Felinju, feira nacional de moda íntima, amplia seu alcance na primeira edição virtual

Após adiar o evento, a organização da feira investiu na versão on-line e parceria com as Empresas Pioneiras, e teve as suas expectativas superadas

| EPTV -

José Antônio da Silva, presidente da ACIJU, comemora o resultado da Felinju realizada pela primeira vez on-line 

Felinju, tradicional feira de moda íntima da cidade de Juruaia MG, se reinventou para sua 23ª edição, entre os dias 1 e 5 de junho, e aconteceu inteiramente on-line. O evento, que presencialmente aconteceria entre 30 de abril e 2 de maio, teve de ser adiado devido à pandemia, e a solução encontrada foi a versão digital. Para a divulgação da feira, a parceria entre a organização da Felinju e as Empresas Pioneiras incluiu merchandising no programa Mais Caminhos (confira aqui), com a apresentação da Cris Ikeda convidando as pessoas a se credenciarem no evento e uma página especial no G1 Sul de Minas (confira aqui), que realizou a cobertura desde o momento em que a versão on-line foi anunciada. Na página, é possível rever desfiles de edições anteriores, conhecer todas as novidades dessa edição da feira, acompanhar os desfiles e tendências e até conhecer o processo de produção do evento e seus resultados finais.  

Com o tema "Os bons negócios estão conectados", a Felinju superou todas as expectativas, da organização e dos lojistas. Os números desta edição são: mais de 50 expositores nos setores de moda íntima feminina e masculina, pijamas, moda fitness e praia, atendendo a 12 mil pessoas que se credenciaram para o evento e geraram 35 mil novos negócios com uma movimentação de R$ 5 milhões, representando um aumento de 30% das vendas em relação aos meses anteriores.
O presidente da ACIJU (Associação Comercial e Industrial de Juruaia), José Antonio da Silva, ressalta que os resultados da Felinju superaram as expectativas. Segundo ele, o evento presencial tem um valor importantíssimo, e, por isso, estuda para o próximo ano um modelo híbrido, com físico e digital, para potencializar ainda mais os resultados da feira que é presencial. "Após esta experiência no ambiente digital, identificamos que existem inúmeras possibilidades, tanto para a ACIJU quanto para as lojas. Com certeza esta foi a primeira feira on-line de muitas que vamos ter. A feira presencial também é muito importante para a movimentação da economia local, pois a Felinju se tornou um patrimônio da cidade".  

O presidente da ACIJU destaca que entre as novidades que fizeram sucesso estão máscaras sensuais em renda e cetim, lingerie biodegradável e roupa fitness com tecido antiviral e bactericida para o combate à Covid-19. "A grande surpresa da feira foi o aumento da procura por pijamas, inclusive entre o público masculino, em busca de peças confortáveis e sofisticadas para ficar em casa durante a pandemia". A feira contou ainda com ações de capacitação através de palestras on-line, doação de máscaras para trabalhadores do setor de saúde e pessoas em situação de vulnerabilidade, leilão de lingerie com a arrecadação revertida em doação para hospitais e marcou o início do projeto "Maria, Maria", que visa doar kits de revenda, capacitando e incentivando o empreendedorismo em 100 mulheres que necessitam de uma fonte de renda.   


A cidade de Juruaia é conhecida como capital nacional da lingerie, contando com mais de 200 confecções e 5000 funcionários trabalhando na produção de 1,5 milhões de peças por mês, que abastece o mercado nacional e parte do internacional de moda íntima, fitness e praia. Para dar vazão à essa produção, e não perder a oportunidade de gerar negócios, a feira on-line foi organizada no tempo recorde de 21 dias, aproveitando a proximidade do Dia dos Namorados, data com bastante apelo comercial para esse tipo de produto. O processo foi facilitado pelo fato de os lojistas já manterem e-commerces, bem como já deterem o conhecimento para vendas on-line e exportação. Entre os principais compradores internacionais da produção de Juruaia estão Holanda, Bolívia, Estados Unidos, Portugal, Emirados árabes, Argentina, Alemanha, Austrália e Canadá. Os clientes desses países destacam a qualidade das peças e a eficiência na entrega como pontos positivos e, para esses clientes, a realização da feira possibilitou o acesso às novidades do setor em tempo real.  

A ACIJU é parceira de longa data das Empresas Pioneiras. Confira aqui Case de Sucesso da ACIJU e como realizar um evento de sucesso do começo ao fim!