Enxuto Supermercados cresce 400% com seu novo modelo de negócio

Com um plano de mídia forte, a marca já se prepara para novas ações de divulgação em 2021

| EPTV -

Com 57 anos de história no varejo alimentício, a rede de supermercados Enxuto continua a expandir sua operação. A marca conta com 15 pontos de vendas localizados nas regiões de Campinas (SP), Limeira (SP), Piracicaba (SP) e Rio Claro (SP). Nos últimos anos, a empresa investiu fortemente em processos de inovação e lançou modelos de atendimentos aos clientes.  

A diretora de Marketing e Novos Negócios do Enxuto Supermercados, Letícia Guilhermino, conta que a empresa realizou uma reestruturação interna até que chegasse o momento de comunicar aos clientes as novidades. "Um pouco antes do início da pandemia, a rede de supermercados já estudava o modelo de negócio e de expansão que deram origem ao Enxuto Aqui, que é uma super conveniência, com produtos selecionados a fim de abastecer as despensas dos consumidores com itens diferenciados, completos e rápidos, principalmente pelo serviço de Enxuto Drive, em que o cliente compra on-line e retira na loja, sem sair do carro", explica ela. 

Para a construção da nova loja, a rede optou por contêineres reutilizados, aliando economia ao respeito pelo meio ambiente. A princípio, as lojas foram inauguradas em condomínios afastados da cidade. Porém, a ideia teve boa aceitação do público e evoluiu. Hoje, o Enxuto Aqui pode ser encontrado nas principais vias de fácil acesso das cidades.  

Letícia Guilhermino, Diretora de Marketing e Novos Negócios do Supermercado Enxuto, explica que a proposta surgiu a partir de estudos no setor do varejo. "O Enxuto Aqui veio para facilitar as dificuldades de deslocamento em uma metrópole como Campinas (SP). Em relação ao e-commerce, sempre existiu uma grande barreira de logística, principalmente de perecíveis e o Enxuto queria mudar isso. Com essa veia de inovação da marca, foi possível se destacar durante a pandemia com o Enxuto Aqui. Já estávamos prontos para atender essa demanda", esclarece ela. 

O Grupo Enxuto esperava um crescimento do novo negócio em um prazo maior, mas com as pessoas mais dispostas a realizar compras no e-commerce e por meio do drive-thru, os negócios aceleraram da noite para o dia. "As expectativas foram superadas. Quando a gente fazia um plano de quando atingiríamos certos números, a expectativa era de dois anos. Houve uma aceleração das nossas metas e tivemos crescimento na casa de 400% nesses serviços", comemora a diretora. 

Do planejamento à ação e relacionamento com o público 

Cada decisão da marca foi baseada em estudos, consultoria e dados sobre o comportamento dos consumidores. Houve muito preparo para que a empresa pudesse assumir o compromisso de entregar variedade, praticidade e economia que o cliente procura. Letícia também reforça que um dos diferenciais da rede é o seu processo de logística, que começa desde o profissional responsável por selecionar o alimento até a entrega eficiente. 

Antes de divulgar o novo posicionamento, a marca organizou todas as ações a serem realizadas. A estratégia de comunicação foi fator decisivo para o processo de inovação, afinal é ela a responsável por mostrar ao público a solução que o novo serviço oferece ao consumidor. Então, a marca investiu pesado em veiculações na EPTV Campinas e EPTV São Carlos para mostrar os novos projetos. "Primeiro organizamos a casa. Em seguida, começamos a contar a nossa história na televisão. A comunicação da TV expõe a loja, além de que a penetração da TV ganhou novo fôlego com a pandemia e se tornou referência em credibilidade. Observamos que o brasileiro consome bastante TV", comenta a diretora. 

Em outubro de 2020, foi ao ar a campanha de aniversário do Supermercado Enxuto. Os comerciais foram exibidos toda semana de segunda a sexta no período diurno, com o propósito de transmitir a sensação da compra no primeiro momento do dia, de alimentos sempre frescos.  

Para este ano, a rede de supermercados continua com o seu processo de reposicionamento de ressignificar os canais de compra. Animados com o resultado e a repercussão do último lançamento, o Grupo Enxuto aposta na criação de uma loja conceito, totalmente diferente e com um conceito sensorial. A inauguração deve ocorrer no segundo semestre de 2021, adianta a diretora. "O futuro é democrático, são diversos clientes e é preciso estar pronto para atendê-los pelo canal que preferem. A loja física tem seu espaço e precisa ressignificar o seu papel, oferecer uma experiência de compra diferente", finaliza Letícia Guilhermino, diretora de Marketing e Novos Negócios do Enxuto.