OKOflex conquista visibilidade e vendas com merchandising no Terra da Gente

A fim de provar eficácia do produto, ação de conteúdo colaborou com um aumento de 50% nas vendas

| EPTV -

Tem produto novo no mercado e os desafios são inúmeros? A trajetória do OKOflex tem seu caminho economia de combustível e case de sucesso, após a experiência da marca em parceria com a EPTV Campinas. Isso porque o OKOFlex, juntamente com estratégia e campanha da Agência Desafio, investiu em uma série de ações de merchandising no programa Terra da Gente. Segundo o diretor e pesquisador do OKOflex, José Nilton da Silva, "As vendas cresceram em torno de 50%", após a campanha publicitária.

O OKOflex é um equipamento novo no mercado, que diminui o consumo de combustível do automóvel sem alterar sua performance. Ideal em um cenário de constante aumento do preço dos combustíveis, o OKOflex surgiu em Campinas, há cerca de dois anos, da união de um grupo de investidores que pretendia encontrar uma solução para fazer com que o combustível rendesse mais, economizando-o. "OKO", do alemão, significa "ecológico" e "Flex" faz referência ao combustível.  


O aparelho economiza ao transformar combustível líquido em gasoso, diminuindo o tempo de abertura dos bicos injetores, sem alterar a potência do carro. Assim, é prevista uma economia de 20% a 40% no uso de etanol ou gasolina. Henrique Miura, Head de Mídia e Performance da Agência Desafio, explica que, por se tratar de um produto novo e de uma proposta sedutora, o primeiro passo da estratégia utilizada era apresentar o produto e mostrar como e onde o aparelho é produzido. "Começamos a desenvolver uma campanha que, naquele momento, precisava trazer credibilidade. Então fechamos parceria com a EPTV, que desde o começo ajudou a encontrar o melhor caminho", conta. 

Após essa etapa, a fim de ganhar a confiança do consumidor, era preciso provar a capacidade do produto. Por isso, a agência Desafio, juntamente com a EPTV, propôs o investimento no programa de entretenimento Terra da Gente, mostrando a economia em viagens da equipe. Após 20 dias de planejamento junto ao time comercial, jornalístico e artístico da emissora e a instalação do equipamento no carro do programa, a equipe do Terra da Gente saiu em viagem de Campinas até o sul do Pará. 

O CEO da Agência Desafio, Cássio Botelho, explica a escolha pelo programa para comprovar o potencial do OKOflex. "Por se tratar de um programa que tem credibilidade, ficou muito claro para nós que seriam transmitidos os dados que realmente se confirmassem". Juntamente com o merchandising, também foram produzidos informes publicitários para o portal G1. Além disso, foi realizada uma ação de conteúdo no perfil oficial do Terra da Gente no Instagram, com Ciro Porto, apresentador do programa. 

Com o equipamento instalado, foi possível economizar R$ 2.100 no final dos 3.200 quilômetros percorridos na estrada. "Quando a matéria foi para o ar, tivemos não só um aumento de clientes procurando pelo produto e pedindo a instalação, como pessoas nas redes sociais defendendo o produto para quem questionava sua eficácia", relata Henrique Miura. 

O sucesso foi tão grande que o OKOflex continuou investindo em merchandising no programa, mostrando viagens com carros diferentes e localidades distintas, como Pouso Alegre (MG), percorrendo uma distância menor, e Campos do Jordão (SP), conhecida por suas montanhas e seu clima mais frio. O objetivo era mostrar como o produto é versátil e funciona em diversas circunstâncias. 

Para Cássio Botelho, o Terra da Gente conseguiu transmitir a informação necessária de uma maneira leve. "Esse formato de conteúdo representa mais a verdade. Quando o conteúdo interage com a vida do consumidor, passa a ser um conteúdo valioso", diz.  

O Diretor e Pesquisador da OKOflex, José Nilton da Silva, conta que, após o merchandising, as vendas do aparelho subiram cerca de 50% a 60%. Ele ressalta que o aparelho ainda é novo no mercado, produzido apenas em Campinas e patenteado em mais de 120 países. "O consumidor chegava meio desconfiado para colocar o aparelho, mas, com a reportagem do Terra da Gente, agora ele vem mais seguro". 

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