Com plano de mídia diversificado, Sicoob Agrocredi estreia na EPTV

Estratégia adotada fortaleceu a marca, aumentou a visibilidade e atraiu novos associados

| EPTV -

 

A cooperativa de crédito Sicoob Agrocredi, sediada em Guaxupé, no sul de Minas Gerais, completa, em 2022, 30 anos apoiando seus associados e desenvolvendo sua comunidade. A empresa investiu em um plano de mídia diversificado, veiculando campanhas em diferentes programas da EPTV, além de elaborar merchandisings e informes publicitários. A parceria fortaleceu a marca, aumentou sua visibilidade e atraiu novos associados para a cooperativa. 

O Sicoob Agrocredi foi fundado em 1992 por produtores rurais. Permaneceu voltado para o agronegócio até 2006, quando passou a ser uma cooperativa de livre admissão. Desde então, qualquer pessoa física ou jurídica que atenda aos requisitos previstos no estatuto social pode se tornar um associado, através dos postos de atendimento, nas regiões sudoeste de Minas Gerais e nordeste de São Paulo, e do aplicativo do Sicoob, com abrangência nacional. Hoje, a cooperativa está presente em 25 cidades. 

Paula Cruvinel, analista de Comunicação e Marketing do Sicoob Agrocredi, afirma que todos os mais de 64 mil associados da cooperativa, de diferentes mercados e perfis, são considerados na comunicação da cooperativa. "Nossa estratégia consiste em comunicar com associados e não-associados através de diversas mídias, principalmente da televisão. Por meio dos programas, nós conseguimos passar a nossa mensagem", comenta.  

Para alcançar todo o seu público, a cooperativa de crédito anunciou em diferentes programas da EPTV, sendo eles: Mais Caminhos, EPTV 1, EPTV 2, novelas, Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Globo Rural. "Para atingir o público de uma forma mais assertiva, trabalhamos com a segmentação entre pessoa física, pessoa jurídica e produtor rural. Nós escolhemos os programas a partir dessa segmentação", diz Paula Cruvinel. Com o apoio da equipe comercial do Grupo EP, foi planejada a programação mensal das propagandas e desenvolvidas as pautas de cada anúncio, levando em conta a sazonalidade para atrair a atenção do público da melhor forma. 

O Sicoob Agrocredi também investiu em ações de merchandising no programa Mais Caminhos, a fim de reforçar a sustentabilidade do seu sistema de cooperativismo financeiro. "O merchandising foi uma experiência fantástica para nós, que nunca fizemos algo parecido. Essa possibilidade de trabalhar dentro do contexto do que está sendo falado no programa e ter um espaço maior foi um ganho excelente", relata Paula Cruvinel. Junto com essa inserção, foram produzidos informes publicitários para os portais g1 e gshow.  

Equipe da Sicoob Agrocredi, de Guaxupé (MG)

Segundo a analista de Comunicação e Marketing, o resultado e a eficiência das ações foram medidos a partir da implantação de KPIs (indicador-chave de desempenho, em português) e de relatórios enviados pela EPTV. "A nossa experiência com a EPTV foi muito gratificante. Já na primeira inserção, nossos associados apareceram nos postos de atendimento contando que viram a propaganda. Outras cooperativas também comentaram e perguntaram como fizemos". 

Foram quatro meses de campanha para atrair novos cooperados, seguidos de ações de remarketing. "Através de nossos anúncios, atingimos 13,4 milhões de impressões nas redes sociais e obtivemos um crescimento de 24% no número total de associados", comenta Paula Cruvinel.
Para mostrar ao público que o Sicoob Agrocredi é uma opção financeira sustentável que não se limita ao modelo de negócio e possui propósito e compromisso social, foram veiculadas diferentes campanhas. "A institucional tinha o objetivo de trazer novos associados e dialogar com os cooperados; a do aplicativo pretendia incentivar os associados a aproveitarem suas facilidades; e a de produtos e serviços apresentava os mais indicados para cada período", explica Paula Cruvinel.  

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