginas de redes sociais e outros conteúdos gratuitos disponíveis na rede mundial de computadores que forneçam material que enriqueça seu negocio e aumente sua competitividade; 
  • 8- Anuncie: As pessoas estão em casa e, com a estratégia correta, isso é uma oportunidade de falar com elas; por que deixar passar? Todos estão com os olhos colados na TV e nos portais de notícias, atentos a todas as notícias; 
  • 9- Faça videoconferências com seus colaboradores para perguntar a eles o que você pode não estar enxergando: "que ideias eles têm para superar a crise?"; 
  • 10- Busque por automação e inovação. Analise tudo o que é possível fazer de forma automática e com auxilio da tecnologia de agora em diante; 
  • 11- Atenção ao benchmarking; acompanhe o que outros empresários e empresas do setor estão fazendo para superar as mesmas dificuldades que você; 
  • 12- Renegocie: parcele, protele, peça carência aos credores e parceiros, suavize ao máximo os impactos econômicos sobre seu fluxo de caixa; 
  • 13- Ofereça benefícios quando possível: outras empresas, clientes e parceiros também pedirão sua compreensão e podem estar passando por dificuldades maiores que a sua. Ao ser solidário você gera fidelidade, atributo fundamental para a sobrevivência e sucesso de toda empresa; 
  • 14- Cuide de sua saúde física e mental: pratique meditação (se não sabe, aprenda), monitore e cuide melhor sua saúde, de sua alimentação, do sono, beba água, de atenção. 

Há muito o que fazer e, exatamente agora, pode ser a pausa que você precisava para dar atenção aos pontos acima (e à vários outros). São ações práticas que certamente mudarão o rumo de sua empresa durante e após a pandemia. Lembre-se de que o empresário brasileiro já superou incontáveis conjunturas de mercado extremamente dramáticas como hiperinflação, sucessivas mudanças de moeda, congelamento de poupança, impeachment, inércia politica, bolha imobiliária, crises internacionais, etc. Isso também passará. Resta a você decidir entre esperar ou agir de forma estratégica. 

Alexandre Prado é publicitário, bacharel em comunicação social pelo Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS (instituição nomeada pelo próprio enquanto cliente), consultor de Marketing; atuação como criativo em agências; atuação como criativo em emissora de TV; há 18 anos diretor da Realize Propaganda; palestrante; ministra treinamentos motivacionais e de comunicação empresarial e marketing; atuação como professor universitário de redação publicitária e marketing de Serviços; ilustrador; e gestor de Marketing no Plano de Saúde Serpram.